Marreca-Oveira

A marreca oveira ertence ao reino Animalia, seu filo é Chordata, classe de Aves, ordem Anseriformes, família Anatidae, subfamília Anatinae, espécie A. sibilatrix, nome científico Anas sibilatrix e seu nome em inglês é Chiloe Wigeon. O estado dessas aves não é preocupante, não estão ameaçadas de extinção.

Quando se fala que a ave esta classificada na família anatidae já vem logo em nossa cabeça patos, gansos e marrecos. Estes vivem em ambientes aquáticos , porem vivem mais em locais de água doce. No Brasil a maioria das espécies vivem na região sul do país e ainda outras estão divididas no interior do pais, vivendo em margens de lagos, lagoas.

Características

É uma ave de pequeno porte, vem a medir cerca de quarenta e três centímetros até cinquenta e quatro. As fêmeas pesam em torno de oitocentos gramas e os machos pesam cem gramas a mais em média, novecentos gramas.

O bico, largo e achatado, possui um tom de azul bem claro sendo que na ponta é de coloração negra na transição de pele bico há uma delineação negra também. A parte entre o bico e os olhos é de coloração branca e a medida que vai descendo ao pescoço vai escurecendo para um tom de marrom.

Cores

Na parte superior da cabeça, que vai desde a região ao redor dos olhos até a parte posterior do pescoço possui uma coloração que vai desde um azul a roxo brilhante, uma cor extraordinária.

Ao longo das asas é uma mistura de penas brancas e pretas, sendo desenhadas verticalmente, fazendo lembrar a cor de uma zebra. No corpo do marreco são basicamente três fases de coloração, nos extremos, tórax e nas proximidades do reto são de tons cor de abóbora e entre esses dois é de cor bege.

Alimentação e Hábitos

Esta incluído na dieta pequenos peixes, pequenos crustáceos e insetos. Passam boa parte do dia dentro d’agua e quando vão em busca de alimentos mergulham apenas a cabeça. Vivem próximos de lagos, lagoas, rios de baixíssima correnteza como também em pântanos.

Agua

Geralmente optam por águas profundas, ocupando locais desde o nível do mar até mil e duzentos metros de altirude.

Reprodução

O período que leva para incubação do ovo dura geralmente de vinte e seis dias a trinta dias, pões de dois ovos a cinco.

Onde Podem Ser Encontradas

É uma espécie muito comum na América do sul, podem ser vistas na região centro e sul da Argentina e do Chile também, faixa que se estende até a Terra do fogo, ilha localizada no extremo sul do continente americano.

Especie

Na estação do inverno a ave voa em direção ao norte chegando aos seguintes países, Uruguari, Paraguai e na região sul do Brasil. Além de estar presente também nas ilhas Malvinas.
Jéssica Mendes

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *