Biguá

Biguá é um animal estranho mas que todo mundo conhece e se não conhece já ouviu falar. Ele também é conhecido por outros nomes biguá-una, imbiuá, mergulhão, miuá e pata-d’água. È uma ave que dá mergulhos em rios, açudes, e no mar em busca de seu alimento que são pequenos peixes, moluscos, mariscos entres outros animais aquáticos. O bigua é um animal originario da America do Sul, e que se encontra também em algumas partes do Mexico. Um bicho magnifico, que representa a beleza do mundo animal, principalmente na hora da caça com as suas glândulas uropigial, que libera substâncias que deixam as penas impermeáveis a água por isso apresenta vantagem em relação aos outros pássaros na hora da caça, já que com a água suas penas se tornam mais pesadas e retém menos ar, fazendo com que ele mergulhe mais rapidamente. E para completar, para eles secarem suas penas eles tem um jeitinho especial só deles, eles ficam sobre troncos, e outros lugares altos, com suas asas aberta para pegar vento e sol. Eles voam em grandes bandos parecidos com patos em forma de ‘V’ sendo até as vezes confundidos com os patos ou marrecos, equivocadamente é claro, pois são animais diferentes em alguns aspectos, não em todos.

Biguá

O mais legal nessas aves é que a plumagem muda conforme o estagio da vida util dessas aves, por exemplo, quando adulto ele tem uma plumagem preta, quando na fase juvenil de sua vida ele tem uma plumagem marrom-escura. Atinge 75 cm de comprimento e seu peso geralmente só chega a 1.3 kg, possui pescoço longo, cabeça pequena, bico cinzento longo e fino, sendo que a ponta da maxila termina em forma de gancho.

Comendo

Sua reprodução mostra seu instinto de sobrevivência e independência, uma coisa admirável. Ele coloca seus ovos em vários lugares como, sobre árvores em matas alagadas, às vezes entre colônias de garças, deixando que elas cuidem de seus filhotes sem se preocupar com eles, em ter que alimentar seus filhotes e coisas desses tipo fazendo com que a garça cuide dele até ele atingir a idade certa e sair para caçar sozinho. Ovos são de coloração azul-claro e a incubação dura em torno de 24 dias.
Esses animais vivem em áreas próximas de lagos, grandes rios e estuários e devido as suas fezes serem ácidas, podem danificar árvores prejudicando suas raízes folhas e até o solo. As fezes dessa ave depreendem uma enzima que ele larga para mergulhar melhor, e acabam favorecendo a manutenção das populações de peixes, e assim atraindo outras aves para se alimentar. O biguá é com certeza um animal muito interessante, espero que você tenha tirado um pouco de suas duvidas em relação a esse animal tão especial na natureza e que leva junto com ele também grandes curiosidades.

Ave

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>