História Do Pássaro Rouxinol

Nosso mundo possui uma diversidade de animais que encantam sempre com suas características físicas ou com suas habilidades. Um dos animais que sempre chamam a atenção das pessoas são os pássaros, pois são animais, que em sua maioria, são dóceis, possuem em lindo cantarolar e chamam a atenção com sua beleza de voar ou realizar “danças” nos galhos e no ar! Hoje vamos falar um pouco mais sobre um dos pássaros que mais são agraciados devido seu canto: o Rouxinol.

Família E Classificação Do Rouxinol

O rouxinol pertence ao reino animália, filo dos Chordatas, classe das aves, da ordem passeriformes, gênero luscinia flaba e espécie L. megashynchos.

Risco de Extinção E Preservação Da Espécie

Esses são passarinhos com características simples e modestas, mas com um canto que agracia e agracia a todos que o escutam. Esse pássaro sofre hoje risco de extinção, nem tanto devido sua caça devido a beleza de seu canto, mas devido seu habitat que vem sofrendo mudanças, sendo esse animal extremamente fragilizado quando passa por mudanças meteorológicas extremas.

Esses pássaros realizam migração durante o ano e costumam habitar locais com determinado nível pluviométrico e determinadas temperatura, dentre outros fatores ambientais determinantes. Com as constantes mudanças climáticas esses ambientes tem sido atingidos, havendo secas ou mudanças climáticas bruscas que afetam diretamente a sobrevivência do rouxinol.

Descrição e Características Físicas Do Rouxinol

Se trata de um pássaro de porte pequeno, geralmente possui por volta de quinze a dezesseis centímetro de comprimento, pesando por volta de vinte gramas. Apesar de seu pequeno tamanho esse pássaro possui um belo e estrondoso canto que é descrito como sendo um dos mais lindos do mundo. Seu canto chama tanto a atenção que já serviu de inspiração para diversos trabalhos artísticos como músicas, poemas, histórias e contos de fada.

A grande maioria dos rouxinol possui uma coloração característica, sendo castanho claro na maioria de seu corpo e a cauda é diferenciada, apresentando uma cor avermelhada e branca. Alguns deles possui uma cor acinzentada na pelugem do peito. As patas e os pés seguem a coloração clara de todo o corpo. O bico desse pássaro é pequeno, como todo ele, mas bem afiado para poder se alimentar de suas presas. Para se diferenciar o macho da fêmea pode ser um pouco difícil para leigos no assunto, pois a altura dos dois sexos é muito próxima a diferença se encontra na cor, onde as fêmeas são vagamente mais claras que os machos.

Imagem Ilustrativa Do Rouxinol Cantando

Imagem Ilustrativa Do Rouxinol Cantando

Esses são animais que se alimentam de insetos e tem o hábito de realizar migrações, não vivendo em um mesmo local o ano todo. São muito encontrados em florestas do continente europeu e da ásia, onde realizam sua procriação. As características dos locais onde realizam a procriação são muito semelhantes: geralmente são locais com menos de quatrocentos metros acima do nível do mar, com temperatura próxima a 14°C e com precipitação anual menor do que setecentos e cinquenta milímetros.

Hábitos E Costumes Do Rouxinol

Esse é um pássaro de alguns hábitos noturnos. Por exemplo, se você deseja escutar o canto maravilhoso desse passarinho você deverá busca-lo no período noturno, mas às vezes também pode ser escutado no final da tarde. O rouxinol macho que ainda não possui uma fêmea para si que costuma cantarolar no período da noite com o intuito de atrair uma parceira. O canto do macho faz lembrar assobios bem orquestrados e afinados. Esse canto é conhecido popularmente por anunciar a proximidade com a primavera, tempo de florescer, sendo também um canto que simboliza o amor e boas energias.

Como a intenção é atrair as fêmeas com o canto alto e encantador, após conquistar uma fêmea para si o rouxinol passa a ter um canto mais calmo, menos estrondoso e mais suave, esse tipo de canto é mais comum ao final da primavera. Para um bom observador e ouvinte é interessante parar e reparar nessa diferença de canto e apreciar os momentos de canto do rouxinol admirando as suas variantes.

Rouxinol no Alto da Árvore

Rouxinol no Alto da Árvore

Apesar de ser possível escutar nitidamente o canto desse passarinho simples e miúdo, ele dificilmente é encontrado. Ao estar debaixo de uma árvore e de repente começar e escutar o lindo canto do rouxinol você poderá passar minutos procurando pelo passarinho e dificilmente terá êxito o encontrando. Essa dificuldade se dá tanto pelo tamanho e porte pequeno do rouxinol quanto por sua habilidade em se esconder e misturar por entre os galhos e folhas de árvore.

Construção de Ninhos

A construção de ninhos para a postura de ovos é feito pela fêmea rouxinol. Ela realiza o ninho com o auxílio de folhas secas, ramos de árvores e grama. O ninho construído tem o formato semelhante a uma concha e em sua concavidade será onde a fêmea deixará seus ovos para serem chocados. Geralmente a rouxinol fêmea consegue realizar a postura de cerca de 5 ovos e ela irá chocar esses por duas semanas.

Historias Com Rouxinol

Como podemos ver o rouxinol é um passarinho simples aparentemente, mas que possui um canto de se admirar. Devido essa beleza artística reconhecida muito significado foi dado a essa espécie e diversas histórias foram criadas havendo uma simbologia dada a esse animal com o passar do tempo. Vamos agora falar um pouco mais da simbologia ofertada e de algumas histórias e contos que envolvem esse singelo bichinho.

Símbolo Ofertado Ao Rouxinol

Rouxinol Preto do Rio Negro

Rouxinol Preto do Rio Negro

  1. Paixão

O rouxinol anuncia a chegada da primavera e nessa época é que ocorre o florescer de belas fores e onde as pessoas renovam suas energias e desfrutam do romance de primavera! Por isso um dos significados dado ao canto do rouxinol é de alegria, paixão e amor.

  1. Lamento

Algumas histórias e contos são contadas envolvendo o rouxinol, uma delas é o mito contado na Odisseia, onde em determinada parte Homero evoca o rouxinol, sugerindo o mito onde Filomena ou Progne se transforma em um rouxinol. Há outros contos e mitos onde o personagem evoca o rouxinol que seria a metamorfose de algum outro personagem. A evocação e o chamado por esse canto estão associados a momentos de pesar e lamento.

Esses são alguns símbolos e significados ofertados para o pássaro em passagens de alguns contos e fábulas. Além da simboliza remota ofertada em alguns contos há também livros que citam o rouxinol mais constantemente em diversas passagens e relatam acerca de seu canto. Vamos resumir um dos livros que cita recorrentemente o rouxinol e seu canto:

O Rouxinol E O Imperador Da China

Rouxinol E O Imperador Da China

Rouxinol E O Imperador Da China

Esse é um livro de conto escrito por Hans Christian Anderson que conta acerca de um imperador da China que possuía um lindo e belo palácio, construído com os produtos mais raros e caros encontrados no mundo, com porcelanas e um imenso e lindo jardim com flores de todos os tipos. Em uma árvore da floresta que cercava o palácio do imperador habitava um rouxinol que cantava lindas canções. Toda vez que o rouxinol entoava com suas lindas melodias os moradores e trabalhadores locais paravam tudo o que estavam fazendo e ficavam perplexos com tamanha beleza de canto. Muitos diziam que esse entoar era a coisa mais magnífica e linda do reino.

Esses comentários chegaram até o conhecimento do imperador da China, que ao escutar ficou curioso com a canção e ordenou que lhe trouxessem o rouxinol até sua presença. Muitos foram tentar caçar o rouxinol, mas apenas os moradores locais sabiam onde esse pássaro se encontrava, pois esse se escondia muito bem por entre os galhos de árvores da floresta. Então o rouxinol é encontrado e levado até a presença o imperador. Esse pássaro se apresenta ao imperador e realiza o seu canto com ainda maior zelo e destreza, buscando impressionar e encantar na presença do imperador.

Algum tempo depois o imperador ganha um rouxinol mecânico, todo moldado com peças caras e ouro e que produzia um som similar ao de rouxinol durante todo o tempo, sendo o rouxinol verdadeiro deixado de lado. Assim o rouxinol retorna a sua habitação anterior, voltando para a floresta. Um tempo depois o rouxinol mecânico estraga e o imperador fica muito doente, chegando próximo a morte.

O rouxinol verdadeiro sabendo da gravidade do adoecimento do imperador esse vai visita-lo em seu palácio e realiza o seu canto. A doença do imperador fica tão admirada com o canto perfeito do pássaro que deixa o imperador, voltando esse a ter saúde e vigor e a partir daí o rouxinol concorda em estar presente no palácio do imperador cantando em todos os eventos importantes que tivessem no local.

Acredita que esse conto tenha sido inspirado em um amor não correspondido do autor por uma cantora de ópera conhecida como Jenny Lind. Esse conto ficou tão conhecido que chegou a virar peça de teatro, apresentação de balé, musical e até mesmo série de televisão.

Um novo significado pode ser ofertado a esse conto ao analisa-lo em nosso mundo moderno, onde coisas simples e naturais tem sido abandonadas em detrimento de bens materiais e produtos que nos levam a prender a matéria. Nesta nova analise o rouxinol verdadeira simbolizaria todos os nossos bens naturais, como a família, filhos, contato com a natureza, tempo com coisas simples da vida e o rouxinol mecânico simbolizaria todos os bens que precisam ser comprados e que por isso consomem nosso tempo. O rouxinol mecânico para ser conquistado precisa com que dediquemos tempo a trabalho de maneira desequilibrado nos obrigando a dedicar menos tempo ao nosso lado familiar e espiritual, consumindo nossas forças e energias.

Essa consumação nos leva a adoecer fisicamente e é nesses momentos de enfermidade que voltamos a repensar nosso estilo de vida e a valorizar novamente muitas coisas que passamos a deixar de lado com o tempo. Essa revalorização de vários aspectos nos traz paz e cura interior, como quando o rouxinol verdadeiro volta com seu canto natural ao palácio e curou o imperador.

Poemas Rouxinol

Poemas Rouxinol

Poemas Rouxinol

Além de ser usado em contos o rouxinol é muito usado por poetas para simbolizar o amor e a paixão. Na época do romantismo essa ave foi muito usada na escrita pois os poetas a viam como sendo uma mestre na arte de inspirar qualquer artista humano.

Um grande poeta que faz menção ao cantarolar do rouxinol é Shakespeare que compara a poesia de amor que ele fez ao canto de um rouxinol, que também seria menção a personagem Filomena. Veja um trecho desse poema:

“Sonnet 102

Nosso amor era novo, e, em seguida, na Primavera,

Quando eu estava acostumado a saudá-la com a minha disposição;

Como Filomena canta no acaso do Verão,

E para de assobiar no crescimento de dias mais maduros.”

Outras Histórias Rouxinol

Além do nome desse lindo pássaro ser citado em livros de romance e na literatura antiga ele também é citado em diversos livros infantil, trazendo historinhas de personagens que ilustram um pouco da vida animal para crianças de diversas idades. Alguns títulos de livros infantil com rouxinol são: “O Urso e o Rouxinol”, “o homem e o rouxinol” e “o rouxinol”, dentre vários outros. Há também um livro direcionado para o público adulto chamado “o rouxinol” escrito pelo autor Kristin Hannah. Esse livro conta a história de mulheres durante o nazismo que precisaram ser fortes e resistentes durante esse período. O rouxinol seria o símbolo de esperança, força e garra para essas que tiveram que batalhar diariamente com a situação que se encontravam.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *