Dicas Para Limpar Fezes e Urina Dos Animais

Quem tem um animal de estimação como cães ou gatos sabe que é quase inevitável que em algum momento o seu amiguinho de quatro patas acabe fazendo as suas necessidades fora do local indicado. Tente ensinar e domesticar o seu amigo bicho a fazer as suas necessidades fora de casa, porém, enquanto ainda está tentando vale a pena saber como limpar as fezes e urina dos bichinhos.

A seguir elaboramos algumas dicas para limpar a sujeira dos locais mais recorrentes dentro de casa. A higiene nesses casos é essencial para evitar o mau cheiro e claro a possibilidade de transmissão de doenças. Mantenha a calma e livre-se do problema da forma correta.

Limpando Coco No Tapete

Quando o seu amigo resolve fazer coco naquele seu tapete favorito é importante saber como se livrar do objeto estranho. O primeiro passo é remover as fezes com a ajuda de uma pá e em seguida jogar as mesmas no lixo. Tenha o maior cuidado para não empurrar as fezes entre as fibras do tapete. A pá deve ser usada com habilidade e cuidado.

Após a remoção é necessário que você umedeça um pano com água e um pouco de detergente. Esfregue o local, porém, sem fazer o uso de força para não acabar estragando o tecido do seu tapete. Depois de limpar bem o local você deverá passar um outro pano (úmido somente com água) para limpar o detergente.

Para finalizar você deve colocar um pano ou um papel seco em cima do local, isso vai ajudar a remover o excesso de água. Se o mau cheiro permanecer no tapete você pode usar uma receita caseira que mistura dois terços de água morna e um terço de vinagre ou mesmo comprar produtos específicos para isso em pet shops.

Limpando Xixi No Tapete

O xixi no tapete pode ser uma fonte inesgotável de bactérias, dessa forma é necessário limpar a urina do animal o mais rápido possível. Quanto mais rápido você limpar mais vai conseguir evitar o mau cheiro. Além disso, se a urina permanecer por muito tempo no local o cão ou gato pode entender que ali é o seu local de fazer necessidades.

A primeira a coisa a se fazer para limpar é retirar o excesso de urina do local, seque o máximo que for possível com um pano ou papel toalha. O melhor a fazer para não espalhar a urina pelo tapete é colocar o pano ou papel toalha sobre o local, aguarde até que o líquido seja absorvido.

Para evitar sujar os seus sapatos prefira aqueles que tem sola de borracha como chinelos, por exemplo. Após remover o excesso de urina do local você deverá ainda passar um pano que esteja embebido em água e um pouco de detergente, fundamental para uma limpeza completa.

Para se livrar do cheiro de xixi que pode ser forte você pode usar novamente uma receitinha caseira, misture dois terços de água morna e um terço de vinagre. Use a mistura para limpar eficientemente o local.

Outras Dicas

Além do mau cheiro as necessidades dos animais feitas fora do lugar indicado podem acabar gerando manchas. A melhor forma de resolver esse problema é depois de remover o excesso de xixi e limpar o local colocar sobre a mancha uma mistura feita de amido de milho e vinagre branco.

Espere que a mistura seque sobre o tapete e depois de umas três ou quatro horas retire a mesma usando um aspirador de pó. Se o problema é que o mau cheiro persiste você pode usar uma receita caseira de álcool e vinagre em partes iguais, se preferir pode ser somente o álcool.

Porém, é essencial ter certeza de que a superfície resiste ao produto e não acabará se desfazendo, desbotando ou rasgando.

Resolvendo o Problema

Para resolver essa questão é importante que além de limpar as fezes e urina feitas nos locais errados o dono ensine o seu amigo bicho qual o lugar certo para isso. Nos pet shops você encontrará produtos como sanitários para animais e tapetes higiênicos que tem como objetivo contribuir para a limpeza da casa e do seu bichinho de estimação.

Esse tipo de produto ajuda o dono a ensinar ao cão ou gato que existe um local específico para a urina e com o passar do tempo o bichinho compreende que não pode se aliviar fora do local certo.

Educando o Cão Ou Gato

Cães

Escolha um local da sua casa para fixar como o local da urina e das fezes. Em seguida coloque o tapete higiênico nesse local. Siga as instruções da embalagem do tapete, basicamente esse tapete tem um cheiro que atrai o animal para urinar nesse local. Se ainda assim o animal persistir em fazer xixi no local errado leve-o para o tapete depois da urina.

Lembre-se de ter paciência e nada de esfregar o focinho do bichinho no tapete, com o tempo ele vai aprender sozinho e você poderá levar o tapete para qualquer lugar da casa. Outra opção interessante é dos tablados higiênicos que podem ser usados em conjunto com os tapetes e até mesmo com jornais velhos.

Esse tablado consiste numa plataforma gradeada que deverá ser colocada em cima do jornal ou mesmo do tapete e que servirá para que o seu cão fique menos em contato com a urina, bem mais higiênico.

Gatos

No caso dos gatos é inevitável contar com uma caixa de areia. Você poderá comprar uma caixa dessas em lojas de produtos veterinários. Saiba que existem diferentes tipos de caixas e de areia. Cada animal se adapta melhor a um tipo de areia então faça testes com o seu gato para saber qual será mais atraente para que ele faça xixi no local certo.

O odor das necessidades dos gatos costuma ser bem forte então mantenha o bom hábito de limpar pelo menos uma vez ao dia, se possível logo após ele usar. Quanto menos tempo a urina e as fezes do gato ficam na caixa menos tempo o odor tem para se espalhar pela casa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *