Macuco

Seu nome científico vem do latim, significando solitário ou sozinho. Macuco é uma ave da família do Tinamidae, sendo esta de grande porte. A subespécie Tinamus solitarius pernambucensis foi considerada como inválida, estes são encontrados no nordeste do Brasil.

Características

Essas aves são encontradas em grande quantidade na mata atlântica. O tamanho destas pode variar de quarenta e oito a cinquenta e dois centímetros de comprimento. O peso varia do macho para a fêmea da espécie.

Os machos varia de um quilo e duzentas gramas a um quilo e meio, já ao peso das fêmeas varia de um quilo e trezentas gramas a um quilo e oitocentos.

A coloração acinzentada, com um dorso pardo com tons de verde oliva e seu ventre é de coloração cinza em tom claro. E em suas penas da parte traseira possui desenho críptico.

Especie

A voz dessas aves podem ser agudo ou grave e geralmente monossilábico. Machos ou fêmeas podem segurar o pio por algum tempo sendo que as fêmeas piam mais do que os machos. E na fase reprodudutivo, tanto o macho como a fêmea da espécie emitem uma vozalização melodiosa, sendo esta trêmula e prolongada.

Localização

É um animal habitante da mata primária, e esta permanece no solo da floresta e também em áreas que possui acesso dificultado, áreas acidentadas.

Mata

São encontadas na Argentina, Paraguai e no Brasil. Em território brasileiro são localizados nos estados que estendem desde Pernambuco ao Rio Grande do Sul – Aparados da Serra -, no sul de Goiás –matas da margem do Rio Paranaíba -, sudeste do Mato Grosso –Rio Paraná.

Dieta

Estas aves se alimentam de sementes, frutas, alguns artrópodes como aranhas e bagas. Estão sempre presentes próximos a pequenos riachos ou nascentes de rios.

Reprodução

Os ovos geralmente são de coloração que vai de tons esverdeados a tons azulados. Quem fica responsável por chocar os ovos são os machos, como ocorre com a grande maoria dos tinamiformes. Sendo os filhotes criados em grande parte pelos machos da espécie. O ninho é construido no chão, no próprio solo, localizado entre pedaços de troncos, entre raízes grossas que ficam estendidas.

Ovos

Em cativeiro a reprodução do Macuco ocorre muito bem, assim deve ser incentivada com a finalidade de repovoamento de florestas de replantio em áreas degradas ou desflorestadas.

Dessa forma poderá preservar a espécie fazendo com que o risco de extinção se finde. Ainda essa ave é cinergética, ou seja, é um grande alvo de caçadores, pois segundo especialistas da França, a carne desse animal é adequada a qualquer tipo de prato, sendo uma carne branca muito saborosa.

Além da caça o que colabora para a extinção do macuco é o desmatamento, pois essa ave não consegue se adaptar a mata secundária.
Jéssica Mendes

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *