Codorna Amarela

A codorna-amarela também conhecida como codorna comum é uma ave pertencente à família Tinamidae. Outros nomes adotados a esse mesmo animal são perdiz, perdizinho, entre outras adaptações.

Com cerca de 23 cm de comprimento, a ave pode chegar a pesar aproximadamente 300 gramas. Sua coloração sempre camuflada com tons que se misturam ao ambiente dos cerrados proporciona uma dificuldade para seus predadores em notá-la rapidamente.

Comum

Nas horas vagas e de caminhadas pelas matas e arredores a codorna-amarela adora emitir um som agudo, que também serve para a aproximação de outros animais, relativamente parecido com o pio dos pintinhos.

Sua alimentação a base de pequenos insetos, moluscos e também grãos e frutos espalhados durante seus caminhos contribuem para fortalecer a energia de um animal tão pequeno, contudo que percorre espaços longos em apenas dias, podendo sempre migrar da região onde está para outras bem distantes.

Reprodução e Sobrevivência

Apesar de ser reproduzirem com facilidade, as codornas-amarelas ainda encontra-se em extinção em grande parte das regiões brasileiras. A cada período de reprodução essa ave coloca cerca de 7 a 8 ovos, que irá chocar por aproximadamente 20 dias pelo chão dos cerrados ou mesmo buracos feitos pela própria fêmea.

Ovos

Os buracos ou também esconderijos feitos em lugares bem estratégicos mostram o altíssimo grau de sobrevivência da codorna perante seus predadores, já que a mesma pode até chegar a se fingir de morta dentro desses esconderijos, despistando seus inimigos e garantindo sua vida.

Os lugares preferidos de moradia das codornas-amarelas concentram-se também em regiões de muitas plantações de milho, arroz e soja, onde o animal retira sua alimentação, já que os cerrados e matas silvestres estão cada vez mais ameaçados pelas atividades de exploração do homem.

Aspectos Biologico e Extinção

Por ser considerada uma ave cinegética por excelência, as codornas-amarelas e demais espécies encontram-se em um patamar extremamente alto de caça e exploração em seu habitat natural.

Sua caça também realizada esportivamente pelo país só exige regulamentação para a prática do mesmo na região do Rio Grande do Sul, onde a lei define esse esporte como regulamentar a partir de certas regras a serem seguidas pelos caçadores.

Caça

Os ovos das codornas-amarelas admitem coloração tão rica e exuberante para a natureza brasileira, que as vezes são até confundidos com ovos de chocolate, devido a coloração marrom-chocolate.

Em sua caça esportiva é regulamentada também o auxílio de cães que estão sendo adestrados, já que por ser uma ave ágil, a dificuldade em percepção e captura da mesma é grandiosa. Sua carne também muito cotada como prato principal em muitos restaurantes por todo o Brasil, incluindo seus ovos. Assim é extremamente importante a criação de órgãos responsáveis por sua proteção e de seu meio ambiente, para que a espécie não desapareça definitivamente do país.

Por: Patrícia Contiero

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *