Como Proteger Os Pets Dos Pernilongos

Pernilongo é algo que incomoda a todos, ninguém está imune a ação horrível deste bichinho, porém nossos animais de estimação sofrem ainda mais, eles não tem os repelentes e nem sabem como reclamar. Por isso devemos ficar muito atento aos sinais de incomodo de nossos animais, afinal pernilongo também transmite doenças.

 

Os Males Que Os Pernilongos Trazem

Muitas vezes as picadas de insetos não prejudicam os animais, mas se for picadas mais intensas poderá deixar seu animalzinho com anemia, e desencadeando várias doenças como dirofilária, leishmaniose, alergias entre outras.

Como falamos, muitas vezes a picada do inseto ocasiona uma coceira, uma irritação, inchaço, mas também pode ocorrer muitos problemas como febre, vômitos, fraqueza, fica em choque, fica com batimentos cardíacos acelerados, a respiração fica mais rápida, e algumas doenças que podem chegar a afetar o coração (enfraquecer) do seu pet.

 

A vermifugação é uma forma de proteger seu animal das picadas de insetos, com a medicação ele ficará livre dos vermes e também dos pernilongos, mas com a picada do pernilongo, de abelhas, de vespas a área afetada pode ficar dolorida, inchada e o animal ter alguma reação alérgica ao veneno que foi depositado pelo inseto, e isso pode ser um problema grave, pois as larvas (dirofilaria immitis) transmitidas pelos insetos entopem a cavidade cardíaca e prolifera a população de vermes, que cresce e causa a insuficiência dos músculos e isso vai reduzindo o bombeamento de sangue e provoca fadiga no animal.

Conhecendo Algumas Doenças

Como já falamos a dirofilariose é uma doença infecciosa que afeta cães e gatos pode incapacitar ou ate matar os seus animais, ela é provocada pela picada de mosquito.

A  dirofilariose provoca lesões graves antes de aparecer os sintomas, saiba que quando os sintomas aparecem a doença já está muito avançada, com lesões que não tem mais cura.

Um cão infectado apresenta tosse crônica, diarreia, vômitos, cansaço, apatia, falta de apetite, falhas cardíacas. O tratamento é muito caro, o animal precisa ficar em repouso, tomar duas injeções para matar os vermes adultos, depois numa segunda fase do tratamento o animal precisa tomar medicamento para eliminar as microfilarias do sangue, depois começa um tratamento de prevenção da doença.

O cão é infectado pelo mosquito que transmite a doença de um cão doente para um cão sadio, dentro de o animal infectado vão ser produzidos pequenos vermes (microfilarias) que vão se libertar na corrente sanguínea do animal.

 

Depois de duas ou três semanas as microfilarias estão desenvolvidas e se tornam larvas infectantes e são transportadas a outros animais, quando estas larvas estiverem no animal, as larvas vão para o coração onde se desenvolvem e se tornam adultas e voltam a se reproduzir e vão para a corrente sanguínea e assim gera um ciclo da dirofilariose.

Se você acha que seu animal foi contaminado procure um veterinário para fazer a analise do sangue dele, para prevenir a doença não ande nos locais onde existem mosquitos, você pode usar coleira contra os mosquitos.

O Tão Temido Calazar

Outra doença transmitida pela picada do inseto é a leishmaniose, que é uma doença infecciosa comum nos países quentes, a leishmaniose é uma doença transmitida ao cão pela picada de uma espécie de mosquito, o mosquito pica um cão infectado e assim absorve o parasita, quando ele vai picar outro cachorro para se alimentar de seu sangue, transmite o parasita que vai se reproduzir e assim provocara a doença, um cão infectado contamina os mosquitos quem ao picar cães ou o homem transmite a doença.

Geralmente a doença se revela quando já está num estado muito avançado e apresenta alguns sintomas como: queda de pelo, o animal emagrece, fica fraco e também apático, aparecem feridas que são difíceis de cicatrizar, tem um aumento exagerado das unhas, e também a dilatação do fígado e do baço.

Para tratar procure um veterinario para fazer o diagnóstico, se suas suspeitas se confirmarem precisamos iniciar o tratamento o mais rápido possivel, pois ele é longo, saiba que essa doença no cachorro é incurável, porém pode ser tratada, o tratamento vai eliminar os sintomas e o animal terá uma vida de boa qualidade e com o tratamento o cão deixa de ser transmissor e passa a ser um portador. No homem se a doença for diagnosticada a tempo tem cura.

Como não existe vacina para leishmaniose podemos tomar alguns cuidados para evitar que seu animal seja infectado, devemos evitar as zonas que tenham água parada, evitar passear no inicio da manhã e tambem no final da tarde.

Cuidando De Nossos Animais

Saiba que com a temperatura quente as nossas casas ficam cheias de mosquitos, insetos, o barulho irrita, as picadas incomodam, além deles transmitir doenças para nossos familiares e também para nossos animais de estimação, e  protegê-los é fundamental.

Uma picada desses insetos pode provocar muitas doenças, algumas muito graves, alguns pernilongos são perigosos para a saúde dos animais como os do gênero culex e aedes (dengue), com a vermifugação os animais ficam protegidos pois a medicação se espalha peloo organismo do animal afastando os insetos. No verão as infestações são frequentes, mesmo que o ambiente seja limpo, e desinfetado.

Os insetos colocam seus ovos e suas larvas e assim contaminam, mesmo nos ambientes arejados limpos. As pulgas tambem aparecem com o calor e infestão o ambiente.

Os Principais Insetos Que Aparecem No Verão São:

  • Mosca varejeira – é grande e esverdeada, se alimenta de tecidos necrosados, ela coloca seus ovos e larvas em locais com secreção, forma as miiases ou bicheiras. Limpe muito bem os ambientes e tambem matenha o animal limpo, use repelente a base de citronela, procure o veterinario para ajudar no controle com medicamentos preventivos.
  • Mosca berneira – coloca uma larva por picada, fica um nódulo na pele do animal, coça muito e atrai as moscas varejeiras, temos que manter o ambiente limpo  colocar repelente no ambiente para controlar use frontline, revolution, capstar para prevenir a doença;
  • Pernilongos ( culex e aedes) – causam alergias nas orelhas, olhos, nariz e na barriga use repelentes a base de citronela no corpo do seu animal, existem repelentes naturais, também use coleiras especiais com ação repelente;
  • Pulgas – a infestação de pulgas acontece durante o ano todo, elas vivem no animal e se alimentam do sangue dele, dedetize o ambiente, e no mercado encontramos vários produtos para combater as pulgas.

Agora que você já viu algumas doenças, lembre-se de usar um desinfetante de citronela na sua casa, a citronela ajuda a espantar os mosquitos, por isso, use produtos com esse agente para que o mosquito não se aproxime do animal. Use repelentes naturais, como os feitos com álcool, cravo e óleo corporal infantil.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • foi bom ter lido isso

    Lila 8 de abril de 2015 1:33

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *