Espécies de Urubus

Classificação Geral dos Urubus

Da família Cathartidae, os urubus são um grupo de aves que são exclusivos do continente americano, nos países como o Brasil, a Bolívia, o Chile, a Argentina, o Paraná, o Paraguai, o Uruguai, o Peru, a Colômbia, a Costa Rica, e também a Venezuela, entre outros países. Tendo nomes populares, como abutre e os condores que, por sua vez, são encontrados nos Estados Unidos e na Montanha dos Andes, e geralmente são aves de porte médio e de porte grande. Os urubus têm as asas grandes, sendo largas e longas, a coloração das penas do corpo é preta e só é possível distinguir as espécies pela coloração da cabeça. São aves que voam quilômetros atrás de alimento, onde se alimentam de animais mortos e os localizam por meio de sua visão e não pelo olfato apesar de serem alimentos em decomposição. Se alimentam de carcaça de lagartos, de carcaça de vacas, de carcaça de roedores, carcaça de outras aves, entre outros animais em estados de decomposição.

Essas aves possuem um sistema gástrico capaz de suportar o estado do alimento fazendo com que possam ingerir as carcaças normalmente e tendo como característica especial, enzimas que fazem com que esse animal seja imune a doenças que afetariam a saúde de outros animais. A diferença dessas aves para as outras aves rapinas são as garras, os urubus não são animais de caça então não possuem grandes garras. São aves que voam durante do dia e dormem em arvores altas e secas ou no alto de prédios e casas. Seu voo é demorado, então utilizam a corrente de vento para o voo ser mais longo e poupar energia. Geralmente botam ovos, os casais não constroem ninhos, então botam nas arvores altas ou no solo no meio de rochas e levam cerca, de mais ou menos quarenta a sessenta dias, para os ovos chocarem e os filhotes nascerem. Eles alimentam os filhotes na boca e os vigiam até o momento que eles estão prontos para viver sozinhos. Embora seja um animal com uma figura repugnante na sociedade devido seu modo de se alimentar, eles têm grande influência no meio ambiente, tornando a natureza limpa de carcaças animais e fazendo até a limpeza ossaria, o que auxilia também no modo de vivencia de outros animais pois assim elimina doenças.

Espécies De Urubus

Há na família dos urubus, quatro espécies como:

Urubu de cabeça vermelha: essa espécie é conhecida por utilizar mais o olfato para detectar a carcaça dos animais e, sendo assim, chega mais rapidamente ao seu alimento, eles alimentam de carcaças de animais, insetos e larvas, e também de alguns vegetais. Seu habitat é de área aberta como os desertos, matagais e florestas. Quando são pequenos, possuem a cabeça sem penas na cor negra e as penas também são pretas, mas quando crescem a cabeça fica na cor avermelhada e as penas ficam no tom marrom. A fêmea bota de um a três ovos por ano, sendo muito raro botar apenas um ovo e, como os urubus não fazem ninhos, elas botam em arvores secas, no meio das rochas e muitas vezes no chão. Sempre voltam ao local para vigiar e levam de trinta a quarenta dias para chocar.

Urubu da mata: essa espécie tem o habitat na mata, ele ronda as florestas em busca de cadáveres de bicho preguiças, cadáveres de macacos, cadáveres de lagartos e cadáveres de gambas ocultos na mata das florestas. Como a natureza tem sido alterada, eles voam perto de estradas se alimentando também de cadáveres de tatus, cadáveres de cobras e cadáveres de raposas, de cadáveres de vacas e bois e de cadáveres de outros animais mortos que habitam essas estradas. O urubu da mata também bota os ovos em casca de arvores, no meio de rochas e no solo, são cerca de um a três ovos e são brancos com manchas marrons, eles protegem o local e os filhotes nascem com as penas brancas e permanecem com essa plumagem na primeira quinzena ou mais, após o nascimento. Tem seus voos durante o dia e é comum vê-los pousados em arvores nas florestas.

Urubu da cabeça preta: tem como principal característica a agressividade, pois essa espécie disputa com os demais animais de forma agressiva os alimentos. Tem o voo alto e faz acrobacias aéreas durante o voo. É uma espécie de urubu que utiliza a visão para a procurar o alimento, invés de usar o auxílio do olfato. Sua visão é excelente, podendo avistar as carcaças dos animais a muitos quilômetros de distância. Tem as penas num tom negra, assim como a cabeça e o papo. A alimentação do urubu da cabeça preta é basicamente as carcaças dos animais em geral, podendo ser também animais parcialmente em estado de decomposição, ou seja, animais quase morrendo e que não tem condições de fugir de seus predadores, e também de alimentos orgânicos. Botam seus ovos, assim como as outras espécies em arvores secas, meio das rochas ou no solo, cerca de dois ovos brancos com manchas azuis. Os filhotes nascem após trinta ou quarenta dias e nesse período os ovos são vigiados pelo casal de urubus. Após nascerem apresentam plumagem marrom e cabeça preta que ao longo dos meses as penas vão ficando mais escuras até chegar ao tom preto. Também é comum vê-los pousados em cercas, postes e arvores.

E por fim, o urubu da cabeça amarela: essa espécie tem algumas características mais parecidas com a espécie do urubu da mata como a cor das penas de cima do corpo e cabeça, porem o que difere é as penas na parte de dentro das asas que são num tom marrom e branco e a plumagem do resto do corpo marrom, com a cabeça na cor clara. Tem como característica diferenciada uma franja no peito, as penas que formam a cauda são da mesma coloração de dentro das asas e são penas mais curtas, tornando a cauda curta. Utiliza o olfato para identificar os animais mortos em decomposição e vai rapidamente ao encontro dos alimentos. Assim como as demais espécies, botam seus ovos em cascos de arvores secas, no meio de rochas e no chão. O casal vigia seus ovos cerca de trinta a quarentas dias até os nascimentos dos filhotes. Os filhotes, por sua vez, apresentam a coloração das penas brancas nas primeiras semanas de vida, o que com o decorrer do tempo vão ficando num tom mais escuro. Os pais auxiliam os filhotes até o momento que eles estão preparados para viver sozinhos.

É proibido por lei a caça dos urubus, seja de qualquer espécie. Esses animais ajudam na natureza, e são animais que tem o habito de voo livre, e se forem mantidos em cativeiros seriam seriamente prejudicados.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *