Boto Cachimbo

O Boto Cachimbo tem o nome científico de Pontoporia blainvillei, seno uma espécie de golfinho encontrado somente nas regiões costeiras do Espírito Santo até a Argentina, na região do Prata, e atualmente está na lista oficial dos animais ameaçados de extinção.

Espécies Diferentes de Botos e suas Características

Existem diferentes espécimes de botos e/ou golfinhos que vivem nas águas brasileiras, alguns mais comuns outros mais raros de serem encontrados, e cada um deles com características diferentes. O boto cinza também chamado de golfinho tucuxi divide-se em 2 subespécies, uma fluvial e outra marinha. A fluvial é encontrada nos rios da Amazônia e a marinha é encontrada no Oceano Atlântico, especialmente no litoral de Santa Catarina, assim como o Boto de Burmeister que vive desde as águas de Santa Catarina até o Sul, o boto vermelho vive nos Rios da Amazônia e está na lista dos animais em estado de vulnerabilidade e o boto cachimbo, conhecido também por franciscana ou toninha, é uma espécie marinha que vive nas águas do Espírito Santo para o Sul, e está na lista dos animais ameaçados de extinção a médio prazo.

Cinza

Características do Boto Cachimbo

Os botos e golfinhos são considerados animais dóceis e brincalhões, mas estranhamente os botos cachimbos são animais muito difíceis de serem avistados em seu ambiente natural. Eles tem uma coloração marrom clara e o bico bastante comprido quando são adultos, e seu corpo nesta fase pode chegar a medir cerca de 1,6 metros, e a gestação dos filhotes dura cerca de 11 meses. Peixes, lulas e crustáceos são seu alimento, e preferem viver em águas mais escuras, por certo para se esconderem de seus predadores naturais, as baleias e os tubarões. O Boto Cachimbo prefere viver nas águas costeiras e em ambientes que se associam a estuários, sendo desta forma, muito vulneráveis as atividades humanas, especialmente a poluição, o tráfego de barcos e a pesca, o que faz com que a captura, na maioria das vezes acidental, em redes de pesca, seja o maior problema de conservação que a espécie enfrenta.

Cachimbo

Ameaça

Como já relatamos, o principal fator que provoca a morte dos botos cachimbo, contribuindo decisivamente para seu eminente risco de extinção, é a morte acidental nas redes de pesca, que acontecem especialmente no período que vai do mês de dezembro até o mês de março, quando os pescadores adentram mais o mar para pescar e acabam capturando os botos acidentalmente. Sendo um mamífero, respira pelos pulmões, e quando fica preso nas redes morre afogado. Ouras causas importantes de morte dos animais e a poluição e a degradação das águas costeiras, que interferem diretamente no habitat natural desses animais, assim como a destruição de manguezais e o assoreamento em regiões de estuários, que acabam comprometendo seriamente o habitat desses animais, assim como de outras espécies, colocando em risco a sobrevivência desta espécie de botos.

Risco

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aquáticos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *