Fotos Pavão

A grande “atração” do pavão é o colorido da sua cauda, que além das cores é enorme, podendo medir dois metros de comprimento e formando um leque quando se abre. Fazendo parte da família das aves cujo gêneros são Afropavo e Pavo, o pavão tem uma alimentação bem misturada, com flores, folhas, pequenos invertebrados, sementes e até mesmo insetos, entre outros.

Falando ainda da cauda, ela não é só bonita como faz parte do momento do acasalamento. Quando o pavão seleciona a parceira sexual. Quando tudo dá certo, o número de ovos que uma pavoa pode colocar varia entre 4 a 7 e o tempo para que eles sejam chocados é de 28 dias.

O Acasalamento do Pavão

O macho tenta conquistar a fêmea mostrando o quanto é perfeita a plumagem da sua calda, bem aberta, formando um leque. Para completar é possível ver o pavão correndo atrás da sua escolhida.

Quando a “paquera” dá certo, o ato sexual entre os dois é bem rápido e normalmente, acontece na parte da manhã. Durante a noite, os pavões ficam nos poleiros e saem durante a manhã cedo e passam todo o dia em atividade, voltando para o poleiro quando o sol se põe.

A Postura da Pavoa

Uma pavoa pode chegar a colocar em um ano 22 ovos. Sendo que a postura para essa ave inicia somente depois que ela completa 3 anos de idade. Além disso, o ciclo segue as estações do ano. O início é quando chega a primavera, em setembro e segue até janeiro. Durante esse período ele é dividido em 3 ou 2 vezes.

A cada vez que a fêmea coloca ovos, pode ser entre 6 ou 8 e eles devem ser retirados logo e levados para chocar. Porém, não no mesmo dia, é necessário esperar passar 10 dias depois da pavoa ter colocado os ovos para colocá-los para chocar. Neste período, tanto macho quanto fêmea devem receber ração para ajudar na reprodução e na postura.

Um detalhe particular dessa ave é que a fêmea costuma abandonar a postura e quando se trata de poucas é necessário recorrer a uma chocadeira artificial. Quando as pessoas possuem uma criação muito grande que incluem peruas e galinhas, eles trocam a chocadeira artificial pela ajuda desses outros animais. Porém, o número de ovos para uma galinha chocar não pode ser maior que 10.

Vacinação das Aves

As pessoas que possuem criação de pavões devem ficar atentos a vacinação. Apesar de ser um animal muito resistente e é raro que fiquem doentes, em alguns casos é melhor optar pela vacina.

  • Para combater a doença chamada de Newcastle é necessário dar a vacina no quarto dia de vida da ave. A dose é pingada nos olhos dos filhotes de pavão.

  • Contra a bouba aviária a vacina deve ser aplicada quando a ave completa 20 dias de vida.

  • Depois de 6 meses de vida, as vacinas aplicadas servem para combater os vermes e o ideal é que a aplicação aconteça de 4 em 4 meses.

Lugares Para Se Criar Filhotes de Pavão

Os filhotes de pavão devem receber tratamento especial. Eles precisam ficar em lugares aquecidos de quando nascem até completar 2 meses de vida.

Quando a criação de pavões é para venda, eles devem ficar em viveiros somente para os filhotes e só depois de 6 meses é que podem se juntar aos adultos.

No lugar onde ficam os filhotes deve ser pensada uma proteção do vento e da umidade e eles não podem ficar em contato direto com o chão. O ideal é usar serragem de madeira ou mesmo palha para deixar o chão “fofo” e seco.

A limpeza também deve ser uma preocupação. O ideal é de 8 em 8 dias trocar o forro.

Sobre a alimentação, os filhotes de pavão só devem comer pela primeira vez, depois que completam 2 dias de nascidos.

Sendo que a alimentação desse tipo de ave deve ser feita observando a necessidade que eles têm de ingerir nutrientes que façam bem ao desenvolvimento deles. Nunca devem comer demais.

Observe a diferença da ração:

  • Ração inicial deve ser oferecida entre o primeiro até 60 dias de vida.

  • Ração para crescer entre 60 a 120 dias.

  • Ração para engordar somente a partir de 120 dias.

  • Ração para reprodução, no período reprodutivo.

  • Ração de manutenção depois que acontece a reprodução.

Os filhotes devem encontrar comedouros e bebedouros fixos no espaço deles. A altura ideal é a das asas. É importante também que esse espaço tenha uma temperatura de 37 graus e que lâmpadas sejam usadas. Que devem ser de 100 ou 150 watts.

O aquecimento de 37 graus pode ser dispensado depois que o filhote faz um mês de vida e quando ele completa 6 meses, significa que entrou na fase jovem. Nesta fase é bom reforçar a ração com verduras frescas.

Doenças Que Podem Atacar os Pavões

Um criador de pavão pode se deparar com uma morte sem aparentemente um motivo, neste caso, normalmente o problema está relacionado À salmonellas, coccideose ou Coli. Todos eles estão relacionados a um ambiente que não foi bem higienizado. Também poderiam ser evitados com tratamentos preventivos.

Também são problemas que podem ter sido desencadeados quando a ave sofre estresse porque foi transferida de lugar e em consequência está com a imunidade mais baixa.

Para se ter uma criação de pavão é necessário considerar:

  • Instalações

  • Equipamentos, como por exemplo, a chocadeira artificial

  • Gastos com rações

  • Preciso ter um espaço de pelo menos 3 x 2 metros cuja altura mínima seja de 2 metros e meio.

  • O espaço deverá ser construído usando telhados, madeira e tela de arame.

  • O pavão gosta de ficar em um lugar cujo clima é quente.

  • As doenças que mais comumente atacam essa ave são a Newcastle, coriza e bouba aviária.

  • O vermifugo é um tratamento necessário quando o pavão é filhote.

A criação de pavões é feita como “criação de ave ornamental”, cujo investimento inicial é alto e para ser bem sucedido é necessário analisar o mercado em que será inserida. É aconselhável planejar e falar antes com um especialista.

O pavão é uma ave de pequeno porte que não voa, podendo chegar até 1,2 metros e pesar até, em média, 35kg. Seu corpo inteiro é coberto por penas, com excessão das patas. As penas na parte traseira, apresentam um comprimento bem maior que o seu corpo, podendo chegar a 2 metros de comprimento e abrir-se em formato de leque, servindo para o seu ritual de acasalamento (no caso dos machos) e atraindo os seres humanos com as diversas cores que são formadas no leque.

A partir disso foi considerado criar-se alguns pavões em cativeiros, na finalidade de fazer combinações diferentes das cores de sua cauda, diversificando ainda mais a sua espécie. O pavão já está na lista de animais em extinção, o que motiva também esses cientistas a criarem espécies diversificadas a ponto de fazer com que sua reprodução seja aumentada e talvez saia dessa horrível lista.

Sua alimentação baseia-se em insetos pequenos, flores, plantas, matos, e pétalas. Agora, veja algumas fotos desse belíssimo animalzinho da nossa fauna.


Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *