Dicas Para Encontrar Um Cão Perdido

Quando perdemos um cão é como se perdêssemos um membro da família, por isso, a dor toma conta de nosso coração e, em muitos casos, não conseguimos pensar direito e acabamos tomando decisões erradas, desperdiçando um tempo precioso, que acontece nas horas que são posteriores ao desaparecimento. Para ajudar nas buscas de seu cão, o melhor a fazer é seguir alguns passos, que podem fazer toda a diferença.

Dicas Para Encontrar Seu Cãozinho Perdido

A primeira coisa a ser feita é pensar, mentalmente, traçando um círculo nas redondezas da casa onde o animal morava. E, então sair em busca de todos os possíveis lugares. Quanto mais rápido essa medida for tomada, maiores são as chances de ele ser encontrado. Por isso, não deixa para depois, às 24 horas seguintes são as mais importantes.

Faça Buscas Pela Rua

  • A rua é o primeiro lugar para onde o animal corre. Algumas vezes por curiosidade, outras por medo e até para se divertir mesmo. Por isso, percorra todo o trajeto que foi vislumbrado anteriormente, de preferência a pé ou de carro, sempre chamando pelo nome do animal.
  • Pare as pessoas que estiverem pelo caminho e pergunte se elas não viram algum cão com as características do seu. Se já tiver tido tempo de fazer os folhetos com a fotografia, entregue a elas e peça, caso o vejam, que entrem em contato.
  • Busque informações com lixeiros, carteiros, seguranças da rua, motoristas de ônibus, porteiros de prédios, pois essas pessoas são aquelas que andam frequentemente pelo bairro, e, com isso, têm uma maior chance de localizar o cão.  Além disso, peça ajuda ao carteiro, caso possa, distribua pelo bairro o panfleto e o deixe também em farmácias, padarias e restaurantes, pet shop e clínicas veterinárias.
  • Tenha especial atenção para fazer a divulgação em pet shop e clínicas veterinárias, pois há chances grandes de seu animal passar por esses lugares caso seja encontrado por pessoas de bem.

Coloque Cartazes Nas Árvores e Ainda Deixe Folhetos Em Caixas De Correio Das Pessoas Da Redondeza

  • Esse procedimento é bastante importante, e ajudará que mais e mais pessoas tomem conhecimento do sumiço do bichinho e que se comovam com a ideia, podem ajudá-lo bastante.
  • Tome a lista telefônica em mãos e faça um breve levantamento dos estabelecimentos comercias regionais, coloque cartaz em cada um deles desde que tenha foto, para que a identificação seja mais facilitada e peça para que as pessoas entrem em contato se encontrarem por ali algum animal com aquelas características.
  • Caso não o encontre em até uma semana, refaça todos os lugares que colou cartazes e cole-os novamente, pois muitos deles podem ter sido estragados ou corroídos com o excesso de sol e chuva.
  • Do lado de fora de sua casa coloque roupas sua e brinquedos de seu cão, assim ele poderá sentir o cheiro de longe e voltar assim que conseguir.

Se Achar Que o Animal Foi Roubado, Avise a Polícia.

Isso tem sido bastante comum, o roubo a cães de raça. Caso seu cão possa ter sido roubado o aviso à polícia é bastante importante, já que eles podem fazer uma investigação melhor e encontrar o mais rápido possível o animal.

Faça Visitas a Abrigos De Animais e Canis

Muitas vezes o cão pode ser sido levado pela vigilância sanitária da cidade, então pode estar preso em algum canil, especialmente se não levar consigo alguma identificação de localização. Não precisa ir a todos eles, mas faça um levantamento daqueles que ficam mais próximos à região de onde você mora.

Além disso, visite o Centro de Controle de Zoonoses, também chamado popularmente de “carrocinha” e leve algo que possa identificar seu animal, como carteirinha de vacina, e fotos. Caso não possa passar por lá sempre, ligue ao menos duas vezes durante a semana.

Faça Uso Da Mídia

Contrate o som de carro que passeia pelo bairro e faça a publicação do desaparecimento do animal no jornal e no rádio. Além disso, não se esqueça de fazer cartazes e faixas bem grandes, que possam ser observados por todos que passam pelo local, isso faz com que todos fiquem mais atentos.

  • Não se esqueça de fazer buscas também à noite, período no qual o silêncio é maior e o nome do animal pode ser escutado a uma distância mais extensa.
  • Fale sempre com o maior número de pessoas.

Como Fazer o Folheto e o Cartaz

  • Espalhar o folheto com os dados e a foto do animal é extremamente importante. Isso porque várias pessoas não conhecem determinadas características vinculadas a raça, e, muitas vezes veem o animal mais não conseguem reconhecê-lo. No cartaz ponha somente as informações mais importantes, deixando-as em tópicos, e jamais texto corrido.
  • Ponha as informações o mais direto e simples possível, para que as pessoas que estejam circulando olhem e assimilem tudo na hora, assim não perderão tempo lendo um texto grande demais.
  • Coloque em letras grandes a informação: PROCURA-Se ou PERDIDO bem no topo, para que chame mais a atenção. Logo abaixo ponha uma foto recente e bem nítida do animal, sendo importante que seja colorida, e abaixo da mesma ponha alguns dados importantes, como, por exemplo:

Sexo, raça, Idade, Nome

Abaixo coloque o em que o animal se perdeu, além da rua, bairro em que o mesmo tenha sumido.

Não se esqueça de colocar o contato, como email e telefone e o nome da pessoa responsável. A palavra RECOMPENSA deve estar colocada bem grande, mas sem que haja uma estipulação de valores.

O ideal é que o cartaz seja impresso no tamanho A4, que o padrão para uma folha de sulfite, e depois é só tirar xerox do mesmo, fazendo diversas cópias. O ideal é que seja feito o Xerox colorido, para que a foto e as informações fiquem mais nítidas e chamativas.

O Uso Da Internet

A Internet também pode ajudar bastante na busca de seu cão. Para isso, entre em sites que fazem a publicação de animais perdidos e cadastre sua perda. Entre no maior número de sites que puder, assim, todos poderão ter acesso às informações do animal e suas chances de encontrá-lo se tornam maiores.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *