O Que Pensar Antes De Adotar Um Cachorro?

Todo mundo já pensou um dia em como seria bacana um test drive com um cachorro para depois pensar em ter um filho. O comparativo pode ser verdadeiro, pois cachorros exigem tanto e dão tanto trabalho quanto uma criança a um casal. Mas mesmo assim vale a pena, se sua paixão por animais é grande e você quer mesmo um amigo fiel.

O grande problema é pensar em todos os prós e contras antes de levar o animal para casa. Sem assistência, ele pode passar por maus bocados e você também. Você deve avaliar se pode suprir as necessidades do animal e se ele se encaixa tanto na sua vida como você gostaria.

Animais Necessitam De Gastos Médicos

Não com tanta frequência como os humanos, mas ainda assim precisam de cuidados médicos constantes e essenciais. Ao menos a cada seis meses, seu pet deve visitar um veterinário para saber se está tudo OK, bem como avaliar o seu estado de saúde atual a cada dia para identificar mudanças tanto de comportamento como do visual do animal, como feridas, coceiras intensas e outros sinais clínicos de que possa ter algo de errado.

Os cachorros começam a pedir mais visitas ao veterinário com o avanço da idade, em geral quando passam dos 10 anos de vida. Deste momento em diante, começam a cegueira, problemas renais e outros comuns aos adultos em idade avançada. Os cuidados começam a ser redobrados, por isso é preciso avaliar se você quer ter um cão idoso em casa, que dá tanto trabalho quanto um senhor idoso morando com você.

Você Vai Precisar De Alguém Um Lugar Para Deixar Seu Animal Em Viagens

Muitos donos de animais reclamam quando precisam viajar e descobrem o problema animal doméstico. O que fazer com o cachorro? Você pode até mesmo deixar uma vasilha com comida, uma com água e deixar o bicho solto em casa. Mas isso é bom para uma alimentação de dois dias ou no máximo 3, não mais que isso. Com uma viagem de cinco dias, o animal começa a ficar estressado, quer fazer suas necessidades e já está tudo sujo. Ele pode até mesmo sofrer um acidente e morrer sem os cuidados adequados.

Se você costuma passar longos períodos fora de casa, cachorro não é um animal para você a menos que haja alguém em casa ou um amigo para tomar conta. Considere em viagens longas gastos com um hotel para animais se não há com quem deixar o bicho. O custo pode ser alto de tal serviço dependendo da quantidade de dias a se passar longe de casa, e isso deve ser avaliado também com calma.

Castração é Sempre Uma Boa Opção

Você precisa ter cuidado com seu animal em períodos de cio, se for uma fêmea, por isso a castração é uma opção. Ela exige um investimento para ser segura e não danificar a saúde do bicho, bem como a escolha de uma boa clínica veterinária, mas vale a pena pagar por isso. Hormônios das injeções de anticoncepcional são bem fortes e podem causar câncer (bem comum). A castração é uma forma segura também de evitar visitas indesejadas dentro de casa de animais loucos por um pouco de ‘carinho’ de sua cadela.

A castração traz outras vantagens para o animal, como ele ficar mais calmo e caseiro. Isso porque o animal sem a parte de procriação dele não se sentirá atraído por cachorros do sexo oposto, ficando mais perto do dono. Também fica menos briguento, pois não irá competir por fêmeas ou buscar machos. Para os donos, é também um alívio ter um cachorro mais tranquilo em casa.

Você Vai Precisar Educar Seu Cachorro

Não sabemos sabendo. Alguém nos ensinou a comer, andar e brincar, bem como o significado das palavras. Os cachorros possuem uma mente realmente bem primária, mas sabem algumas coisas de seu instinto, como comer, beber, e podem aprender um bom comportamento na frente de visitas, como não destruir objetos e onde fazer suas necessidades corretamente.

Educar um cachorro exige tempo, paciência ou investimento para pagar um adestrador. Tenha certeza: nenhum desses animais de filme ou de amigos que sabe dá a patinha quando quer algo aprendeu sozinho. Você vai precisar ensinar, mas é algo até mesmo bem divertido. Com técnicas simples é possível deixar seu cão como uma verdadeira criança de tão inteligente e obediente.

 

Vai Investir Em Limpeza e Alimentação Também

Você come? Seu cachorro também, por isso cuide da alimentação dele como cuidaria da sua, com bons produtos e sem deixar faltar. Isso é importante para que o bicho possa crescer saudável, evitando também doenças, um dos problemas por animais mal alimentados.

Outro ponto importante é o banho, limpeza e tosa, necessários semanalmente. Você vai precisar limpar o espaço do xixi e do côco e levar seu animal todos os dias para fazer suas necessidades fora de casa. Se não há tempo para isso, nem invista na criação de um animal doméstico.

Para algumas raças, é importante cuidar das unhas e orelhas toda semana para evitar infecção. A área em torno das unhas também é um local propício para carrapatos, por isso os cuidados devem ser redobrados. Também é preciso secar bem o bicho para evitar fungos e bactérias, sempre dando banho de dia para garantir a secagem completa e usando um secador, se possível.

 

Os Cachorros São Mesmo Fieis e Seus Melhores Amigos

Você jamais vai encontrar por ai um animal tão fiel como um cachorro. Ele adora o cheiro do dono, ficar do lado dele e curtir sua presença até mesmo nos dias mais frios e tristes. Essa é uma das melhores alegrias de ter um cachorro em casa, mas a maior tristeza do animal se você quiser se livrar dele.

Os cachorros são fieis aos seus donos e ficam bem deprimidos quando este some ou não o abandona. Podem sofrer com depressão pela morte de um dono ou ficar triste quando seu dono está triste. Abandonar um animal por não ter pensando na decisão é mais fatal para um cachorro do que você pensa.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *