A Obesidade Em Pets

Cada vez mais a obesidade nos animais de estimação vem se tornando um assunto importante e também de saúde pública, já que cada vez mais os animais se fazem presentes na vida dos seres humanos e acabam muitas vezes sendo tratado como um o que para você muitas vezes pode ser uma dieta saudável para o seu bichinho de estimação nem sempre é da mesma forma.

É muito comum existirem animais de estimação que possuam dietas que não sejam equilibradas e isto é um grande problema.

Dificilmente algum proprietário de animais ofereça algum tipo de alimento diferenciado ao animal, sejam eles alimentos específicos para os cães ou até mesmo alimentos humanos o que é mais comum, a maioria dos criadores exageram na quantidade já que não resistem as carinhas de pidão de seus bichinhos.

Muitaspesquisas que vem sendo realizadas cada vez de forma mais frequente mostram que mais de 25% dos gatos e mais de 40% dos cães nos Estados Unidos estão com sobrepeso, e mais de 23% dos gatos e 25% dos cães estão já em situação agravante de obesidade.

Os problemas de obesidade causam diversos problemas de saúde para os bichinhos como, por exemplo, a facilitação de diabetes canina, problemas de movimentação, problemas cardíacos e principalmente o aumento considerável de riscos na realização de cirurgias.

Por este motivo é muito importante que exista um cuidado em seu animal de estimação evitando problemas tanto na vida do seu grande amigo como também para você que irá ter uma série de gastos e também preocupações com seus bichinhos. 

Algumas Dicas Importantes Para Evitar a Obesidade No Seu Animalzinho

Veja a seguir algumas dicas bastante interessantes para evitar que se desenvolvam problemas de obesidade em seus animais de estimação, seguindo as dicas a seguir você não terá erros quando o assunto é cuidar bem e de forma saudável de seus bichinhos, confira as informações a seguir:

  • – Procure sempre ler nos pacotes da ração o que o fabricante indica para a alimentação diária de seu animalzinho de estimação e jamais dê além do que foi recomendado. Vale lembrar que ainda é preciso se observar o peso do seu animal de estimação. Seguindo as indicações corretamente, seus animais de estimação deverão ingerir uma quantidade de alimentos ideal conforme o seu porte físico.
  • – Não alimente seu animal de estimação somente uma vez por dia, é importante que a ração seja fracionada diariamente em pelo menos duas ou até mesmo três refeições. Caso o fabricante recomende uma quantidade x de gramas, é interessante se dividir em dois ou três a porção para que se tenha um melhor trabalho do organismo felino ou canino em distribuir corretamente a energia dos alimentos.
  • – Procure evitar dar petiscos frequentemente para o seu cão, ou gato, é importante que estes petiscos sejam utilizados apenas como um tipo de recompensas em treinamentos que forem realizados com seus animais de estimação e não apenas como sobremesa ou talvez um agrado diário para o seu bichinho. Além de ele ficar mal acostumado, não irá querer se alimentar da ração, apenas dos petiscos, estes que não são muito saudáveis para a saúde do cão apesar de serem indicados por muitos especialistas. 

Procure sempre estimular seu animal de estimação a brincadeiras, corridas e também praticar exercícios, desta forma existirá um gasto de energia e desta forma você age de forma preventiva contra o acúmulo de peso e também gordura de seu animal de estimação, esta dica é fundamental para o bom desenvolvimento de seu pet.

A seguir iremos dar algumas informações de como se perceber situações de sobrepeso e obesidade em seu animal de estimação, e em seguida procure um especialista para que ele possa lhe dar uma orientação quanto a um plano de ação para que seu bichinho retorne a um peso ideal.

O Pet Muito Magro

Se o cão ou seu gato estiver muito magro, pelos especialistas é recomendado que se visite um médico veterinário para que se possam determinar os motivos onde aconteceu a perda de peso, se é uma dieta inadequada se acontece condições de verminoses, alguma doença diferenciada, entre outros fatores.

Para o Cão e o Gato

É possível se perceber situações onde aparecem as costelas, coluna e ossos visíveis facilmente, perda muscular bastante significativa e também falta de gordura no seu tórax.

Condição De Obesidade Acentuada

Se você observar o seu animalzinho de estimação de cima, e ele estiver com um formato um pouco arredondado, como se fosse a formato de berinjela, ali pode existir uma condição de sobrepeso.

O animal terá uma menor expectativa de vida e ainda existem riscos para a saúde deste bichinho. Por isso é muito importante que seja ministrada uma dieta de emagrecimento, e para isto o médico veterinário irá lhe orientar neste sentido. 

Como Perceber Esta Condição Em Cães e Gatos

É possível se visualizar um grande depósito de gordura em sua caixa torácica, coluna, e abdômen além de também na sua base da cauda, para os cães.

É possível ainda se perceber uma grande distensão abdominal. 

O Estilo De Vida Sedentário Leva Os Pets a Obesidade

Levando em conta a vida sedentária de vários donos, e a forma que os cães e gatos vivem confinados em grandes cidades, estes são os principais fatores de obesidade animal. Por este motivo é importante se perceber que uma alimentação sempre calórica e em excesso, bem como as poucas atividades físicas pode contribuir fortemente para esta condição, além da castração é claro.

Os animais de estimação não têm este controle e a noção de saúde por isso caberá aos seus donos realizar um sistema de controle para alimentação correta dos animais de estimação e também para incentivar todas as atividades físicas dos animais de estimação.

Controlar o peso do animal não é difícil, é importante apenas que seja levado emconta que o peso ideal deverá ser o equivalente a 12 e 16 meses de idade do animal. E este é um peso que deverá ser referência por toda a sua vida o que poderá aumentar com o envelhecimento e também a falta de realizar atividades físicas. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *