Tênia ou Solitária

Tênia ou Solitária  são os nomes populares pelo qual são conhecidos os vermes que são parasitas de varios animais vertebrados, entre eles o homem, aonde se alojam no intestino delgado, podendo chegara viver 15 anos no organismo humano, causando doenças e disturbios orgânicos.

Verme

Caracteristicas do Animal

As Tênias ou solitárias são vermes hermafroditas, de corpos segmentados em formato de fita e formado por anéis. O corpo da Tênia é composto pela cabeça ou escólex, que possui espinhos e ventosas por onde se fixam na mucosa do intestino do seu hospedeiro, pelo pescoço que é a região onde acontece a multiplicação celular do animal, que se desenvolvem, passando por um processo de maturação e se tranformando nas proglótides, ou anéis.  O conjunto desses anéis é então chamado de estróbilo, que possui os aparelhos sexuais feminino e masculino. O corpo da solitária é fino como uma fita, mas pode chegar a medir 15 metros de comprimento, e como o verme se autoreproduz, está sempre produzindo novos anéis, enquanto aqueles que estão gravidos são eliminados com as fezes do hospedeiro contaminado, formando assim o ciclo de vida da espécie.

Hospedeiros e Espécies

Existem varias espécies de Tênias que se abrigam em hospedeiros diferentes de acordo com sua espécie. Vale salientar que os hospedeiros são aqueles organismos que abrigam outro organismo vivo em seu interior, como os vermes, ou ainda sobre sí, como os piolhos, por exemplo. Os hospedeiros podem ser intermediários ou definitivos, no caso da Tênia, os hospedeiros intermediários mais comuns são o porco, os peixes e o gado, já o homem é o hospedeiro definitivo de quatro espécies diferentes de Tênia, a Taenia saginata que se hospeda no intestino do boi, a Taenia solium que se hospeda no intestino do porco, além da  Taenia asiatica e da Taenia Diphyllobothrium latum.

Sarginata

Doenças Provocadas no Homem

Especialmente através da carne de porco e de gado mal passada o homem pode se infectar com as duas espécies de Tênia, a Taenia solium e a Taenia saginata, que podem causar a cistivercose e a teníases, doenças que podem ser difíceis de eliminar, pois os vermífugos provocam cólicas e podem eliminar parte do corpo das tênias, mas elas se autoreproduzem rapidamente através da cabeça que é firmemente presa na mucosa intestinal. Os exames laboratoriais são a forma de se descobrir se o ser humano tem uma solitária dentro de si, e a melhor forma de prevenir é a higiene cuidadosa consigo e com os alimentos a serem ingeridos, fervendo muito bem carnes, tomando água fervida ou filtrada e lavando muito bem as verduras e frutas a serem comidas cruas.

Tênia ou Solitária

Apesar de assustador a idéia de possuir um verme desse tipo dentro do próprio organismo, ele é muito mais comum do que se pode pensar, atinfindo milhões de pessoas em todo o mundo.

16 comentários

  1. Gostaria de saber sobre medicação que deve ser tomada

  2. que bicho feio!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. nojeto venho!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. minha vo tem esse bixo mais a poucos dias ela colokou pra fora

  5. vei esse bixo é fei é pior que a minha professora de portuques

  6. o que posso fazer para eliminar e os sintoma

  7. por favor me mandem por email q tipo de remedio tomar eu fiquei vervosa com oq eu li eu tenho esses vermes e to preocupada por favor me respondam logo obrigado!

  8. legal a esplicação!
    que medicamento se toma para isso ? e é necesario procurar um medico?

  9. pow to fazendo trabalho sempre disso e uma chatice o nome do meu professor e almerio o chato

  10. o bixo nojento,cleeeeeeeeeedooooooooooo sai fora do meu intestino bixo feio

  11. sai fora de mim bicho feioso

  12. cara,que bicho enorme e nojento algo tao feio dentro de mim sai fora vai gruda em outro buraco deus me livre um bicho desse no meu intestino prefiro ficar 1 ano fazendo matemática

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>