Ararajuba: Uma Ave 100% Brasileira

A Ararajuba é uma ave que vive por cerca de 35 anos, aparecendo apenas no Brasil. Essas aves possuem a coloração na cor do Brasil (verde e amarelo) e, por isso já estiveram perto de representar a ave símbolo do país, perdendo para o sabiá. Esses animais são da família das araras e periquitos e se alimentam de frutas, principalmente coquinhos de açaí.

A Ararajuba pertence ao grupo de Psittaciforme da família Psittacidae. Espécie também conhecida como Guarajuba, Guaruba e Tanajuba. O nome Guaruba vem do tupi, derivado de Guará = pássaro e yuba = amarelo. Foi declarado na Bahia no final do século XVI por Fernão Cardin, que esta espécie de ave era muito valiosa comercialmente, pois era equivalente ao preço de dois escravos.

Ararajuba

Ararajuba

A Ararajuba chega a medir, em média, cerca de 34 cm de comprimento. São encontradas nas cores amarela com verde na pontas das asas, considerada a melhor alternativa para ser a Ave Nacional, pois suas cores representam as cores da bandeira do Brasil.

Essa espécie de ave se alimenta de frutos oleosos, sementes, flores e frutas. Vivem em copa de florestas úmidas altas. São bastantes sociáveis, principalmente durante o período de reprodução. Constroem seus ninhos em árvores altas e ocas, dentro de um câmera profunda assim impedindo a ação de predadores, como os tucanos. Essa espécie coloca de 2 a 3 ovos os quais são incubados por aproximadamente 30 dias e também por outros indivíduos.


Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • globo reporter …hidroeletricas …inundação do PARQUE…

    Ana 5 de março de 2012 10:52
  • adoro aves por isso resolvi curtir e ate mesmo compartilhar imagens e links.

    sally lemos 29 de junho de 2012 14:45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *