Como Acabar Com Carrapatos e Pulgas Do Animal De Estimação

Quem cria algum bichinho de estimação tem que ter muitos cuidados, afinal qualquer descuido pode ser fatal. E um do males que mais afligem os cachorrinhos e gatos, os animais mais domesticados que conhecemos, são as pulgas e os carrapatos.

Estes parasitas podem causar grandes problemas para o seu companheiro, uma das coisas que mais escutamos é que as pulgas e carrapatos representam um grave risco para as saúde de seus animais de estimação, pois eles são portadores de doenças e de vermes, e de quebra podem ajudar a desencadear alergias na pele do seu animal.

As Pulgas e Carrapatos

Quem conhece sabe os problemas que estes parasitas causam nos animais de estimação, não só nos bichos, mas em nós humanos também. Um dos grandes problemas é que as pulgas podem e vão se reproduzir com muita facilidade e também em uma velocidade inacreditável. E quanto maior for a quantidade deste bichinho asqueroso, comece a imaginar quais problemas podem originar, talvez várias lesões na pele ocasionadas por causa da coceira, e muitas vezes é por meio destas lesões que as infecções acontecem, pois as feridas se tornaram a porta de entrada.

Quando falamos em carrapatos a situação fica ainda mais crítica, pois ele não causa somente coceira, junto da coceira podemos observar que o animal pode ter uma anemia e também pode acabar se tornando portador de doenças como a Babesiose ou Piroplasmose ( transmitida pelo carrapato marrom , que destrói os glóbulos vermelhos) e também  a Erlichiose  que é causada por uma bactéria que destrói os glóbulos brancos.

Além dessas doenças, alguns animais ainda apresentam alergia as mordidas destes 2 tipos de parasitas, podendo gerar feridas horríveis que muitas vezes são super difíceis de serem curadas.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=vXsuKWni4lY[/youtube]

Forma De Contaminação e Como Evitar a Manifestação

Todos sabem que a forma de contaminação é indeterminada, o ambiente onde os animais de estimação ficam, pode conter estes seres, mas o seu animalzinho querido também pode acabar pegando as pulgas e carrapatos durante um passeio ou quando entra em contato com outros animais.

Infelizmente não sabemos como evitar que nossos bichinhos de estimação peguem carrapatos e também as pulgas, temos que prevenir essas infestações e assim impedir as transmissões de doenças.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=yh_f2A0GJ-k[/youtube]

Combatendo o Inimigo

Para combater o carrapato devemos evitar o contato de nossos animais de estimação com essa praga, sabemos que o período de maior infestação do carrapato  acontece entre os meses de abril e outubro, ou seja, a maior parte do ano, mas temos que manter o controle durante todo o ano, vejamos algumas dicas:

  • Vamos evitar passear com nosso cãozinho por locais com vegetação intensa, como canteiros, jardins, pois estes locais são foco de contagio;
  • Nunca devemos arrancar o carrapato, pois  pode infeccionar  a pele do seu bichinho, você pode usar um algodão embebido em álcool, éter ou canfora e apertar o carrapato;
  • Vamos dar banhos carrapaticidas, e se for uma grande infestação,  deve-se repetir o banho em média duas vezes ao mês;
  • Se seu animal tiver pelos longos, tose no verão, pois é nessa época que aumenta a procriação de carrapatos por causa da umidade e do calor, podemos usar produtos carrapaticidas de longa duração, pode ser em gota e também em spray, mas procure um veterinário para ter um tratamento correto.

Cuidando Do Local e Diretamente Do Animal

  • Se tratando do local em que seu animal vive, devemos aplicar um carrapaticida por todo o ambiente e repetir essa aplicação depois de 15 dias, e procure acabar com todas as frestas e com todos os buracos para que não fiquem ovos e larvas, você também deve mudar o produto aplicado a cada duas ou três aplicações para que o carrapato não fique resistente ao tratamento.
  • Se você percebeu que seu bichinho de estimação está com carrapato, lave-o com água morna e sabão, seque seu animal e aplique uma solução preparada com alecrim e água fervente, deixe descansar por uns vinte minutos e depois espalhe por todo seu bichinho. Deixe que ele secar ao ar livre.
  • Você também pode aplicar uma solução preparada com duas colheres de vinagre branco com uma colher de sopa de álcool em um litro de água, lave seu animalzinho de estimação e depois aplique esta mistura pelo seu corpo inteiro principalmente nas suas patinhas, não se esqueça de limpar a casa ou o canil com a mesma mistura caseira.
  • Podemos aplicar um chá de Capim Cidreira, que pode ser feito em casa, basta colocar um litro de álcool em um recipiente que possa ser fechado e coloque metade dele com erva cidreira fresca (Aquela de folha comprida) e deixe assim por 24 horas. Depois misture a solução que se criou a 10 litros de água e dez colheres de sopa de sal e coloque em 5 garrafas pets de dois litros. Depois você borrifa a mistura na casa toda a casa, 2 (duas) vezes por semana. E também aplique no quintal, no canil e em todos os lugares que podem surgir pulgas e carrapato.

Algumas Receitas Caseiras

  • O chá de cravo da índia também é bom para afastar o carrapato e as pulgas, você prepara a infusão (chá) e quando estiver terminando o banho do seu bichinho, você deve aplicar no ultimo enxágüe a solução de cravo, ela deixa um aroma agradável e ainda espanta os carrapatos e as pulgas.
  • Outra receita caseira é uma solução feita com dois copos de álcool de cereais (pode ser o comum), um copo de chá de alecrim (faça bem forte), e três pedras de canfora que você compra na farmácia. Você dilui as pedras de canfora no álcool e depois acrescenta o chá, coloque a mistura num borrifador e aplique no seu animal, tendo cuidado na hora de aplicar para não colocar nos olhos dele e também na boca, deixe por uns cinco minutos  e comece a catar se quiser depois de tirar as pulgas e os carrapatos você pode dar outro banho no seu animal de estimação. Você deve aplicar em toda casa, canil, quintal e em todos os ambientes que seu bichinho vive.

Para prevenir seu bichinho de infestação acrescente na ração dele, levedura de cerveja e alho, com cuidado podemos prevenir e também tratar nossos bichinhos de estimação com remédios caseiros, mas devemos procurar um veterinário, pois muitas vezes a infestação é muito grave.

Saiba que os carrapatos e as pulgas que podemos perceber no nosso animal é apenas 5% do valor total, os 95% restante das pulgas e dos carrapatos estão na nossa casa, no canil, no quintal, na varanda em todos os lugares, prepare soluções caseiras e aplique no animal e também em todo o ambiente que seu animal vive, anda, corre, brinca.

Ainda sob orientação de um veterinário aplique os medicamentos para acabar com a infestação, o Frontline Plus age na corrente sanguínea e seu bichinho ficara sem pulgas e carrapatos por um bom tempo. Ele deve ser aplicado na pele do animal, abra os pelos, na nuca do seu bichinho, assim ele não pode lamber o remédio, tome muito cuidado, pois esse remédio mata os carrapatos e as pulgas, mas também pode envenenar seu animal.

Outra dica é usar o talco Talfon Top, ele pode ser aplicado em todo o corpo do seu bicho de estimação, cuidado com os olhos e com sua boca, focinho, lembre-se que todo medicamento é tóxico, esse talco não é tão eficaz quanto o frontline. 

Também podemos usar a coleira Anti-pulgas seu efeito é de três meses, mas seu uso protege das pulgas, mas não as elimina.

Lembre-se, que você não deve aplicar o desparasitante externo de cachorro no seu gato, pois a composição dos medicamentos para cães é muito tóxico para os gatos. Também nunca devemos aplicar produtos que utilizamos para matar insetos e baratas perto dos filhotes e das fêmeas que estão gestantes e também os gatos não podem tomar banho com produtos inseticidas, ou carrapaticidas.

Vá fazer uma visita a seu veterinário antes de qualquer procedimento, cuidado com seu animal depois do banho anti-pulga, nunca deixe ele se lamber, produtos para cavalos e bovinos não é recomendado para os animais de estimação, suas dosagem são diferentes.

Agora que você já viu tudo isso, fique atento ao seu bichinho de estimação, qualquer sinal diferente procure levá-lo em um veterinário o mais breve possível, desta forma você evitará problemas mais sérios. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Este remédio butox e nome para poder tá colocando na água e lavando o quintal ele não e tóxico para o animal?Ou o melhor ea mistura de álcool com capimsanto. igual vc deram a dicas para borifar quintal?

    sandra 25 de abril de 2014 6:40
  • adorei as digas,.,.,.

    vania machado da costa 25 de abril de 2014 11:42
  • meu cachorro esta cheio de carrapato como de cuidar do cachorrinho de 4 meses

    renato souza 24 de setembro de 2014 17:26
  • gostei

    renato souza 24 de setembro de 2014 17:27
  • dicas excelentes

    renato souza 24 de setembro de 2014 17:28

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *