Tudo Sobre a Cobra-Cega

O Brasil é um país no qual tem muita natureza, como a maioria das pessoas devem estar cientes o Brasil passou por uma grande modificação e com o aumento da população muito da natureza do país foi perdido, porém ainda existem muitos animais que chamam muito a atenção devido a seu corpo ou estilo de vida diferente, o que acaba sendo um fator muito interessante. Porém existem alguns ditados populares que falam de alguns animais e consequentemente criam mitos, o que pode se tornar um grande problema, pois as pessoas acreditam que trata-se de animais de uma determinada espécie, quando na realidade esse animal tem um estilo de vida totalmente diferente e também não faz parte de determinada classe de animais.

Outro fator que deve ser levado em consideração é que muitos desses animais não pertencem a classe nos quais são classificados pela maioria das pessoas e nem sempre seu nome popular é referente ao que esse animal realmente é, assim como no caso da cobra-cega. A cobra-cega é um animal bastante popular entre os brasileiros e que sempre gera muita duvidas devido as características de seu corpo, o que acaba sendo um fator muito interessante e que iremos apresentar com detalhes nesse artigo, visando dessa forma tirar todas as suas duvidas.

Cobra-cega – Informações

Como o próprio nome já diz, a cobra-cega é uma cobra cuja sua principal característica é ser cega não é verdade? Errado, na realidade a cobra-cega não é uma cobra e muito menos é cega, esse é um mito popular que é sempre passado pelas pessoas e consequentemente gera duvidas e passa informações erradas para a maioria dessas pessoas. Isso pode se tornar um grande problema a longo prazo, afinal de contas as pessoas que deveriam saber de informações reais acabam ficando sabendo somente de informações não verídicas, que afirmam que além de ser uma cobra, a mesma também é totalmente cega.

Na realidade a cobra-cega não faz parte da família dos repteis, na realidade a cobra-cega é um anfíbio justamente por isso não podem ser classificados como cobras, minhocas ou lagartos, porém ambos devem estar cientes de que trata-se de um animal invertebrado, o que acaba sendo um fator muito interessante e que deve ser levado em consideração quando alguma pessoa afirmar que trata-se de uma cobra ou de um animal de alguma espécie informada acima, pois como dito trata-se de um anfíbio, por isso não pode ser classificado em nenhuma das espécies informadas acima. 

Nome científico

O nome científico da cobra cega é Amphisbaena alba, da classe Reptilia, ordem Squamata e da família Amphisbaenidae.

A cobra cega morde? Ela é Venenosa?

A cobra cega não morde, nem ataca os seres humanos. No entanto, ela possuem glândulas que produzem uma secreção com toxina venenosa. No entanto, essa uma proteção do próprio animal e não há registros se seres humanos que foram envenenados por este animal.

Por que o nome cobra cega?

Então porque cobra cega? Esse nome é um nome popular dado a esse animal e tem explicação bastante comum, primeiramente o formato de seu corpo lembra muito o de uma cobra, por não ter vértebras, consequentemente o animal tem muita mobilidade e isso faz com que o mesmo seja confundido com uma cobra. Outro fator muito interessante é que de uma forma geral a maioria das pessoas não conseguem ver os olhos desse animal, por ter os olhos muito pequenos, sua visualização é bastante difícil, justamente por isso muitas pessoas afirmam que trata-se de uma cobra cega.

Mas na realidade a cobra-cega não é uma cobra e tem sim olhos, mesmo sendo olhos pequenos os mesmos são bastante efetivos, o que acaba sendo um fator muito interessante e que explica muito esse animal para os profissionais. Mesmo não sendo olhos muito efetivos como outros animais, a cobra-cega também conta com um sistema no qual consegue captar as vibrações o que acaba sendo um mecanismo de defesa para esse animal, pois o mesmo fica sabendo a posição de um determinado predador ou preso, sendo essa também uma explicação para tirar fora o mito que muitas pessoas afirmam que trata-se de um animal totalmente cego. 

Características e Detalhes

A cobra-cega tem um corpo bastante úmido, assim como no caso de vários outros animais que também se encaixam na classe dos anfíbios, sendo esses um dos detalhes que também fazem com que a cobra-cega seja classifica como anfíbio. Outro fator muito interessante é que a cobra-cega tem seu corpo totalmente rodeado de anéis brancos, sendo uma das principais características de seu corpo para que possa ser identificada com maior facilidade. Dê uma forma geral a cobra-cega vive enterrada, visando dessa forma ter uma maior proteção para seu corpo, justamente por isso é muito difícil encontrar esse tipo de animal andando o solo sem nenhuma proteção. 

O que a cobra cega come? Como é sua alimentação?

Para conseguir entrar na terra a cobra-cega utiliza sua cabeça, sendo uma parte bastante rígida de seu corpo, na qual utilizando a força de seu corpo consegue furar galerias e isso acaba facilitando para que a cobra-cega consiga esconder todo seu corpo e ainda consiga fazer vários caminhos por de baixo da terra. Sua alimentação é constituída principalmente de outros invertebrados, sendo que em alguns casos a cobra-cega pode se alimentar de outra cobra-cega, sendo que sua principal forma de ataque são seus dentes, porém ela não costuma mastigar suas presas, e ao capturar apenas as engolem, sendo também um fator que lembra muito as cobras, porém como dito acima a cobra-cega não faz parte da família das cobras. 

Curiosidades da Cobra Cega

Uma de suas principais curiosidades é quando esse animal ainda é filhote, nesse período a cobra-cega pode se alimentar da pele de sua mãe, o que acaba sendo um fator muito interessante e que também ajuda na sobrevivência do filhote durante os seus primeiros dias de vida, sendo com certeza algo que foi muito tempo estudado pelos cientistas que denominaram esse procedimento de dermatofagia que trata-se do ato no qual o filhote se alimenta da pele da mãe.

Segundo estudos e levantamentos feitos dentro do país, hoje existem 26 espécies de cobra-cega, sendo que ambas tem algumas características diferentes, porém de uma forma geral seu corpo se mantém praticamente no mesmo padrão. Por isso não esqueça de que cobra-cega é somente um nome popular dado a esse animal, o mesmo não pertence a família das cobras e também não é cego, mesmo que seus olhos não sejam tão efetivos. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Anfíbios

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • eu queria saber qual é a diferença entre os sexos das cobras..isso sim iria melhor o meu trabalho de ciencias…!!vc poderia me informar sobre isso???

    Marina 6 de maio de 2013 20:40

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *