Animais da Caatinga do Brasil

O Brasil é um país de grande diversidade, seja cultural, vegetal ou animal. O que mais caracteriza o nosso país é a variedade de cenários encontrados em um mesmo território. Você pode estranhar o frio que faz no Sul e ao mesmo tempo não compreender essa temperatura baixa, pois vive no Nordeste e a mínima é de 25º C.

Um dos cenários mais famosos do nosso país é a caatinga, que é o único bioma, isto é, o único cenário genuinamente brasileiro, o que significa que as espécies de plantas e animais que podemos nos deparar na caatinga brasileira nunca encontraremos em nenhum outro lugar ou país.

Mas você sabe o que dá origem ao nome caatinga? Esse termo vem da paisagem esbranquiçada que a vegetação apresenta durante o período da seca, sendo que as plantas e os troncos das árvores ficam com esse aspecto esbranquiçado e muito seco.

Caatinga

O território da caatinga é de 850.000 km², e isto dá quase 10% de todo o território do Brasil. Essa vegetação aparece nos estados do Sergipe, Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.

Infelizmente, esse bioma é um dos mais devastados do Brasil. O maior problema é o uso indevido do solo para plantações irregulares, com usos de agrotóxicos. É uma grande pena, pois é incrível a diversidade que essa vegetação apresenta.

Em sua maioria, os animais da caatinga possuem hábitos noturnos, pois assim evitam o calor excessivo que existe durante o dia. São mais de 47 animais já catalogados nesse bioma, e dentre eles estão o calango verde e calanguinho. Porém, as espécies mais fantásticas que a caatinga tem são as de répteis.

A principal cobra da caatinga é a cascavel, sendo a mais vista por aqueles que passam e visitam lugares onde o bioma se apresenta. Mas, além dela, existem cerca de 45 outras espécies de serpente. Anfíbios também são numerosos, como o sapo cururu e a jia de parede. Sobre as aves que habitam a caatinga, temos o carcará, a asa-branca e a gralha-canção.

Especies

A ararinha azul também costumava aparecer por lá, só que não foi mais vista desde 2000, o que fez o Ibama a considerar oficialmente extinta.

Os mamíferos da caatinga vivem entre as árvores secas e alguns terrenos cheios de pedras. Dentre eles estão a onça, o veado catingueiro, os gatos selvagens, as capivaras (maiores roedores do mundo), os gambás, os preás e os macacos-prego. Algumas dessas espécies estão correndo risco de desaparecer totalmente do mapa, como o veado e ararinha azul.

O que mais preocupa é que a caatinga não só sofre com a caça sem controle, mas também com as queimadas que são realizadas pelos agricultores ilegais que fazem uso do território e acabam destruindo a vegetação.

Com isso, modifica-se o habitat de muitos animais e há uma extrema dificuldade de adaptação dos mesmos em outros biomas, já que eles são animais exclusivos da caatinga.

Habitat

O que falta, além da fiscalização eficaz por parte do governo brasileiro, é a educação e campanhas de preservação da natureza brasileira dentro das escolas. Só assim poderemos formar adultos mais conscientes e preocupados com a fauna e flora do nosso próprio país.

5 comentários

  1. adorei esse site

  2. oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  3. esses cavalos sao modernos

  4. gosteiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii da qui vou entrar no stardoll

  5. massa esse site

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>