Zoologia

Os homens dividem com os animais o planeta desde o início da humanidade, e a vida dos animais independe da vida dos homens mas a vida do homem depende em muitos sentidos da vida dos animais, desde as minúsculas bactérias, até as abelhas que polinizam as flores. Assim para o homem conhecer profundamente a vida dos animais, é muito importante, e assim desenvolveu-se um ramo da biologia chamado zoologia, especialmente para o estudo da vida dos animais. Nesse artigo nós vamos falar um pouco sobre a zoologia, seu significado, sua abrangência e suas ramificações.

Invertebrados

Decifrando a Palavra Zoologia

Zoologia é uma ciência dedicada ao estudo dos animais. Como o próprio nome já indica, “zoo” significa animal e “logia” estudo, a zoologia é a ciência que estuda a biodiversidade das espécies animais, sua fisiologia, estrutura, evolução, classificação e o comportamento deles no meio ambiente onde vivem.  No entanto apesar de sua definição aparentemente simples, a zoologia tem um campo de estudo complexo e muito vasto,uma vez que os animais são classificados e agrupados de diversas formas diferentes, dividindo a zoologia em outras ramificações.

Zoologia

Espécie Animal e Suas Classificações

Por espécie animal entende-se a reunião de seres animais que tem semelhantes características e transmitem para sua descendência os seus caracteres originando novos seres que são também semelhantes. As espécies se distinguem entre si pelas suas características particulares, apesar de ser possível que possuam determinadas características iguais a outros animais que são “vizinhos”. Então chama-se  gênero grupos de animais diferentes que possuem determinadas características em comum. Assim sucessivamente os gêneros se reúnem em famílias, as famílias em ordens, as ordens em classes, as classes em ramos, e todos os ramos formam um filo ou Philo, e o  conjunto de todos os filos existentes formam então o reino animal.

Universalidade da Nomenclatura Binária

A fim de que a classificação e os conhecimentos sobre o mundo animal possam ser comuns a todos a classificação segue determinadas regras que são adotadas pelos zoologistas de todos os países, é a nomenclatura binária. Nesta o primeiro nome define o gênero e o segundo nome a espécie. O primeiro nome deve ser sempre um substantivo e o segundo um adjetivo de forma a diferenciar de outros animais da mesma espécie.  Essas designações são em latim e são revistas periodicamente por especialistas nos diversos grupos zoológico.

Terrestres

Subdivisões da Zoologia

O estudo da zoologia é sistematizado e devido a imensidão do reino animal esta ciência apresenta muitas divisões e subdivisões. Primeiramente podemos dividir os animais em animais vertebrados e invertebrados, além dos subreinos Eumetazoa, Mesozoa e , Parazoa, podem ser ainda heterotróficos, multicelulares e eucariontes. Uma característica comum a todos os reinos animais é que todos são ou foram móveis em alguma etapa de seu desenvolvimento. Em virtude dessas e de muitas outras lassificações a zoologia se subdivide em estudos de anatomia, fisiologia, filogeografia, biogeografia, ecologia comportamental, biologia evolucionista, cladística, filogenia, sistemática, taxonomia, paleontologia, etologia, biologia molecular, além de estudos especializados nas áreas de ornitologia, entomologia, malacologia,  mastozoologia, herpetologia, ictiologia, e muitas outras.

Enfim, a zoologia é um campo de estudo muito maior do que se pode imaginar num primeiromomento, pois o reino animal é muito diverso, com animais tão minusculos como pequenas bactérias até imensos animais como as baleias, além disso, as pesquisas estão permanentemente descobrindo novas formas de vida animal no planeta, pois os ientistas não se cansoam de buscar compreender e conhecer a interação e a organização que governa a vida animal, pois estes mecanismos também interagem na vida humana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>