Como Cortar As Unhas De Gatos

E os gatos são animais que causam muitas contradições, muitas pessoas gostam, outras simplesmente detestam. Mas uma coisa todos devem concordar, os gatos são super charmosos, quando querem são muito amorosos, além de serem inteligentes e espertos. Assim como qualquer outro animal, ao se criar um gato se deve ter cuidados básicos, veja alguns a seguir, principalmente como e porque cortar suas unhas.

Os Gatos Também São Ótimos Animais De Estimação

Para quem não gosta de gatos, qualquer coisa que seja dita não irá convencer que os gatos também podem trazer muitas alegrias assim como os cachorros. O grande problema é que os gatos tiveram uma má fama espalhada, dizem por ai que eles são traiçoeiros e interesseiros, que não se apegam e nem amam seu dono, e o principal, eles se consideram os donos de seus donos, ou seja, não são submissos como os cachorros.

Por outro lado, gatos são tão carinhosos quanto os cachorros, ele são sim territorialistas e exigem uma certa exclusividade, gostam de comodidade e tem hábitos bem diferentes dos cachorros. Eles gostam de bons cuidados e são bastante independentes, possuem hábitos diferentes dos cachorros, mas você poderá se acostumar com tudo isso, quando adotar seu bichano.

Os Hábitos Dos Gatos

Por incrível que pareça, os gatos gostam de imitar os hábitos de seus donos, por isso se você dorme um pouco a mais, seus gatos podem dormir bastante também. Eles gostam de ter um horário especifico para comer e não gostam de sair de sua rotina.

Os gatos são animais muito limpos e que possuem costumes simples, gostam de afiar as unhas e de se lamber para tirar o excesso de pelos que cai do seu corpo. Talvez esse hábito de afiar as unhas seja o mais temido dos donos. Em casos de animais que não saem de casa por nada, qualquer sofá, cama ou mesa de centro sofre com a ação deles.

Perguntas Que Não Querem Calar

Uma das perguntas que povoam a cabeça dos donos de gatos é:

  • É possível retirar as unhas dos gatos para que meus móveis não sofram a ação deles?

Infelizmente os móveis sofrem quando os gatos precisam afiar suas unhas e elas não podem ser retiradas, isso é consideração mutilação segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária, esta lei é a mesma que proíbe a cirurgia de orelhas e retiradas de cordas vocais dos cachorros. Encontre outra forma de proteger seu mobiliário, sem mutilar seu gatinho.

  • Por que se devem cortar as unhas de gatos e quais os seus cuidados?

Recomenda-se cortar as unhas de gatos ocasionalmente para evitar os problemas com os móveis da casa e que os gatos arranhem seus donos e companheiros. Lembrando que se seu gato costumar fugir de casa, procure evitar o corte, pois com as unhas afiadas ele conseguirá escalar em muros e árvores, além de se defender de possíveis brigas na rua.

Ainda falando das unhas deve-se tomar cuidado na hora de cortar, pois as unhas dos gatos, assim com as dos cachorros são um pouco diferentes das unhas dos humanos, veja a seguir as dicas que são dadas, para tomar todas as providências na hora de cortas as unhas dos gatos.

O primeiro e principal cuidado é saber até onde se pode cortar as unhas. Nas unhas dos animais existem vasos sanguíneos, se seu animal for claro, quando você apertar a patinha dele e a unha ficar exposta, conseguirá ver o leito ungueal e assim saberá até onde pode cortar, veja a foto a seguir:

Em animais escuros visualizar esse leito fica muito difícil, então se você não tem costume peça para um veterinário cortar, ou corte somente aquela ponta mais afiada. Claro que acidentes acontecem, por isso se você errar a mão, cortar demais a unha de seu bichano e começar a sair sangue da unha dele, não entre em desespero, algodão e água oxigenada ajudam a estancara o sangramento.

E se realmente houver esse acidente, procure deixar para terminar de cortar as unhas depois que seu bichano tenha esquecido o problema, assim ele não ficará muito arisco e não tentará lhe morder ou arranhar.

  • Como apertar a patinha e fazer aparecer a unha do gato?

Como você sabe a unha de um gato é retrátil, portanto fica “escondida” dentro do dedo, então para cortar a unha é necessária que seja feita uma pressão no dedo para que a unha apareça e possa ser cortada. Atenção, a pressão que deve ser exercida é algo leve, que não machuque a patinha do bichinho, unhas afiadas aparecem mais facilmente, mas precisam dessa leve pressão para aparecer.

Acostume seu animal desde bebê com carinhos nas patas, dessa forma quando você for cortar não será algo novo e que assuste o gato. O estímulo é algo simples, como tocar na pata, ou colocar o dedo dentro de sua “almofada”, com o tempo o animal mostrará as unhas automaticamente, afinal eles adoram carinho.

Dicas Para Cortar As Unhas

E para finalizar, vejamos algumas dicas de como facilitar o corte das unhas dos gatos:

Carinho Nas Patas

Já foi comentado que se deve fazer carinho nas patas para acostumar os gatos a mostrarem as unhas sem que seja para afiar ou em um momento de proteção. Portanto, estimule seu animal!

Nunca Esteja Sozinho

Na hora do corte das unhas não fique só, é imprescindível que você tenha alguém que lhe ajude a segurar o animal, lembrando que o momento deve ser tranquilo e o animal não pode estar estressado, ele pode morder ou arranhar quem estiver por perto.

Mantenha Uma Rotina

Claro que ao manter uma rotina, você conseguirá acostumar o animal com o corte, ele deve começar a ter a unhas cortadas, desde bebê, acostume-o, mantenha uma rotina que será muito mais fácil de cortar. Também seja rápida e não perca tempo, se não tiver segurança no que está fazendo, isso vai acabar passando para o animal e tornando a tarefa mais difícil.

Tenha Arranhadores

Se você está cansado de ter os móveis destruídos, espalhe arranhadores pela casa, os animais vão deixar de lado os sofás e afiar as unhas nesses objetos.

Se ainda ficou alguma dúvida, entre no Youtube e faça uma pesquisa sobre “Como cortar as unhas dos gatos?” existem vários vídeos que acham e ensinam como fazer o corte. E caso não tenha segurança leve até um veterinário, e o mais importante o corte só pode ser feito com o cortador de unhas de gatos, uma ferramenta especifica que auxilia e faz um corte mais preciso.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • ganhou um like agora

    Dalva 7 de abril de 2015 0:16

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *