Zoologia

Embora em muitos momentos o homem tenha a pretensão de achar que a única forma de vida relevante na Terra existe muitas outras espécies que fazem desse planeta um lar. A vida humana somente é possível porque outros animais lhe servem de alimento, realizam tarefas como a distribuição de sementes entre outros. Haja vista a importância que os animais têm para o planeta e para o ser humano nada mais justo que tenham um campo de estudo específico, a Zoologia.

A seguir vamos explicar um pouco melhor sobre o que é a Zoologia, do que ela se ocupa para estudo, qual seu significado e de que maneira ela é essencial para a vida do homem. Então embarque nessa aventura em meio à ciência que estuda a vida animal e não deixe de conhecer mais sobre as espécies.

Decifrando a Palavra Zoologia

Zoologia é uma ciência dedicada ao estudo dos animais. Como o próprio nome já indica, “zoo” significa animal e “logia” estudo, a zoologia é a ciência que estuda a biodiversidade das espécies animais, sua fisiologia, estrutura, evolução, classificação e o comportamento deles no meio ambiente onde vivem.  No entanto apesar de sua definição aparentemente simples, a zoologia tem um campo de estudo complexo e muito vasto, uma vez que os animais são classificados e agrupados de diversas formas diferentes, dividindo a zoologia em outras ramificações.

O Trabalho dos Zoólogo

Para se ter uma ideia da dimensão do campo de estudos da zoologia saiba que somente de espécies de insetos existe mais de 30 milhões. Além da análise em si das diferentes espécies de animais os zoólogo desenvolvem métodos para que possam realizar esses levantamentos. O trabalho incansável de zoólogo é o que permite a criação de coleções zoológicas que são patrimônios inestimáveis. Trata-se de um verdadeiro banco de dados uma vez que diversos grupos taxonômicos não são completamente identificados.

O estudo constante com a produção de conhecimento e bibliografia atual é imprescindível para a área da zoologia. O mais fascinante sobre essa área de estudo é que a pesquisa pode ser feita tanto através de pesquisas recentes como com base em estudos realizados há séculos. O homem sempre aprendeu sobre o mundo e sobre si mesmo através da observação dos animais.

Possibilidades Profissionais para o Zoólogo

Os profissionais formados em Zoologia podem trabalhar em zoológicos, em universidades e também para empresas privadas que tenham como objetivo a criação de animais. Existem algumas especializações nesse campo de estudo dentre as quais se destacam: Ictiólogo (especialista em peixes); Malacólogo (especialista em moluscos); Ornitólogo (especialista em pássaros); Helmintologista (especialista em vermes); Entomologista (especialista em insetos); Ficologista (especialista em algas); Herpetólogo (especialista em répteis e anfíbios); Cinólogo (especialista em cães) e Cetologista (especialista em mamíferos marinhos).

Espécie Animal e Suas Classificações

Por espécie animal entende-se a reunião de seres animais que tem semelhantes características e transmitem para sua descendência os seus caracteres originando novos seres que são também semelhantes. As espécies se distinguem entre si pelas suas características particulares, apesar de ser possível que possuam determinadas características iguais a outros animais que são “vizinhos”. Então chama-se  gênero grupos de animais diferentes que possuem determinadas características em comum. Assim sucessivamente os gêneros se reúnem em famílias, as famílias em ordens, as ordens em classes, as classes em ramos, e todos os ramos formam um filo ou Philo, e o conjunto de todos os filos existentes formam então o reino animal.

Universalidade da Nomenclatura Binária

A fim de que a classificação e os conhecimentos sobre o mundo animal possam ser comuns a todos a classificação segue determinadas regras que são adotadas pelos zoólogos de todos os países, é a nomenclatura binária. Nesta o primeiro nome define o gênero e o segundo nome a espécie. O primeiro nome deve ser sempre um substantivo e o segundo um adjetivo de forma a diferenciar de outros animais da mesma espécie.  Essas designações são em latim e são revistas periodicamente por especialistas nos diversos grupos zoológico.

A maneira como a classificação científica de espécies é realizada usa como base o trabalho de Carolus Linnaeus que foi o primeiro a fazer um agrupamento de espécies por suas características em comum. Conforme o tempo passou os grupos foram passando por revisões com o objetivo de incluir novas espécies e observar novos conhecimentos.

Ramos da Zoologia

O estabelecimento de mecanismos de estudo da zoologia se deu no fim do século XIX e tem diversas categorias em comum com o estudo de plantas. Conheça os principais ramos dessa ciência que visa o conhecimento, classificação e categorização das espécies animais.

Estrutura Celular

O estudo das células é essencial para compreender as propriedades estruturais da espécie. O trabalho de investigação das células é realizado em nível microscópico para organismos como bactérias (que são unicelulares) e também para seres complexos como o ser humano (multicelular).

Estudo da Fisiologia

Os seres vivos podem ser comparados a máquinas e dessa forma um dos campos mais relevantes da zoologia é o estudo da fisiologia que busca explicar de que maneira funciona a mecânica e a bioquímica desses organismos. Embora exista uma fisiologia animal e outra vegetal alguns conceitos de estudo são universais. O foco de estudo da fisiologia como um todo são os sistemas que compõem o organismo como o central, nervoso, respiratório, imunológico, circulatório e endócrino. O objetivo é entender como os sistemas funcionam de forma independente e juntos.

Pesquisa Evolucionária

O ramo que visa estabelecer as ligações de descendência e alterações que aconteceram com as espécies ao longo do tempo. O estudo biológico evolucionário é similar a paleontologia que tem como base de seu estudo os fósseis.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *