Caranguejo (Classe Malacostraca)

O Malacostraca é um grupo de animais aquáticos que tem mais de 29 mil espécies em sua classe. É um grupo amplamente distribuído na água doce e entre os invertebrados terrestres. Lagostas, siris, caranguejos, camarões, e isópodes são crustáceos da classe Malacostraca.

Os membros da classe malacostraca são os mais numerosos e mais bem sucedidos dos quatro principais classes de crustáceos. Os seus membros constituem mais de dois terços de todas os espécies de crustáceos vivas. Eles apresentam a maior amplitude de tamanho (menos do que um milímetro a mais de três metro), e a maior diversidade de forma de corpo.

Esta classe de crustáceos contém muitas formas conhecidas, bem como as isópodes e anfíbios. A maior subgrupo (os decápodes, com cinco pares de pernas andando, o primeiro dos quais é modificado em pinça) contêm esses itens alimentares economicamente importantes como caranguejos, lagostas, camarões, lagostas, dentre outros.

O Caranguejo Da Classe Malacostraca

O caranguejo deste grupo é um crustáceo fascinante amplamente conhecido como um animal de estimação maravilhoso “alternativo” em diversos países. Também chamado de caranguejoviolinista, é extremamente popular, graças às suas palhaçadas energéticas e relativa facilidade de cuidado. O Caranguejo da Classe Malacostraca é uma espécie resistente sob condições de vida adequadas e pode viver diversos anos.

As diferentes espécies de caranguejos de água doce vêm em diferentes padrões de cores, como com listras de tigre com uma cor castanho claro atraente ou com um tom de chocolate irregular marrom na parte da frente da carapaça.

Na natureza eles rios interiores freqüentes e billabongs que secam sazonalmente. Eles escavam profundamente na areia ou lama aguardando a próxima estação chuvosa.

Habitat Natural Do Caranguejo Da Classe Malacostraca

O caranguejo da classe malacostraca se origina das águas salobras, marés de lama, lagoas e pântanos de diversos países do continente americano e em outras partes do mundo com clima quente a temperado. Como é um animal de água doce, pode viver bem em condições diversas em casa, basta colocar uma bacia com água para ele de forma que cubra ao menos metade do seu corpo. E ao contrário da crença popular, não é uma espécie totalmente aquática.

O habitat ideal do caranguejo da classe malacostraca é um espaço com água doce mas também com areia. A praia ou uma costa feita com substrato arenoso é ideal. O uso de substratos de aragonite irá ajudar a manter os níveis de pH mais elevados e proporcionar uma fonte de cálcio e minerais importantes para este crustáceo viver bem.

Os caranguejos podem construir tocas de 60 cm de comprimento. A umidade do ar aprisionada no interior das tocas dos caranguejos dá bastante umidade para o animal sobreviver até que ele possa voltar a superfície de novo.

Criação Do Caranguejo Da Classe Malacostraca Em Aquário

Caso eles seja criado em casa, o espaço em que o caranguejo da classe malacostraca irá viver deve ter com pedras, troncos, e outras decorações para oferecer esconderijos e áreas de escalada. No entanto, o dono não deve esquecer de deixar um espaço aberto para a construção de galerias e escavações como uma espécia de exercício para o animal.

Uma boa qualidade da água é importante para a saúde do caranguejo da classe malacostraca. Um filtro interno é uma ótima maneira para fornecer filtragem adequada e movimento na água para o habitat do caranguejo. E como este animal é um mestre em escapar, fechar a tampa do aquário é essencial.

Eles exigem uma temperatura entre 18 ° C e 25 ° C. Também é necessária uma dureza geral de 100-200ppm e um pH de 7,0 na água em que vão viver. Como qualquer outro animal de estimação de aquário, a qualidade da água é importante, pois eles não podem sobreviver por muito tempo em água doce ou ácida. Devido às suas exigências de temperatura, estes caranguejos podem ser mantidos com peixes de água tropical ou frio.

Não devem ser mantidos com peixes lentos ou com outros invertebrados e caracóis, pois os caranguejos vão comê-los. Um peixe doente ou morrendo será rapidamente devorado. Por isso o dono deve garantir quando há uma mistura de espécies que o aquário forneça uma abundância de esconderijos para ambos, tanto os caranguejos como os peixes. 

Reprodução Do Caranguejo Da Classe Malacostraca

Caso você tenha este animal em casa, o caranguejo da classe malacostraca é extremamente interessante para assistir, especialmente quando ele está ativamente à procura de alimento ou quando os caranguejos machos estão tentando atrair um companheiro. O caranguejo macho tem uma grande garra coloridas que usa para “chamar” ou sinalizar os crustáceos sexo feminino. O caranguejo desta espécie fêmea tem duas pequenas garras.

A morfologia externa dos caranguejos é de fundamental importância para a classificação. O desenvolvimento é caracteristicamente direto, em que os ovos eclodem como juvenis com as fases da larva e depois passam para um ovo. As ninhadas compreendem apenas poucas centenas de ovos (em comparação com centenas de milhares de caranguejos marinhos) muito grande, com um diâmetro de cerca de 1 mm.

Tais animais mostram desenvolvimento direto e cuidados maternos com um pequeno número de filhos, em contraste com os caranguejos marinhos que liberam milhares de larvas. Isso limita a capacidade de dispersão de caranguejos de água doce, por isso eles tendem a ser endêmicos para pequenas áreas. Como resultado, uma grande proporção está ameaçada de extinção. 

Alimentação Do Caranguejo Da Classe Malacostraca

O caranguejo da classe malacostraca é um onívoro que vai comer alimentos em flocos e algas e camarão de água salgada se estiver em um aquário. Eles podem comer quase tudo o que encontrar na parte inferior da água, incluindo caracóis, alimentos congelados e frutas como maçãs, pêras e bananas. Caranguejos são catadores noturnos, preferindo deslocar-se mordendo partes de alimentos. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aquáticos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Alguém tem pra doar ou sabe onde tem para comprar caranguejo de água doce ( submersos) ?

    jasson ferreira 25 de Janeiro de 2016 14:24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *