Animais Invertebrados

O reino Animália é dividido em dois grupos principais: os vertebrados e os invertebrados. Ambos os grupos pertencem ao reino animal, porém, um se diferencia do outro pela estrutura corporal, que varia muito.

Anfibios

Principais Características

97% de toda espécie animal está incluída no grupo dos animais invertebrados. Logicamente, os únicos não inseridos no grupo são os animais vertebrados: peixes, répteis, anfíbios, pássaros e mamíferos. Todos os animais invertebrados não têm a espinha dorsal, essa é uma característica comum a todos eles. Um exemplo desta importante característica é a esponja. Os animais invertebrados têm também outras características comuns. Como a formação multicelular, isto é, o organismo é formado e constituído por grupos diferentes de células; ausência de parede celular, já que contêm célula animal; possuem tecidos devido a sua organização celular (com exceção da esponja); geralmente a reprodução é sexuada (formação do zigoto a partir da combinação do gameta masculino com o gameta feminino). São poucos os invertebrados que não têm a capacidade de locomoção, isto é, quase todos se locomovem. Por exemplo, a esponja só se movimenta enquanto é jovem e pequena; a lagosta e os insetos se locomovem durante toda sua existência. Os invertebrados não produzem sua própria energia, portanto, para obter a energia necessária pra sua existência, extraem-na a partir de outros seres, alimentando-se tanto de vegetais (autótrofos) quanto de animais (heterótrofos). São várias as funções desempenhadas por animais invertebrados nas cadeias alimentares. Eles fazem com que a teia alimentar tenha uma alta dinâmica populacional.

Filos

O grupo dos invertebrados é composto pelos filos dos: poríferos, cnidários, nematelmintos, moluscos, artrópodes, anelídeos e equinodermos. Assim, desde parasitas até fontes de alimentos, eles estão presentes na vida humana, no dia-a-dia e estão em todos os lugares.

Vegetais

Artrópodes

São o que tem maior destaque entre os oito filos dos animais invertebrados porque é o grupo mais diversificado e com o maior número de animais. As características deste grupo são: possui exoesqueleto de quitina, apêndices articulados, corpo segmentado, pequeno tamanho, respiração aérea e alguns tem a capacidade de voar. Eles estão presentes em muitos ambientes terrestres, quase todos. Eles são divididos em subfilos, e os subfilos em classes. Um subfilo relevante é o Subfilo Uniramia. Nele se encontram as classes: Diplopoda, Chilopoda e Insecta.

  • Diplopoda: tem o piolho de cobra como representante.
  • Chilopoda: tem a centopeia como representante.
  • Insecta: tem muitos representantes: cupins, baratas, traças-de-livro, bichos-pau, piolhos, libélulas, gafanhotos, barbeiros, pulgas, mosquitos, abelhas, cigarras, borboletas, etc. Essa é a única classe que contem animais alados.

Animais Invertebrados

Assim, é fácil perceber que todo inseto é um artrópode. Porém, nem todo artrópode é um inseto. Exemplo: as aranhas são artrópodes (logicamente, invertebrados), mas não são insetos, pois pertencem a classe dos aracnídeos.

Samuel Castro

4 comentários

  1. eu achei alguns nojentos d+ mas eu estou estudando isso né? fazet o kê?????????

  2. leegal e concordo com a maria clara pois estou no 7 ano e estudo isso em ciencias

  3. a e tambem sou muito rica ja os de baixo nivel ne maria clara e felipe nao chegam aos nossos peskkkkkto zuuuuuando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>