Como Escolher Entre Cão Ou Gato?

Animais domésticos oferecem a seus donos companheirismo e amor incondicional. Na verdade, existem numerosos estudos que comprovam que possuir um animal de estimação reduz os níveis de estresse e promove uma sensação geral de bem-estar. No entanto, a escolha de se ter em casa um gato ou um cão às vezes pode ser uma tarefa difícil para um proprietário do animal. Ambos são adoráveis, mas há diferenças consideráveis.

Muitos aspectos são semelhantes entre os dois animais: ambos têm quatro patas, ambos adoram os donos (de formas diferentes), ambos são adoráveis e ambos precisam de cuidados constantes como você daria a seu filho ou a si mesmo. Por mais fácil que pareça cuidar de um animal domestico por ele não ser um humano, eles são seres que precisam de muito mais que apenas uma vasilha com agua e uma com comida. Veja a seguir pontos a considerar em sua escolha.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=7FnCtUJDOgc[/youtube]

O Espaço a Ser Destinado Ao Animal é Um Ponto a Ser Analisado

Ao escolher entre esses dois animais de estimação, a primeira coisa que você precisa considerar é o seu espaço disponível em casa. Cães normalmente precisam de mais espaço para correr ou podem ficar estressados e ate agressivos (claro que há exceções), enquanto os gatos podem ser felizes em um apartamento menor. Os gatos ocupam também bem menos espaço que os cães, principalmente os de raças de grande porte e por isso é necessário muito mais que apenas uma varanda para acomodar um animal. Se você mora em um apartamento, o condomínio também pode ter restrições quanto aos tipos de animais de estimação são aceitáveis.

O Cão Exige De Você Caminhadas Diárias Ao Menos

Em se tratando de acompanhamento do dono, os gatos são mesmo animais mais independentes e saem na frente. Eles odeiam coleiras e odeiam ficar do lado do dono quando ele não quer. São animais, como dizem seus donos, com personalidade. Um cão ira exigir de você caminhadas regulares, uma tarefa que pode ser difícil se você mora em uma grande área urbana e não dispõe de tempo. Caso ele não caminhe, irá fazer as suas necessidades em casa e ficar bem estressado com o espaço restrito.

Se Você Viaja Muito, Considere Ter Um Gato

O nível de tempo que você tem para se dedicar a cuidar de seu animal de estimação é outro fator importante a considerar. Os gatos são criaturas independentes que precisam poucos de cuidados, mas os cães precisarão de treinamento e supervisão. Se você tem um trabalho que requer noites no escritório ou viagens frequentes, possuir um cão pode ser mais difícil, a menos que você tenha alguém para compartilhar a responsabilidade de cuidar de seu animal de estimação.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=bZ95KB0wYFY[/youtube]

A facilidade com a qual os gatos vivem o tornam um animal ideal para quem mora sozinho ou dispõe de pouco tempo em casa. Eles são práticos: tomam banho sozinho e depois de ensinados, fazem suas necessidades na caixa de areia sanitária e é só limpar depois. Comem menos porque no pior dos casos chegam aos seis quilos e já são obesos, o que deixa a comida em um alimentadouro de fácil acesso. Já os cachorros são bem dependentes e ficar sozinhos não é uma boa para tais animais, pois o estrago pode ser bem maior que ter um gato.

Se Você Quer Um Companheiro, Um Cão é o Animal o Qual Procura

Gatos são lindos, fofinhos e bem dóceis, mas quando eles querem. Eles adoram sim carinho e podem ser bem amáveis (não a maioria, é bem verdade), mas os cachorros costumam cair nas graças dos donos desde o primeiro dia. Eles são muito dependentes de carinho e adoram estar do lado simplesmente por estar. Toda esta simpatia não existe mesmo com o gato, por isso os cães são considerados entre os animais como o melhor amigo do homem.

Os gatos são mais tranquilos e quando mais velho dormem bastante, em especial durante o dia (seus hábitos são noturnos). Crianças podem não curtir muito ter gato em casa se o projeto é um animal para brincar, levar para viagens e jogar bola com ele. Gatos brincam mais sozinhos, mas também curtem ficar perto do dono. Contudo, não tanto e nem com o mesmo carinho e intensidade que os cachorros.

No Quesito Destruição, Os Dois Animais Empatam

Não dá para enumerar quem vai destruir mais a sua casa, depende bastante do animal e do ensinamento do dono. Muitas pessoas e veterinários contam que gatos não podem ser domesticados, mas estes animais aprendem bem rápido o certo e errado e não costumam ir em zonas proibidas quando o dono faz marcação cerrada.

É bem verdade que xixi e côco de gato são mais simples de serem limpos porque tem menor quantidade pelo seu porte, mas também há outros pontos a serem considerados quando se fala em destruição. Enquanto gatos têm unhas afiadas e prontas para destruir beiradas de cama, sofás e estofados em geral, cachorros te dentes e amam sapatos. Ambos roubam comida e ambos adoram uma boa bagunça.

Os Gatos São Mais Fáceis No Transporte

Dependendo do cachorro escolhido, você vai ter bem menos trabalho para levar seu animal ao veterinário. As caixas de transporte para gato servem tanto para os filhotes como para os mais adultos, com conforto até para dois gatos dependendo do porte.  Já com o cachorro o transporte pode ser bem complicado, por isso é essencial pensar neste ponto, em especial se você não tem um carro e o veterinário escolhido fique distante de sua casa. Muitos taxistas não aceitam o transporte de animais em seus carros com medo da sujeira e dos impulsos do animal.

Considere Levar Os Dois!

Apesar de serem retratados como inimigos mortais em desenhos infantis e filmes, cães e gatos podem viver em perfeita harmonia. Se há espaço e se pode bancar os custos, por que não? Enquanto o gato bem com sua beleza e sutileza, o cachorro traz a alegria e animação para a casa, brincando e saltitando toda vez que seu dono chegar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *