Anfíbios Ápodes: O Que São e Onde Vivem?

São chamados de anfíbios gimnofionios ou ápodes aqueles seres da fauna que não possuem patas. Recebem o nome de ápodes um grupo bem especifico de animais, que são da classe Amphibia e da família Caecilidae. Seu nome cientifico dado pelos estudiosos é a Coecilia siphonops, mas conhecida popularmente como cobra-cega boliviana. Apesar de receber o nome de cobre por seu visual, é uma anfíbio tal qual os sapos e as rãs.

A espécime cobra-cega boliviana é bem interessante para estudo por diversos motivos, e por isso fascina estudiosos até hoje ao redor do mundo. Assim como os demais primos de sua espécime ela não tem ossos, ou seja, é um animal invertebrado. Isso quer dizer que um humano pode dobrá-la ao meio que nada irá fazer ou se bater com força pode não machucar em nada o animal. Como são possuem patas como dissemos anteriormente, eles rastejam pelos cantos. O fato de não terem ossos facilita tanto se esconder como escapar, pois sua locomoção é mais rápida já que não possui o peso dos ossos.

Anfíbios Ápodes: O Que São e Onde Vivem?

Anfíbios Ápodes: O Que São e Onde Vivem?

A Cobra Cega Não é Cega

O nome ‘cobra cega’ vem do fato do animal possuir olhos tão pequenos que aparentam não existir, mas são bem presentes e podem ajudar em sua caçada e locomoção, mesmo que não muito porque sua visão é precária. Mas como as demais cobras seus sentidos são aguçados e os olhos quase não são usados. São animais que sentem a presença de outros, ouvem e por isso conseguem caçar muito bem mesmo sendo cega. Cobras em sua maioria caçam mais por sua presença e senso de calor e movimento que por sua visão em si, por isso são animais noturnos.

A Cobra Cega Não é Cega

A Cobra Cega Não é Cega

Os sentidos aguçados desta cobra mora em seus tentáculos bem pequenos na parte frontal do corpo, que conseguem perceber movimentos e podem identificar a posição exata de presa. Ela não é cega de fato, mas sua visão é quase um complemento de tão escassa e figurativa que é. Funciona como um infravermelho para identificar as diferentes nuances de temperatura dos seres vivos. Logo, ela consegue saber quando um animal muda de posição e acaba por atacar certeiramente.

Vale lembrar que cobras no geral não enxergam muito bem. Por maiores que sejam seus olhos elas costumam ver o calor do corpo, como pequenas manchas e por isso conseguem saber a presença estranha perto de seu corpo. Também sentem o calor ao longo de seu corpo, por isso costumam não ser pegas de surpresa mesmo de atacantes vindos quando elas estão de costas. Seu torço, vale lembrar, movimenta-se bem rápido e consegue dar o bote mesmo estando aparentemente distraída.

Imagem de Amostra do You Tube

Cobra Cega Da Bolívia é Bem Diferente Das Demais Cobras

A cobra cega tem o nome cobra, mas tem mais características de um anfíbio que de uma cobra. Primeiro porque ela não tem pele grossa como as demais cobras, mas sim uma pele lisa e sempre úmida como a dos sapos. Logo, ela não troca de pele como as outras cobras e também é bem escorregadia como os sapos para se ter na mão. São geralmente pequenas, não chegando a mais que 90 centímetros de comprimento. Sua pele tem um tom acinzentado.

Não é uma cobra que ataca humanos, pois se alimenta de insetos e outros animais menores. Não costuma também ser vista em zona urbana, ao contrário de demais cobras que podem buscar alimento em jardins e casas. Não é venenosa também, por isso uma mordida sua pode apenas machucar de leve. Possui um instinto de preservação e por isso ela tende a correr com presença de predadores ou do humano, refugiando-se na terra em seus pequenos tuneis cavados com o próprio corpo.

Imagem de Amostra do You Tube

Habita Das Cobras Cegas Do Grupo Dos Anfíbios Ápodes

Não é preciso temer encontrar uma cobra dessas por ai. Uma grande parte vive em terrenos no solo, bem escondidas porque não sabem se defender tanto quanto suas amigas mais ferozes como as najas. É raro serem encontradas em jardins, mas podem ser vistas debaixo de folhas de árvores em florestas mais densas. A maioria vive enterrada no solo e só sai quando for se alimentar mesmo.

Assim como os sapos, dois habitats são comuns a sua vida: ela pode viver na água etambém na terra. Comumente nasce na agua e depois parte para uma vida terrestre, mas não perde a capacidade de passar algum período em agua. Respira o ar com um pulmão em sua idade adulta, mas pode se esconder na água para fugir de um ataque, mas não mais viver no ambiente aquático. A mudança de ambiente ocorre em sua fase adulta e se chama metamorfose.

Esse tipo de cobra vive mais comumente em regiões tropicais, menos na Oceania. Como podem ficar a até 90 cm ou mais de profundidade no solo em suas escavações, encontros com estudiosos apenas se eles quiserem mesmo encontrar a cobra.

Hábitos Alimentares Da Cobra Cega

Esta cobra se alimenta de insetos e outras cobras também. Os filhotes são bem interessantes em hábitos alimentareis, pois costumam comer um pouco da pele da mãe. Isso porque este é o alimento nutritivo mais próximo delas. Cobras de outros espécimes costumam comer seus filhotes também por ser o alimento nutricional mais próximo.

Um hábito nada agradável de se olhar é a alimentação de um filhote desta cobra. Quando não está comendo a pele da mãe, o filhote se alimenta de um excremento expelido pela própria genitora. Este é um alimento nutricional que a mãe coloca para fora só para alimentar os pequenos seres próximos em seus primeiros dias de vida que sai de sua pele, cremosa e bem agradável para os pequenos filhotes. Não é atrativa para qualquer outro animal.

Reprodução Da Cobra Cega

Mesmo que não dê para perceber a olho nu, tais cobras possuem separados, mas apenas com um estudo mais profundo é possível separar entre macho e fêmea. Uma dica é observar o comprimento: as fêmeas costumam ser levemente maiores, pois precisam ter capacidade de acomodar os filhotes. Elas colocam ovos pela cloaca e não os chocam, apenas os escondem no subsolo de outros predadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>