Tártaro Animal: Uma Doença Periodontal

A saúde bucal é muito importante para que se conserve a saúde como um todo e se você pensa que somente nos seres humanos é necessário ter esse tipo de cuidado está enganado. Os animais também podem desenvolver doenças periodontais como o Tártaro.

Como muitas pessoas nem sabem que é necessário cuidar bem da saúde bucal dos animais elaboramos um artigo completo para te informar a respeito desse tema. Saiba o que é o chamado Tártaro Animal, como prevenir e como tratar no caso de seu cão ou gato já ter desenvolvido esse problema.

O Que é o Tártaro?

O Tártaro é também conhecido como Cálculo Dentário e se caracteriza como o início de doenças periodontais. Tudo começa com um acúmulo de placa nos dentes, um lugar em que as bactérias começam a se instalar.

Depois de instaladas elas se organizam para produzir toxinas irritantes que prejudicam a gengiva. Uma das doenças mais recorrentes em que tem formação de tártaro é a gengivite que é um tipo de inflamação das gengivas que pode causar dor e sangramentos.

Tártaro Nos Animais

Uma das formas como o ser humano se protege do Tártaro é através da escovação diária dos dentes, porém, os animais não escovam os dentes depois de cada refeição e por isso mesmo podem ter complicações maiores devido à formação dessa placa.

Exatamente por não escovar os dentes a placa de bactérias nos dentes dos animais vai se calcificando e formando o Tártaro.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=uet4-nDnA50[/youtube]

Quais São As Consequências Do Tártaro Animal?

Com o passar do tempo e uma maior calcificação da placa mais bactérias aderem aos tecidos e começam a afetar os tecidos que dão suporte aos dentes. Existem dois grandes problemas gerados pela produção de Tártaro nos animais.

O primeiro deles é  possível perda dos dentes e o segundo é que essa fonte de infecção é um local propício para que mais bactérias se instalem no organismo do seu cão ou gato. Dessa forma um problema dentário pode causar problemas de infecções em outras partes do corpo do animal devido a ser uma porta de entrada para as bactérias.

Órgãos vitais como o coração, os rins e o fígado podem ser atingidos por infecções que começam com problemas periodontais.

O Que Podemos Fazer?

Evitar o sofrimento de nossos animais de estimação é uma das nossas preocupações em relação a eles. Vale dizer que as doenças periodontais não tem cura, mas podem ser controladas.

Quando o animal sofre a primeira formação de Tártaro é necessário a realização de um tratamento periodontal. Porém, é necessário alertar que esse tratamento é muito mais do que simplesmente uma limpeza de Tártaro.

Porque é Diferente?

A limpeza de Tártaro deve ser feita com o animal ainda acordado, mas sedado. É bastante rápida, mas não é o suficiente para recuperar o aspecto saudável da boca do seu amigo.

As doenças periodontais vão muito mais fundo do que podemos ver e melhorar a aparência dos dentes não resolve totalmente o problema. O mais grave dessas doenças está exatamente na parte que está escondida embaixo da gengiva e que não estamos vendo.

Esse local que fica abaixo da gengiva somente poderá ser acessado para ser limpo com o animal anestesiado. É necessário contar com o trabalho de um veterinário experiente e que saiba perfeitamente como proceder.

O Tratamento Periodontal

O Tratamento Periodontal é muito mais eficiente que a simples limpeza de Tártaro e deve ser realizado com o animal sob anestesia geral. Com o animal anestesiado o veterinário pode examinar os dentes um a um e ainda realizar radiografias intra-orais para poder avaliar a condição dos ossos.

O cálculo pode ser removido com a utilização de um aparelho de ultrassom, para cima e para baixo da gengiva. Porém, dependendo da gravidade do caso é necessário realizar alguns outros procedimentos conjuntos para fazer a remoção do cálculo. Dentre os outros procedimentos que podem vir a ser realizados estão o aplainamento radicular, extração de dentes afetados entre outros.

Depois de fazer a raspagem dos dentes o veterinário também faz o polimento dos mesmos com a ajuda de um aparelho com um motor de baixa rotação e juntamente com uma pasta de dente especial.

Os dentes ficam mais lisos no final do Tratamento Periodontal e assim livres da placa que gera o Tártaro.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=sEuoUsiBoac[/youtube]

Existe Risco Na Anestesia?

Uma das principais preocupações dos donos de animais domésticos é o risco que a anestesia pode oferecer. Com a tecnologia e as novidades desse segmento os riscos são bem pequenos e as drogas utilizadas para anestesiar o cão ou o gato são mais seguras.

Na maior parte dos casos os veterinários utilizam drogas inalatórias para anestesiar o animal e assim garantem mais eficiência por parte das mesmas. Também é válido destacar que os sinais vitais do animal devem ser acompanhados durante todo o procedimento.

A pressão arterial e a frequência cardíaca devem ser monitoradas como num centro cirúrgico humano.

Como é Feita a Prevenção Ao Tártaro Animal?

Para tentar evitar que o seu cão ou gato tenha que passar por um tratamento periodontal é importante ajudar na prevenção da formação da placa que gera o Tártaro. Existem formas de fazer essa prevenção, veja abaixo quais são elas.

Produtos Que Ajudam a Prevenir

Atualmente, o mercado de produtos para cães e gatos está bastante evoluído e dessa forma conta com uma variedade de possibilidades. Você pode oferecer ao seu cão ossinhos artificiais, biscoitos especiais ou até mesmo rações que ajudam a prevenir o acúmulo da placa.

Para os gatos também é possível encontrar algumas opções de rações que ajudam a fortalecer os dentes e prevenir a formação da placa.

Escovação Dos Dentes

Assim como no homem um dos principais métodos de prevenir a formação de placa é através da escovação dos dentes. Muitos pet shops já oferecem o serviço de escovação dos dentes dos animais, você também pode contar com o serviço de um veterinário para realizar esse procedimento.

Se você manter o ritmo das escovações na mesma intensidade que o de banhos do animal já estará ajudando bastante.

Visite Um Veterinário Odontologista

Os especialistas recomendam que o seu animal faça uma visita regular anual a um veterinário especializado em odontologia apenas para conferir se está tudo bem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *