Pelophylax Perezi Especie

Você pode já ter visto uma Pelophylax perezi, pois quando se fala em fotografia de animais ela com certeza aparece entre as mais queridas dos profissionais de imagem, por ser muito excêntrica visualmente. A Pelophylax perezi, também conhecida como rã verde, é uma rã da família Ranidae. Elas são animais com uma alta capacidade de disfarce, e por isso pode ser considerado um tipo de animal faceiro, de difícil acesso. Mesmo em ambientes com tonalidade em que é difícil se esconder, elas conseguem essa proeza, permanecendo completamente imóveis.

Ela pode ser encontrada em Portugal, no sul da França, em duas regiões do Reino Unido e na Espanha. Na Espanha a rã verde é muito numerosa, e por isso o seu nome em espanhol é rana común, que quer dizer rã comum. O seu habitat natural são florestas de clima temperado, vegetação de arbustos de clima mediterrâneo, rios, rios intermitentes, pântanos, áreas urbanas, lugares arenosos, praias e lagos. 

Para se defender os predadores, sua estratégia mais comum é assim que se sentir ameaçada, saltar para a água e nadar até a zona mais profunda para se esconder embaixo do lodo ou na vegetação aquática. A rã verde é bastante adaptável a vários tipos de climas e ambientes, e possui grande capacidade de sobrevivência. Por esse motivo, essa espécie não sofre nenhum tipo de risco de extinção, pelo menos até o presente momento.

A rã verde é uma rã de tamanho grande, podendo atingir cerca de 10 centímetros de comprimento. As fêmeas são maiores que os machos, e os machos possuem sacos vocais externos, bem visíveis quando estão em repouso. Esse é um animal que tem os olhos grandes e saltados, e a sua íris é dourada. A rã verde se diferencia das demais por ter o tímpano bem visível, na cor marrom ou verde. É uma espécie que apresenta hábitos diurnos e noturnos, e durante o dia gosta de tomar sol na margem do rio ou sobre as plantas aquáticas.

Ficam o período de novembro a março hibernando. A sua época de reprodução acontece durante a primavera, e os machos cantam insistentemente e perseguem as fêmeas. A rã verde vive cerca de 10 anos e se alimentam de insetos, aranhas, minhocas, pequenos crustáceos, moluscos, pequenos peixes e anfíbios. Seus predadores naturais são a cobra da água, a cobra de escada, a cobra rasteira, alguns mamíferos e diversas aves.

As fêmeas depositam de 800 a 10000 ovos em grandes aglomerados que ficam flutuando na água, e eles eclodem alguns dias depois. As larvas se desenvolvem de forma lenta, fazendo com que algumas larvas passem o inverno na água e se transformam na próxima primavera. A rã verde alcança a maturidade sexual apenas aos quatro anos de idade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Anfíbios

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *