Cinomose Canina

Quando decidimos ter um cão em casa sob os nossos cuidados é importante ficar atento a saúde do nosso amigo. Uma das doenças mais difíceis para os cães enfrentarem é a Cinomose Canina. Porém, é possível ajudar a erradicá-la do Brasil e ainda manter o seu cãozinho protegido. Saiba mais sobre a doença, prevenção e sintomas.

A Doença

A Cinomose Canina é uma doença causada por um vírus chamado CDV (Canine Distemper Vírus) ou Vírus da Cinomose Canina (VCC) que pertencem à família Paramyxoviridae. Pelo fato de ser uma doença transmitida por um vírus é muito contagiosa. Essa doença tem como principal característica degenerar os envoltórios lipídicos que existem para envolver os axônios e neurônios.

Essa é uma doença que afeta a todos os cães e é bem difícil que exista alguma que não tenha sido exposto a esse vírus ainda. Porém, quando se configura como doença pode ser bastante difícil para o cão enfrentar todos os problemas gerados por ela. O quadro de Cinomose é ainda pior quando a doença acontece em conjunto com infecções por bactérias, o que é bastante comum.

A Transmissão

Essa doença é transmitida através do contato de secreções de um cão sadio com um cão que carrega o vírus. As secreções que podem transmitir a doença são as do nariz, das fezes, saliva e outras. Na maioria dos casos a transmissão se dá através do contato de secreções do nariz e da boca.

Um dado interessante é que o vírus da Cinomose não resiste muito tempo no ambiente, ou seja, no caso de o animal doente espirrar e não ter nenhum outro animal presente no momento pode ajudar a evitar que outros cães peguem a doença. O vírus não afeta os seres humanos.

A Prevenção

A Cinomose é uma doença canina erradicada em muitos países, porém, no Brasil ainda afeta cerca de 20% dos cães. Porém, é muito fácil evitar que o seu cão possa vir a ter essa doença, basta estar em dia com as vacinas do seu amigo.

São 03 doses de vacina para os filhotes e 01 revacinação anual. Dessa forma se você mantiver o seu cão vacinado ele não terá Cinomose. É melhor prevenir do que remediar.

Os Sintomas

Porém, se o seu cão não está vacinado é melhor ficar atento aos sintomas da Cinomose logo no início para ter a chance de parar a doença. Veja uma lista com os principais sintomas da doença.

Sintomas:

  • Febre bifásica,
  • Secreções nasais e oculares,
  • Vômito,
  • Dificuldades respiratórias,
  • Anorexia,
  • Depressão,
  • Diarreia,
  • Indisposição,
  • Desidratação,
  • Leucopenia (redução dos glóbulos brancos no sangue, esse sintoma poderá ser detectado através de exames),
  • Hiperceratose do focinho.

Sintomas Iniciais:

Para poder ter a chance de verificar a doença logo no início os sintomas que se destacam são um tipo de gripe, ou seja, muitos espirros e tosse e também uma diarreia branda.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Meu animal um canino chamado de boby ; no dia em que vacine na campanha da raiva le ficou bambiando com se estivesse bebado depois disso so veio apiorar oje ele não esta andando tudo eu faço para ele não vou abandonar meu bebe estou com ele ate o fim

    debora 5 de setembro de 2013 19:18
  • Infelizmente minha cadelinha pegou essa doença,estamos fazendo o possível para salvar e deixando o impossível para Deus. O animal sofre muito e nós que osamamos sofremos mais ainda. Está sendo devidamente medicada , graças aDeus encontramos um veterinário muito competente e que principalmente gosta de animais.
    Estamos emcontagem regressiva para terminar o remédio e ela se mostrar mais forte. Sabemos que nessa situação, não basta apenas dar os remédios, o animalzinho precisa muitode amor e compreensão, pois essa doença arrasa com eles.

    Tania 16 de outubro de 2013 16:23
  • tenho trés poldo cachorrinho e dois se contaminou com cinomose a femea ta tendo dificuldade pra reagi com a cabeça pra traz tá dificil pra acerta se alguém já passou porisso me de uma luz como devo proceder bjos

    Telma santos de freitas 21 de novembro de 2013 9:41
  • Meu cachorrinho ta com essa doença, em um estágio muito avançado, tento ter força pra dar força pra ele, mais ta muito dificil eu não suporto vê ele dessa maneira e tambem não penso na idéia de perdê-lo… só Deus pra ajudar ele a sair dessa!!J

    Jéh Maria 30 de novembro de 2013 19:58
  • Mila e o nome da minha menina de 8 anos uma Poodle linda sou apaixonada por ela esta doença pegou ela to levando para a veterinária e ela ja passou os remédios estou dando mais minha cachorrinha treme muito a cabeça ta comendo muito pouco to arrasada tb mal consigo comer direito to muito mal não sei o que fazer meu e-mail e carla-pereira20000@hotmail.com por favor vcs que estao na msm situação entre em contato comigo.

    carla 4 de dezembro de 2013 19:47
  • Acabei de perder, o meu melhor amigo e filho caçula, adotei ele (NINO), com 4 meses de idade,só descobrir que ele estava de cinomose depois quando ja naõ tinha mais jeito, mais cuidei sempre dele e procurava , cuidar muito bem dele ,NINO já estava comigo há 7anos, fiz de tudo que podia mais não teve jeito, estou sentindo muita falta dele, mais tenho a minha conci~ENCIA TRAQUILA QUE NÃO FOI POR FALTA DE CUIDADO QUE ELE MORREU, ESTOU MUITO TRISTE.

    Maria D Ajuda Neves 5 de dezembro de 2013 11:40
  • minha cachorrinha que nós amavamos muito pegou este virús, infelizmente tivemos que fazer eutanásia recomendado pelo veterinário que acompanhou ela, fizemos tudo que estava no nosso alcance restou somente esta alternativa ,pois ela estava sofrendo muito e seria muito egoismo de nossa parte der ela no nosso lado sofrendo assim… agora estamos tentando viver sem ela, pois já ha 13anos vivendo comigo não é facil…

    juceli germano de mattos 12 de dezembro de 2013 15:21
  • Minha cadelinha fica caindo cambaliando batendo a cabeça diz a veterinaria qqe ela esta apresentando sintomas de siminose e q essa doença n tem cura e ela tem muito pouco tempo de vida

    Camila Inácio de Oliveira 19 de Abril de 2015 14:44
  • o nome dela é pitucha e ela tem apenas 5 meses estou muito triste……. 🙁

    Camila Inácio de Oliveira 19 de Abril de 2015 14:49

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *