Kinguio

Podendo ser encontrado nas variedades oranda, cometa, cabeça de leão, bolha, celestial e telescópio o peixe kinguio tem descendência de um peixe carpa selvagem cujo nome científico é Carassius auratus. Dentre os nomes populares pelos quais esse peixe é conhecido estão peixe japonês, peixe vermelho e peixe dourado. Nos Estados Unidos o nome popular desse peixe é Goldfish.

A origem desse peixe é da China, contudo, essa espécie também é forte no Japão que se vale de inúmeras formas de reprodução do mesmo. Para se ter uma ideia hoje em dia o Japão possui 30 espécies diferentes de peixes kinguio. A China conta com mais de uma centena de espécies. Peixes dóceis e que se mostram excelentes companheiros.

Kinguio – Peixe Para Aquário

Os peixes kinguio podem ser mantidos num aquário com outras espécies uma vez que são de caráter dócil e tem boa sociabilidade. Contudo, observe se os demais peixes do aquário não são do tipo ariscos ou agressivos como os sumatras, pois os kinguio são indefesos. Boas opções de peixes para dividir o aquário com os peixes kinguio são Colisa, Limpa-Vidros, Carpa entre outros.

Conhecendo os Peixes Kinguio

Esses peixes tem corpo em formato oval ou esférico e alongado podendo ter inúmeras caudas. Dentre as variedades de cores que são encontradas de kinguio estão preta, marrom voltado para o dourado, laranja, amarela, cinza ou branca. Pode ocorrer a combinação dessas cores através de pintas.

Um peixe kinguio pode chegar a medir em torno de 30 cm e tem expectativa de vida de uma década quando criado em aquários ou três décadas quando vive livremente em lagos. Para que eles consigam ter uma vida longa é importante atentar para detalhes como a temperatura da água que deve ficar perto de 20°C com pH de 7,2.

Alimentação dos Peixes Kinguio

Esses peixes são do tipo omnívoros o que significa que eles comem de tudo desde proteínas vegetais até proteínas animais. Em geral esses peixes precisam se alimentar duas vezes por dia em refeições que duram aproximadamente cinco minutos. Observe ainda que se o aquário for ter decoração de plantas ornamentais essas devem ser artificiais, pois os kinguio podem devorar as naturais.

Os Alimentos que Eles Gostam…

Vegetais

Um dos tipos de alimentos que esses peixes mais gostam são os vegetais como alface, pepino, alha, espinafre, acelga, mostarda entre outros. Uma dica é se for oferecer para os seus peixes kinguio couve-flor e brócolis o faça cozido. Pelo fato de que quando você serve vegetais podem sobrar muitos pedacinhos é interessante lhes dar esse tipo de comida um dia antes de fazer a troca da água.

Patês

Os peixes kinguio também gostam bastante de alimentos que são feitos artesanalmente, então podemos incluir na lista de preferências deles patês que podem ser animal ou vegetal, estar cru ou cozido. Os patês devem ser colocados no liquidificador e depois misturados com gelatina sem sabor que tenha sido previamente dissolvida em água. Após estar resfriado o patê deverá ser cortado em cubos e deixado no congelador sendo retirado somente no momento de servir.

Proteína Animal

Esse tipo de alimento deve ser fornecido para o seu peixe uma ou no máximo duas vezes por semana. Dentre as opções que você pode inclui no cardápio do seu peixe estão insetos e vermes. Também é possível usar alimentos que sejam congelados e do tipo liofilizados que consiste basicamente num processo de desidratação. Lembre-se que os alimentos congelados devem ser descongelados antes de serem oferecidos para os seus peixes kinguio.

Escolhendo a Ração

No caso de quem tem peixes kinguio deve pensar no plural, ou seja, em rações para que possa oferecer uma variação para os peixes. As melhores opções são aquelas rações que conseguem afundar no aquário e são consumidas ao mesmo tempo que outros alimentos. Quando as rações não oferecem facilidade de serem consumidas juntamente com os alimentos podem acarretar em problemas de funcionamento da bexiga natatória.

Como Acontece a Reprodução dos Peixes Kinguio

Uma forma de identificar os peixes macho e os peixes fêmea é observá-los durante a época de reprodução, pois nessa fase as fêmeas ficam com a sua região anal com mais volume. Os machos por sua vez criam um tipo de nódulos em suas nadadeiras peitorais assim como nas suas brânquias e na sua cabeça.

Uma coisa muito interessante a respeito dos peixes do tipo kinguio é que eles apresentam muita facilidade para se reproduzir sendo necessário somente coloca-los juntos num aquário em que haja bastantes plantas. As plantas do tipo flutuantes são as mais indicadas uma vez que as fêmeas as preferem para fazer o depósito dos seus óvulos que giram em torno de 800 que passarão pela fecundação do macho.

Logo depois de a fecundação ter sido realizada os peixes adultos precisam ser removidos do aquário uma vez que eles devoram a própria cria. O período de incubação desses peixes é geralmente de 10 dias depois de ter sido feita a desova e com somente 18 dias de vida já tem uma medida de mais ou menos 2,5 cm.

As Variedades de Kinguio

  • Comum – O tipo de kinguio que tem grande semelhança com uma carpa. Os peixes dessa variedade podem ser vistos em tons de laranja, vermelho ou amarelo.
  • Cometa ou Véu – Nessa variedade de kinguio as barbatanas apresentam um tamanho maior. Porém, mesmo tendo uma barbatana caudal que é dupla não conta com bifurcação.
  • Bolha ou Olhos de Bolha (Shuihogan) – O nome dessa variedade de peixes vem do fato dele contar com duas bolsas sob os olhos que são formadas por fluidos do corpo. Exatamente por essas bolhas que esses peixes devem ser manuseados com cuidado uma vez que corre o risco delas estourarem.
  • Cabeça de Leão (Rantyu) – Essa variedade faz parte da variedade do gorro dos orandas que são os peixes que dão origem. O que diferencia esses peixes daqueles que lhe deram origem é o fato de serem bem maior. O seu corpo é do tipo curto e grosso, a barriga se destaca por ser do tipo saliente e gorda.
  • Celestial – Essa variedade possui a mesma linhagem que os peixes Telescópios que possuem os seus olhos voltados para cima. Por esse fato esses peixes tem a visão prejudicada.

O peixe Kinguio é um ótimo peixe para se criar em aquários. Esses peixes são calmos e sociáveis, no entanto são indefesos também e por isso não devem ser colocados juntamente com peixes que atacam.

Eles bagunçam o aquário, pois reviram todos os substratos à procura de alimento. São fáceis de se criar e bastante resistentes. Podem ser encontrados em uma grande diversidade de cores.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aquáticos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *