Gatos do Gollum

A raça de gatos Minskin realmente lembra bastante o personagem Gollum dos filmes “Senhor dos Anéis”. Foi desenvolvida por Paul McSorley, em Boston, Massachusetts, em 1998.

O Minskin é um cruzamento entre um gato da raça Munchkin e um Sphynx. O Sphynx é uma raça caracterizada pela ausência de pelos. A ideia de McSorley era produzir um gato de patas curtas com pelos em suas extremidades. Os primeiros Minskins nasceram em 2000.

Características do Gato Minskin

Esta raça conquistou uma série de admiradores, principalmente porque, além da aparência exótica, eles são muito carinhosos, curiosos e inteligentes. Por isso, é bastante indicado para pessoas que têm crianças em casa, ou mesmo para quem procura um animal dócil.

Trata-se de uma raça considerada pequena se comparada com outras. Entretanto, o tamanho menor é compensado pela força, seu peso pode variar de 1 a 3 quilos. Embora pareça que se trata de um gato “careca”, ele possui uma pelagem bem rala. A barriga é a única parte de seu corpo em que não há pelos. A maioria dos gatos Minskin tem uma cauda de comprimento médio, o que ajuda a complementar a sua estrutura corporal.

Informações Importantes Sobre o Gato Minskin

Escovação: É indicado que se escova o Minskin ocasionalmente para manter a sua pelagem bonita. Esse cuidado, além de retirar pelos que estão caindo, ajuda a evitar que eles embaracem e estimula a circulação.

Queda de Pelos: Esta raça não tem muita queda de pelos, como acontece com outros gatos.

Saúde: O Minskin não costuma ter muitas doenças, se forem bem cuidados as chances de eles se manterem saudáveis são bem mais altas do que animais de outras raças..

Miado: Seu miado é bastante discreto. Quando mais tranquilo for o ambiente em que ele vive e mais atividades ele tiver, menos irá miar.

Necessidade de Atenção: Esta raça precisa de um nível moderado de atenção. Eles gostam de quando seus donos brincam com eles e lhes dão atenção, porém não são completamente dependentes disso.

Nível de Atividade: O Minskin é um animal que não é nem altamente ativo e nem inativo, é considerado médio. Mas é importante oferecer atividades para que ele não fique obeso. Cerca de 10 a 15 minutos de atividade por dia é o suficiente para manter os animais desta raça satisfeitos.

Relacionamento Com as Pessoas: Eles, geralmente, se dão bem com todo mundo e são bastante carinhosos com seus donos e com as pessoas com as quais convivem.

Alimentos: Os gatos da raça Minskin devem se alimentar de ração seca para gatos, as versões premium são as mais indicadas.

Outras Raças de Gatos Sem Pelos

Além do Minskin, existem outras raças de gatos que possuem poucos ou nenhum pelo. Saiba mais sobre algumas delas.

Sphynx: Em 1966, um gato doméstico deu à luz a um gatinho sem pêlos em Toronto, no Canadá. Por causa de uma mutação genética, o gato Sphynx, tal como a conhecemos hoje, surgiu. Nem todos os Sphynx não possuem pêlos e há diferentes graus de desta ausência de pelagem. Sua pele é solta no corpo, e é isso que causa o efeito de rugas que vemos neste gato. É a mais famosa raça de gatos sem pelo do mundo.

Gato Elfo: Os criadores de gatos Kristen Leedom e Karen Nelson foram as mentes brilhantes que criaram o gato elfo, uma mistura das raças American Curl e Sphynx. Eles ganharam este nome por causa de suas orelhas que se parecem com as dos seres místicos.

Gato Levkoy Ucraniano: De origem ucraniana, trata-se de uma mistura entre um gato que tem as orelhas dobradas (provavelmente da raça Scottish Fold) e um Sphynx. O resultado foi um gatinho sem pelos e com as orelhas caídas. Seu nome foi inspirado em uma planta chamada Levkoy, que tem folhas que lembram as orelhas dobradas do gato.

Gato Bambino: Não é difícil descobrir o motivo de esta raça ter recebido o nome de bambino. Trata-se de um gato de porte pequeno que se originou da mistura de dois animais das raças Munchkin e Sphynx.

Gato Peterbald: Em 1994, na Rússia foi criada a raça Peterbald, um híbrido entre um gato da raça Donskoy, também de origem russa, e uma fêmea da raça Oriental Shorthair. Eles têm uma cabeça longa e estreita, pés de pato e um rabo fino e longo, que lembra o de um rato.

Gato Donskoy: O gato da raça Donskoy também é conhecido como calvo russo, Don calvo e Don Sphynx. Esta raça é bastante confundida com o Sphynx, mas se diferencia em sua composição genética. O gene do Donskoy é dominante (o que torna mais fácil para a reprodução), enquanto o do Sphynx é recessivo.

Raças Caras

Por se tratarem de raças exóticas, os gatos sem pelos são bastante caros. Portanto, se pretende ter um desses como bichinho de estimação, prepare o seu bolso. Para se ter uma ideia, um filhote de Sphynx pode custar de 1.500 a 3.500 dólares.

Além do valor para comprá-lo, não se pode esquecer de que o animal precisará de cuidados. Por se tratar de raças exóticas, precisam de cuidados específicos, o que leva a uma alta de preços, tanto de ração, quanto de serviços de banho, veterinários, etc.

Portanto, é fundamental que, antes de decidir ter um gato deste tipo em casa, se pense e analise se realmente terá condições de arcar com todos os custos. Também devemos ressaltar de que, além dos gastos financeiros, um animal precisa de atenção e cuidados. Por isso, apenas decida ter um animal sob seus cuidados se tiver disponibilidade para isso.

Por causa de ser um animal exótico, e caro, um cuidado especial que se deve ter com os gatos sem pelos é em relação aos roubos. Infelizmente ainda existem pessoas que querem usar animais indefesos para se darem bem e ganhar dinheiro. Portanto, proteja o seu bichinho de estimação para que ele não corra o risco de ser levado para longe dos seus cuidados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bizarro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *