Curiosidades das Corujas

As corujas são aves que possuem hábitos noturnos. Elas saem a procura de suas caças nesse período, onde há mais chances de encontrar roedores e insetos, que ficam desprotegidos com a visibilidade limitada por causa da falta de luz na noite. Em outros casos como a aranha, não é possível para elas detectar se o predador está vindo, já que seus sensores ficam nas patas e percebe os movimentos pela vibração do solo.

Alimentação das Corujas

O alimento da coruja é pequenos mamíferos como os morcegos, ratos, camundongos além de grilos, gafanhotos, aranhas e aves menores. Uma característica diferente da coruja é que ela engole as presas inteiras e depois vomita o que não pode ser aproveitado. Um fato bastante interessante é que nas Filipinas podem ser encontradas corujas que se alimentam de peixes e pescam para isso. Quem vê uma coruja pode pensar que é uma ave lerda, mas ela não é presa fácil para os predadores naturais da espécie que é o gato-do-mato, o gavião e as cobras que precisam de muita astucia para que Acerte a Coruja.

As corujas, quando vão comer, engolem seus animais por inteiro, processando o alimento vagarosamente dentro de seu sistema digestivo e depois disso vomitando a carcaça do animal que já não contém mais o que seria útil para sua reposição de energia.

Alimentação da Coruja

Alimentação da Coruja

Simbologia das corujas em culturas diversas

A coruja, na cultura dos gregos, é considerada um símbolo da sabedoria, entretanto, se formos levar em consideração outras culturas diferentes vamos ver que estas aves são vistas de maneira bem diversa, pois simbolizam a ligação deste mundo com o mundo espiritual. Na verdade esta é uma ave de rapina que tem um vôo muito silencioso e é solitária. São grandes e exímias caçadoras, predadoras de Morcego e somente não se encontram na Antártica, na Groenlândia, em sua maior parte e mais umas poucas ilhas perdidas. Fora isso existe 126 espécies de Corujas espalhadas pelo mundo todo. Destas, 18 delas podem ser encontradas aqui no Brasil e como é um animal que felizmente não é transmissora de nenhuma doença, convive em perfeita harmonia com o homem.

Coruja em diferentes culturas

Coruja em diferentes culturas

A Vida das Corujas e Características

Apesar de seus grandes olhos, essas aves enxergam muito pouco, a pequena distancia e como os humanos sua visão é binocular. A coruja enxerga muito bem quando a distancia é grande e melhora ainda, se a luz for pouca. Por isso costumamos dizer que tem olhos de coruja quando uma pessoa se direciona bem durante a noite. Quando um perigo as ameaça elas podem girar a cabeça num ângulo de 180 graus para ver melhor e se defender. É muito comum para nós encontrarmos corujas Tirando uma Soneca em moirões ou troncos de pau durante o dia.

Características das Corujas

Características das Corujas

Longe de serem Animais Bizarros as corujas são Animais Engraçados que apesar dos hábitos noturnos não chegam a assustar embora muitas pessoas acreditem que o chiado da coruja é sinal de coisas ruins. Em geral suas penas são escuras e misturadas com branco, porém no pólo norte pode encontrar a coruja polar que tem a plumagem toda branca. As orelhas dessas aves são invisíveis, porém elas têm uma audição extremamente aguçada. O disco de penas que possui na volta dos olhos serve para direcionar os sons emitidos pelas suas presas até as orelhas e isso facilita para que possa caçar no escuro. Na época de reproduzir, o macho ao buscar a fêmea oferece uma presa que quando é aceita é sinal de que o acasalamento vai ocorrer. A postura varia de três a cinco ovos e um Filhote de Coruja demora em torno de 33 dias para nascer e depois 75 até poder voar. Temos algumas espécies de corujas, que chegam a viver entre 15 e 20 anos.

Leia mais sobre curiosidades das corujas e também um filhote de coruja. Confira ainda fotos de suindara.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Por favor, gostaria de receber dados sobre como criar e tambem de criadores de coruja, visto que pretendo adquirir uma para criar.
    Se possivel, gostaria de algum criador(es) na regiao de Sao Paulo – SP – Brasil.
    Grato pela atençao.
    Reinaldo David

    david 11 de fevereiro de 2011 12:01

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *