Conceito de Biotipos

Diversas são as características que definem uma pessoa. Popularmente uma pessoa é caracterizada por cor de cabelos, formato de nariz, formato do corpo, se tem um corpo mais magro, mais forte ou mais gordinho, dentre várias outras características. As vezes são essas características que acabam por indicando e fazendo o reconhecimento de pessoas para outros grupos. Na medicina e na área da saúde é importante usar essas características para agrupar as pessoas em um perfil que nos contam se essas são mais ou menos propensas a doenças. Para se referir a essas características as pessoas costumam usar o termo biótipo, que fala sobre as características corporais que uma pessoa apresenta.

Na área médica o biótipo é definido ao verificar ângulo de charpy do indivíduo, altura, índice de massa corpórea, peso, comprimento dos braços e esse comprimento de braços em relação ao corpo. O ângulo de charpy é o ângulo que se forma ao colocar a ponto do polegar abaixo do manúbrio, final do osso esterno, e o indicador e palma da mão acompanha as costelas. Se o ângulo formado entre os polegares for maior que 90 graus indica um indivíduo brevilíneo, quando o ângulo for de 90 graus indica um individuo mediolíneo e um ângulo de charpy menos que 90 graus indica um indivíduo longilíneo.

Além desse ângulo deve ser considerado a altura do individuo que irá indicar através de uma tabela com a altura média da população local se o individuo está dentro dos padrões ou é maior ou menor do que o padrão para sua idade e sexo. Outro parâmetro de análise é a relação dos brações com o corpo. Se a medida que vai da ponta do dedo médio até a outra ponta do dedo médio, com o individuo com os braços em flexão de ombro a 90 graus, for igual a metade da altura indica que esse individuo é mediolíneo, mas se essa relação for maior ou menos indica um individuo longilíneo ou brevilineo, respectivamente.

Já o índice de massa corpórea irá mostrar se o biótipo dessa pessoa está adequado para sua altura. Esse índice é calculado ao se dividir o peso da pessoa por sua altura ao quadrado. Se o valor der entre 19.99 e 24,99 significa que o individuo está com o peso adequado para sua altura. Se o resultado for inferior a esse intervalo indica que a pessoa está com peso abaixo do que é considerado normal para sua altura e um valor superior indica peso acima do adequado para a altura.

Outra maneira de se definir e caracterizar o biótipo é através de características físicas, mas sem ser tão específico com mensuração de regiões do corpo. Nessa definição há uma subdivisão de diferentes biótipos em 3 formas: ectomorfo, mesomorfo e endomorfo. Os ectomorfos são reconhecidos por serem pessoas magras, com baixo percentual de gordura em seu corpo. São aquelas pessoas que conhecemos e que por mais que comam continuam magras, pois tem grande dificuldade em ganhar peso. Já os mesomorfos são aquelas que tem facilidade tanto para ganhar quanto para perder peso. Possuem uma estrutura de corpo mais próxima do que é considerado ideal e os indivíduos endomorfos são as pessoas que são o oposto dos ectomorfos. Esses ganham peso com facilidade e tem dificuldade em emagrecer.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *