Pelodytes Puntactus

A natureza é uma das principais responsáveis pela vida que temos hoje. O ser humano só consegue sobreviver porque a natureza está do nosso lado. Vejamos: se fizermos uma simples comparação do ser humano com qualquer animal selvagem, vemos que nós, os homens, não temos nenhum dom muito especial, nada como a visão da águia, a rapidez da lebre, a valentia do leão, etc. Não temos uma visão muito boa, não conseguimos correr com velocidade, não conseguimos caçar por nós mesmos.

Pelodytes Puntactus

Pelodytes Puntactus

Mas temos o cérebro desenvolvido que nos permite sobreviver e tirar os recursos da natureza. Graças à nossa inteligência, conseguimos desde que o homem existe, fazer nossa fogueira para nos aquecer, fazer instrumentos de caça para nos alimentarmos, plantar e criar hortas e outras sementes que nos dão alimento. Muitas pessoas se perguntam o por que de toda essa introdução, é para que não haja perigo de nos esquecermos da importância que a natureza tem, e sempre teve em nosso desenvolvimento e em nossa evolução. Logicamente que não precisamos mais caçar e acender fogueiras como os primeiros seres humanos da terra, mas parece que esquecemos que um dia tivemos que fazer isso e que a natureza, com seus recursos, nos ajudou a sobreviver.

Pelodytes Puntactus

Pelodytes Puntactus

Hoje, com toda tecnologia e todo o conforto que temos dentro de casa, luz elétrica, aparelhos eletrônicos, banho quente, objetos que facilitam nossa vida, nós não damos mais valor para a nossa natureza. Consequência? Flora e fauna sendo destruídas a cada dia que passa. Um dos animais que mais tem sofrido com isso é um pequeno animal chamado pelo nome científico de Pelodytes puntactus. Nome complicado, não é mesmo? Quem sabe você o conheça por sapinho de verrugas verdes. Esse animal é uma rã que está em extinção, como tantos outros animais que simplesmente desaparecem da face da terra por consequência das mudanças que ocorrem em seu habitat. Nada de origem natural, diga-se de passagem. Tudo culpa do mau uso da natureza; claro, culpa do homem.

Pelodytes Puntactus

Pelodytes Puntactus

O sapinho de verrugas verdes é uma rã bem pequena, que tem as patas dianteiras bem pequenas e as traseiras bem longas, o que permite um pulo bem grande. Eles geralmente possuem a pele com várias manchas verdes e têm verrugas bem longas por todas as suas costas. O ventre do sapinho de verrugas verdes é inteiro branco. Para quem está pensando que esse bichinho vive no Brasil, está enganado. O sapinho de verrugas verdes é encontrado em regiões como Portugal, Espanha e França. Na Itália também existem alguns lugares a oeste, que eles aparecem. A alimentação desses animais é restrita a insetos pequenos, como moscas. Vivem debaixo de pedras e em buracos que cavados por eles, para fugirem dos predadores, como as corujas. Mas seu maior predador ainda é o homem. A rã tem uma carne muito macia e branca, lembra um pouco a carne do frango, por isso é uma iguaria da culinária. Na Europa, principalmente na região onde o sapinho de verrugas verdes é encontrado, existem vários pratos bem exóticos com a sua carne. O grande problema é que o homem não respeita a temporada de caça, e muitas vezes caça a rã e outros animais quando eles estão no período de reprodução. Assim, a espécie está em grande perigo de extinção.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Anfíbios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *