Cobras Aquáticas

As cobras aquáticas são o tipo de cobra que nós conhecemos popularmente por cobra d’água. As cobras d’água também designam qualquer tipo de cobra que passam uma significante parte do tempo dentro ou perto de regiões com água fresca. Elas não devem de maneira alguma ser confundidas com as cobras do mar, que vivem somente em ambientes marinhos.

Todas as cobras sabem nadar. Elas usam a tensão superficial da água para deslizar e podem levantar de ¼ a 1/3 de seu corpo na superfície da água. Algumas cobras estão mais propensas a ser encontradas próximas a água.

Uma cobra na terra pode apenas dar o bote numa distância que chega a metade do comprimento de seu corpo. Uma cobra na água não tem uma superfície sólida para se apoiar para dar o bote, por isso seu ataque enquanto ela está nadando é extremamente limitado.

Cobras preferem fugir ao invés de lutar. Mas se elas se sentem ameaçadeas ou acuadas, ou se elas são acidentalmente pisadas ou provocadas, uma cobra d’água (venenosa ou não venenosa) não vai recuar.

Como evitar ataques e o que fazer em caso de ataques de cobras d’água

Cobras Aquáticas

Cobras Aquáticas

Na terra ou na água, dar espaço às cobras irá minimizar as chances de você ser mordido. Há sempre áreas onde as cobras escolhem para tomar sol. Observe e tente identificar esses locais antes de ir pescar, nadar, surfar ou até mesmo tomar seu próprio banho de sol. Esses locais são geralmente galhos de árvores que ficam em contato com a água, pois elas podem mergulhar de volta assim que detectam movimento.

De qualquer forma, se você for picado por alguma cobra aquática ou não, vá imediatamente para um centro médico e tente se lembrar da aparência da cobra que te picou, ou se possível, leve a cobra com você. Assim, fica mais fácil saber a gravidade do ataque e o tratamento adequado a se seguir.

Algumas cobras aquáticas

Sobre

Sobre

Helicops angulatos

Em Minas Gerais, há um rio chamado ‘’Rio das mortes’’. O nome não é muito agradável, e mesmo que a história original não esteja relacionada a esse fato, há a coincidência que muitos casos de picadas pelas cobras aquáticas peçonhentas, entre elas a Helicops angulatos terem ocorrido na região.

Ela também tem o nome de ‘’Cobra d’água do litoral’’ por ser encontrada preferencialmente em zonas litorais. Essa cobra pode habitar tanto ambientes de água doce como água salgada.

Eunectes notaeus

O nome parece estranho, mas a sucuri é uma das cobras mais conhecidas entre todas da espécie. Ela é famosa por ser conhecida como anaconda. Existem várias variantes dessa cobra, mas mesmo que nem todas vivam na água, a maioria escolhe locais alagados para viver e reproduzir.

Serpente-marinha

Serpentes

Serpentes

Essa cobra já assustou muitos navegadores nos séculos passados. Ela é considerada um monstro marinho que devoraria navios inteiros. Mito ou não, há algum tempo cientistas descobriram uma cobra marinha que vive em oceanos profundos a qual a batizaram de serpente marinha. Não é de brincadeira a fama de monstro. Essa serpente é considerada uma das criaturas mais venenosas do mundo!

Por Carol C.

6 comentários

  1. A ultima não é de fato uma serpente.

  2. Sera que alguma dessas cobras aparece em inchente

  3. superlegal as cobras aquaticas a mais legal e a serpente marinha

  4. nossa sera que tem uma possibilidade de eu encontrar essa fera e ainda mais que eu tenho só 8 anos

  5. Super legal muito top principalmente a parte da serpente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>