Dicas Para Evitar a Coceira No Animal De Estimação

Quem tem animais de estimação deve sempre estar atento a alguns sinais que seu animalzinho dá durante a vida, algumas pessoas não sabem, mas coçar demais pode ser sinal de alguma doença, tudo bem que é natural que seu animal coce o ouvido, lamba o meio dos dedos, a barriga, mas saiba que quando o animal passa a se coçar muito, ele muda o seu comportamento você vai perceber que ele deixou de brincar, de comer, e até mesmo deixou de dormir para poder se coçar e às vezes essa coceira é compulsiva.

A inquietação do animal para coçar, morder, lamber é natural nos cães e podem ocorrer por uma variedade de causas que podem ser nocivo ao seu animal. Os cães esfregam, lambem, coçam, e também mordem por várias razões, pode ser por alergias, parasitas, e até mesmo por tédio, já sabemos que é normal o nosso animal de estimação se coçar, mas se a coceira está freqüente, ele tem queda de pelos, o corpo ferido, tem falta de apetite, se ele perdeu peso, se tem alguma infecção pela pele é melhor procurar seu veterinário, pois ele vai investigar e descobrir o tratamento adequado.

Doenças Causadas Pela Coceira

São muitas as doenças que causam coceiras no animal a mais conhecida é a sarna, mas temos as alergias, pele seca, desequilíbrio hormonal, os parasitas. As causas mais freqüentes são:

  • Dermatites alérgicas: podem ser causadas pela picada da pulga ou por inalantes, a picada da pulga causa uma coceira intermitente com queda de pelos, ocorre mais na base do rabo nas pernas e na barriga, mas pode ocorrer em outras partes do corpo, como no seu dorso, para tratar usamos anti-pulgas e se a alergia estiver muito forte tratamos com corticóides, antialérgicos, já os inalantes, que podem ser a poeira, os ácaros, pólen, os desinfetantes, e outros produtos químicos que seu cão pode aspirar, a coceira começa no abdômen mas vai se espalhando pelo corpo, tem a queda de pelo, as feridas na pele com infecção, seu pelo fica seco ou engordurado e sua pele fica escura, tratamos com anti-alérgicos, corticóides, xampus medicamentosos e se houver feridas tratamos com antibióticos.
  • Alergia medicamentosa: a coceira aparece primeira na barriga e vai se alastrando por todo o corpo, além da coceira ele tem queda de pêlo, feridas na pele, o pelo se torna seco ou engordurado e a pele se torna escura, para tratar evite o medicamento que apresentou a alergia, use antialérgicos, corticóides ou não esteróides, xampus medicamentosos e também antibióticos se houver feridas infectadas.
  • Alergia alimentar ela é conhecida como dermatite genérica-alimentar essa alergia é causada pelo excesso ou pela falta de algum nutriente na sua alimentação ou pode ocorrer a sensibilidade do animal a um componente da sua alimentação, a alergia apresenta coceira, perda de peso, queda acentuada de pêlo, vômitos e também diarréia, os tipos mais comum dessa dermatite é a falta de zinco e também pela falta de vitamina A, em alguns casos há coceiras intensas pelo corpo todo, queda generalizada dos pelos e feridas por toda pele. Para o tratamento usamos antialérgicos, corticóides ou não esteróides, os xampus medicamentosos e antibióticos. 
  • Sarnas–Sarcóptica: ela também é chamada de escabiose canina, tem como causa o ácaro sarcoptes canis. Seu contato acontece por contato ou com o animal ou com os seus objetos, a sarna começa com uma coceira intensa na cabeça, no abdômen e nas patas, a sarna causa perda de peso, queda dos pêlos, vermelhidão na pele, infecções, a pele vai escurecendo, deve-se tosar o cão para retirar a fonte de alimento dos ácaros e assim inibimos a proliferação das bactérias anaeróbicas, podemos usar também soluções parasiticidas a base de amitraz ou lindane, usa-se antibióticos e antialérgicos para os casos mais graves.
  • Demodécica: conhecida como sarna negra ou demodicose  é causada pelo acaro demodex canis.  O cão perde os pelos da cabeça e nas extremidades do corpo, há coceira intensa quando esta associada à infecção bacteriana, o contágio se dá por contato direto nos primeiros dias de vida, os sintomas só aparece quando há baixa resistência no primeiro ano de vida ou em cães muito velhos, se você não tratar a pele vai ficando escura, aparecem crostas, ulceras, pus e há sangramento, tratamos com acaricidas a base de amitraz, e para combater a infecção bacteriana usamos antibióticos. 
  • Otodecica: tambem conhecida como otoacariase, ela é causada pelo acaro Octodectes cynos, aparece com intensa coceira nas orelhas e pode se estender pelo pescoço e pela cabeça aparece um cerume enegrecido que precisa ser tratado, pois podem aparecer lesões próximas a regiões. O contagio se dá por contato direto. Para tratar usamos gotas otológicas de acaricidas a base de amitraz diluída em óleo mineral, a dermatite seborreica normalmente vem acompanhada de dermatites que causam feridas infeccionadas, também acarreta caspa, coceira e queda de pêlo, as raças mais suscetível a desenvolver esse problema são como beagle, Cocker spaniel inglês e pastor alemão, para tratar usamos xampus.
  • Acne: é uma espinha que causa coceira e queda de pelo geralmente aparece embaixo do queixo, tratamos com cremes antialérgicos e antiinflamatório e também com anti-fungos.
  • Queiletielose: é provocada pelo acaro Cheyletiella blakei, causa coceira intensa no dorso e no abdômen tratamos com carbamatos e com acaricidas a base de amitraz .
  • Rabujo: é o excesso de secreção das glândulas lubrificantes do ânus, o animal tem coceiras que causa infecção local e pode até se auto mutilar, tratamos com antibióticos. 
  • Tédio os cães podem desenvolver doença semelhante ao transtorno obsessivo do homem, ela aparece como coceiras, muitas lambidas e também com mordidas que podem causar incomodo grave ao seu animal.
  • Desequilíbrio hormonal se seu animal não estiver produzindo hormônio da tiróide suficiente ou está eliminando muito cortisol, podem aparecer infecções, você perceberá pequenas manchas vermelhas, e seu cão vai coçar, lamber quando estiver incomodado.
  • Parasitas a causa mais comum para seu cão coçar, lamber, morder, são os parasitas, as pulgas, os carrapatos, e os ácaros.

Sabemos que tem muitas razões para nosso animalzinho ter essa compulsão, assim devemos procurar um veterinário de sua confiança para descobrir a causa dessa coceira e para que seu bichinho tenha um tratamento adequado, só o veterinário pode determinar o tratamento dependendo das causas, o tratamento pode incluir a eliminação dos parasitas, com uso de produtos que só o veterinário pode aplicar, precisamos limpar o local onde seu bichinho vive, limpar tapetes, estofados para reduzir a infestação dos parasitas.

Se seu animal esta com alergias se faz necessária a troca dos alimentos que desencadeiam a alergia, seu veterinário irá recomendar uma dieta especial, você pode adicionar ácidos graxos na sua alimentação diária para combater o problema da pela seca e assim manteremos seus pelos mais saudáveis.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=szGKJ9DmyaE[/youtube]

Atenção: Somente o veterinário pode receitar medicamentos para tratar a coceira, ele pode recomendar o uso de antibióticos, esteróides, produtos para coceira, para tratar as manchas escuras da pele ou para as infecções.

Saiba que esse comportamento compulsivo vai afetar a qualidade de vida do seu animal, precisamos impedir que ele se coce, morda, lamba demais, algumas pessoas usam sprays amargos para desencorajá-lo a lamber, pode usar coleiras especiais, ou colar elisabetano, aquele que parece um cone. Faça bastantes exercícios com seu bichinho, lhe dê atenção, amor, pois em alguns casos o cão pode reagir à compulsão de coçar com medo ou com stress, você também pode treiná-lo para mastigar ossos e brinquedos para aliviar o stress

Para combater os parasitas precisamos tomar medidas necessárias como a dedetização da casa ou do canil, em intervalos de 15 dias ou mesmo semanal para acabar com a infestação. Para o cão temos quer dar banhos antipulgas, e carrapaticidas, podemos aplicar frontline ou um similar, também temos os banhos, precisamos tosar os animais para controlar a infestação, evite passear com seu cão em locais como construções, montes de areia, também corte a grama regularmente, evite canteiros e jardins por serem freqüentados por vários animais.

Enfim, são inúmeros os cuidados que temos que ter com nossos queridos animaizinhos, portanto cuide do seu companheiro e faça sempre uma visita regular ao veterinário para ajudar a tê-lo por mais tempo a seu lado.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=YfiuaYW9_LQ[/youtube]

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *