Quero Doar meu Cachorro

Sempre que colocamos um gato ou um cão em nosso convívio diário, admitimos um compromisso para a vida toda. Por isso se torna fundamental que, antes de adotar ou comprar um animal, determinadas avaliações sejam feitas: haverá tempo, atenção, e recursos financeiros suficientes para suprir as necessidades do animal? Afinal, é uma nova vida dependente totalmente de pessoas que cuidem dela com compromisso e responsabilidade.

Segundo estudos, no Brasil há aproximadamente 32 milhões de cachorros, e 10% desse total estão no total abandono. Se pensarmos apenas em termos de São Paulo, por exemplo, isso quer dizer 200 mil de cães, ou seja, existe uma grande carência de lares para tantos cães. Então, reflita com carinho: você não pode realmente continuar a cuidar desse animal?

Quero Doar Meu Cachorro: Tem certeza? Como Fazer? 

Antes de doar seu cão, pergunte-se: eu não posso mesmo ficar com ele? Muitas pensam em desistir do animal por situações que poderiam ser resolvidas. Pensando bem, às vezes determinadas tomadas de decisões, alguns ajustes, podem evitar sofrimento e dor para ambas as partes.

Se a desistência é em razão do comportamento do animal, já buscou ajuda de alguém especializado, dicas de treinamento na internet ou coisa do gênero? Nos dias de hoje existem especialistas em modos comportamentais de animais e ainda livros com várias dicas úteis para se conseguir solucionar problemas simples. Caso não tenha condições financeiras, busque ao menos conseguir informações com proprietários que tenham mais experiência no assunto.

Caso o animal apresente problemas de saúde que você não tenha condições financeiras de arcar, já pensou em procurar um veterinário e propor um parcelamento do tratamento ou alguma ajuda da prefeitura de sua cidade, pois sempre há veterinários do município que podem ajudar no assunto.

Outra ideia é promover uma “vaquinha”entre os familiares e amigos que estejam dispostos a ajudar no cuidado com seu animal. Muitos certamente entrarão nessa com você.

Mas se o problema for mudança, não ache logo que de cara que seu animal não irá se adaptar ou não caberá em seu novo Apê. Muitos cachorros de grande e médio porte acabarão ficando mais felizes próximos de seus donos, o que importa é levá-los a passeios todos os dias, para liberarem sua energia e fazerem suas necessidades. Agora, se a razão é que o condomínio ou o dono do apartamento não permite animais, mostre que seu amigo é diferente e que pode muito bem conviver sem problemas com os demais moradores.

Finalmente: Caso conclua realmente que este é o momento para ficar sem seu cão, jamais o abando na rua. Além de isso ser um crime, é um ato degradante e cruel. E, não espere que ele seja acolhido por alguma alma caridosa, as coisas não acontecem assim.

O importante é que antes você procure alguém que esteja disposto a ter um animal de estimação, que irá dar a ele amor e carinho. Mas, caso não encontre ninguém disposto a adotar, procure um pet shop e veja se eles não aceitam ficar com seu animal por algum tempo, até que encontre alguém que se interesse, claro que você deverá arcar com os gatos que o animal der nesse período.

Também faça apelos via internet, em redes socias e ainda em sites que promovem a doação de animais de estimação. O destino desse cachorro está unicamente em suas mãos e, por isso, depende de você.

Caso Seja Necessário, Siga as Dicas Abaixo:

Prepare o animal

Faça a preparação de seu animal: Leve seu cão ao médico veterinário para que o mesmo seja vermifugado e vacinado, e, se possível até castrado. Este procedimento aumenta bastante as chances dele ser adotado. Se precisar, entre em contato com os profissionais da ARCA Brasil. Não existe possibilidade certa de redução nos preços e nem tratamento gratuito, mas eles terão disposição em ajudá-lo.

Busque pessoas interessadas

Busque interessados: Realmente, a relação boca-a-boca funciona. Sempre converse com pessoas que têm apreço por animais e demonstre qual sua real situação.

Divulgue

Faça a Divulgação: Use as Redes sociais: Twitter, Facebook, Blogs, ONGs, Sites de protetores independentes, agências de notícias que tratam com os animais… São diversos os canais que fazem a divulgação. Pode até ser que, em vários deles, quando alguém está em busca de um animal de estimação com as descrições prescritas:

Sites que podem auxiliar na divulgação:

  • www.webanimal.com.br
  • www.olharanimal.net
  • www.pataapata.com.br
  • www.animaisonline.com.br
  • www.anuncioanimal.com.br
  • www.petbr.com.br

Utilize cartazes

Cartaz: O velho e bom cartaz aumenta as chances de buscar um lar novo para o animal. No site lambe-lambe basta preencher os locais e mandar imprimir! Pregue os cartazes em clínicas veterinárias, pet shops, mercados e ainda em outros pontos com grande números de pessoas.

Caso o cão seja de raça, buscar contato com associações idôneas de criadores. Os mesmos poderão dar orientação ou inclusive querer ficar com o animal. Busque ainda eventos como Feiras que adotam os Animais.

Avalie para onde ele está indo

Faça a avaliação do novo lar: Veja se seu animal terá realmente os necessários cuidados, se o local que será abrigado está pronto para acompanhar o desenvolvimento do cachorro. Não deixe que seu animal fique sob os cuidados de qualquer pessoa. Veja se os candidatos tem conhecimento sobre o temperamento e comportamento da raça ou ainda da mistura delas, se os mesmos terão tempo para dedicar ao animal, enfim, se são realmente aptos para fazer tal adoção.

Enviar para abrigos?

Abrigos podem até ser uma ideia? Geralmente os abrigos enfrentam dificuldades enormes para acabar com as simples carências de seus animais. Os mesmos necessitam de apoio de todas as pessoas e ainda de uma gestão profissional, que deve compreender um veterinário que seja responsável. Mas, em razão do excesso dos animais, da falta de recurso e de estrutura, grande parte deles passa por enormes dificuldades para sustentar e controlar as inúmeras doenças do local.

A ARCA Brasil que auxilia no trato e cuidado com os animais, não conta com abrigos e nem faz o recolhimento dos animais. O trabalho dela é somente o de conscientizar a sociedade no cuidado e na guarda e posse responsável dos bichos, e ainda buscando influenciar políticas públicas através da replicação de projetos-modelo em todo o Brasil, como aquele que vem sendo feito na  cidade de São Paulo.

Em algumas situações da vida nos encontramos um momento complicado e precisamos infelizmente doar o cachorro da família. Seja por causa de mudança ou mesmo por causa de dinheiro é sua obrigação fazer uma doação do cão e não deixá-lo a própria sorte por aí. Para conseguir realizar essa doação com maior êxito é importante que o dono procure uma instituição que ajude a encontrar lares para os cães.

Já pensou em procurar uma ONG?

Existem muitas ONG’s em todas as cidades que têm como principal objetivo encontrar um novo lar para os cães. Entre em contato com uma instituição dessas e comece a planejar a doação do seu cão. Além de contar a ajuda de uma instituição dessas é possível para você divulgar entre os seus amigos que está doando o seu cão, pois assim se alguém se interessar pode falar diretamente com você.

O mais importante durante uma doação é se certificar que o animal ficará bem no seu novo lar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Quero doar a cachorrinha da minha avó ela é vira lata tem 1 ano é branca com manchas marrons de porte médio, já esta vacinada. infelizmente minha avó não pode mais ficar com ela. Quem puder ajudar entrar em contato com o e-mail: mayaravilgelinas@hotmail.com

    mayara 10 de setembro de 2014 12:12
  • Pequei um cachorro pela internet de doação .
    Ele tinha quatro meses e a pessoa que doou disse que ele não cresceria muito pois a mãe dele
    não era muito grande .
    Muito bem , moro num condomínio e minha casa é pequena,eu queria um cachorro pequeno por causa do lugar que moro.
    Passou os meses meu cachorro cresceu como porto médio grande ,ele é um cachorro para sítio.
    Ele não para quer correr é muito elétrico e eu não tenho quintal eu só tenho um pedaço da lavanderia.
    Ele não quer saber late muito e quer correr gastar muita energia pra descarregar só que onde moro não descarregar toda a energia dele.
    Ele tem um ano e três meses e sinto que ele sofre por não ter lugar para correr .
    Por isso preciso achar um sitio para ele viver feliz.
    Espero achar ajuda .
    Obrigado.

    Katia 11 de setembro de 2014 17:40
  • gostaria de dor dois pudo mistiso hatizap
    mae fililha

    Denilson 12 de setembro de 2014 20:06
  • tenho uma cadela muito linda com olhos azuis e cerca de 2 meses encontrei ela na rua dou ela a uma pessoa responsavel se acha que e essa pessoa ligue 912154909 mas nao se esqueça um animal nao quer so agua e comida quer amor carinho compreençao paciencia e ele retribui com amizade sincera

    daivaz 16 de setembro de 2014 5:12
  • Preciso doar urgentemente meu cachorro eh um poodle branquinho tem dois anos. Eh vacinado e bem cuidado mas estamos sem condicoes financeiras de cria-lo. Me ajudem….

    mercia 22 de setembro de 2014 16:52
  • Gostaria de doar meu cachorro labrador misturado com pitbull 5 meses muito brincalhao nao tenho tempo para ele pq trabalho gostaria de acha um dono p ele. Qualquer coisa entrar em contato pelo what sap ou ligar 967884237

    susana 25 de setembro de 2014 11:10
  • Sou louca para adotar um cachorro que tiver entre em contato

    Roberta 26 de setembro de 2014 22:56
  • Quero adotar um cachorro quem tiver um para doar entre em contato.
    robertaalves427@yahoo.com.br

    Roberta 26 de setembro de 2014 22:57
  • Tenho um cachorro de 04 meses, gostaria de doar, pois não tenho espaço em minha casa, quem tiver interesse liga, me manda email: margarida_souza_@hotmail.com
    Obrigada!

    Margarida Souza 28 de setembro de 2014 20:17
  • gostaria de saber se o cao 19 já foi adotado e qual procedimento para doaçao

    jacqueline 7 de outubro de 2014 8:17
  • Mudei para a casa da minha mae e infelizmente o cachorro perdeu seu quintal, me ajudem a achar um lar para ele…….

    junior 11 de outubro de 2014 0:26
  • quero doar meu cachorro um pooble,com urgencia

    kelly 11 de outubro de 2014 9:40
  • Quero doar meu cachorrinho porque onde vou morar não pode ter animal.. Ele tem 3 messes.ele e marrom.pelo baixo..cor dos olhos castanho claro..dócil.obediente..tdo de bom..que adotar não vai se arrepender..moro em balniario Piçarras. Meu numero 91099293

    Priscila borges 14 de outubro de 2014 9:59
  • Preciso doar minha cadelinha. O nome dela é Mel, tem dois anos, é branca, sem raça definida e muito brincalhona. Preciso doar porque não tenho tempo de cuidar dela e também não tenho espaço na minha casa. Quem estiver interessado, entrar em contato pelo tel: 984484468. Obrigado!

    Wendel Longatto 5 de fevereiro de 2015 14:19
  • boa tarde.

    Meu irmão tem uma cachorra mistura de vira lata com São Bernardo , idade 5 anos, nunca cruzou, não temos condições de cuidar dela. Pelo porte da mesma é uma boa vigia .

    Peço a alguém que tenha condições de cuidar dela e se interesse entre em contato, fone 99456-6909

    katia g. 5 de fevereiro de 2015 14:53
  • tenho a minha cachorrinha faz alguns anos ,mais nao to mais com tempo para cuidar dela ,minha vida esta muito corrida ,e nao posso deixar ela presa moro em apartamento e gostaria muito que alguem q quisesse de verdade e q tivesse condicoes de cuidar ….
    entrar em contato com esse e-mail :teteia.macedo@gmail.com

    stephanie 12 de fevereiro de 2015 14:59
  • eu preciso doar meu cachorro ele tem 5 anos é castrado e vacinado , não posso ficar com ele me mudei para um apartamento pequeno eles não permitem animais de médio porte ele é manso estou sempre pagando multa , se alguém tiver uma casa com quintal por favor me ajudem ajudarei com rações e no quer precisar gostaria de poder velo sempre que der , moro em SP no Itaim Paulista meu telefone é 95491-0381 tim obrigado me ajudem por favor

    Maria Silvana 17 de fevereiro de 2015 21:51
  • Estou muito triste em ter que doa-lo, mas por motivo de saúde em família , infelizmente, terei que me separar do meu amigo Thor.
    Preciso encontrar um novo lar e uma família que goste de cachorro que possa dar bastante amor e carinho.
    O Thor é cão muito brincalhão, que adora chamar atenção, pra conseguir carinho. O Thor tem nove meses de idade, porte médio,tem 20 k, tomou todas as vacinas, só não é castrado e uma raça Dálmata com Labrador.
    Então peço a todos , quem souber de alguma família que, queira adotar Thor.

    ALESSANDRA 19 de fevereiro de 2015 21:47
  • ola eu gostei da cadela de olhos azul e do cachorro Dálmata com Labrador. eu gostaria de saber si eles já foi a dotados ..e que tamanhos são eles obrigada por favor entre em contato … meu face para mando fotos dos cachorros …ana.fjm@hotmail.com me acc por favor até mas amo cachorro..

    Ana paula 13 de abril de 2015 20:59
  • Boa noite pessoal.

    É com muita dor no coração que estou pedindo ajuda para vocês, pois tenho um cachorro de um ano e três meses, é um poodo raciado com vira-lata chamamos de Apollo
    Preciso encontrar um novo lar e uma família que goste de cachorro que possa dar bastante amor e carinho.
    Apollo é cão muito brincalhão, que adora chamar atenção, pra conseguir carinho.
    infelizmente preciso doa-lo porque minha filha tem um probleminha de saúde em relação a animais com pêlos.
    essa indicação para doar meu cão foi diretamente do dermatologista o mais rápido possível.

    Peço a alguém ou instituição que tenha condições de cuidar dele e se interesse entre em contato, fone 8705-1898, procurar por Urlania.
    obrigada.

    urlania laerte mota 15 de abril de 2015 20:44
  • Oii eu qero doar um cachorro ele me seguio e eu fikei com do dele e peguei mais agora vou mora em apartamento ai ele n vai poder ir .
    Ele e um labrador nao tem nem um ano .
    Qauqer coisa me procura por esse numero 98276790. Entre em contato comigo pufavor eu mando a fotos se precisar

    Thainara 19 de abril de 2015 11:50
  • Eu estou doando um cachorra salsicha

    monalisa 22 de abril de 2015 8:39
  • preciso dor ar dois cachorros virá altas que minha mãe deixou. Ela faleceu e os bichinhos ficaram. eu não tenho como cuidar. por conta do local sem condições. me ajudem

    Almir Nunes 22 de abril de 2015 20:11
  • Olá! Estou doando um filhotinho de cachorro, ele não tem raça definida. É macho e bem novinho, provavelmente porte médio. Muito lindinho. ele é pretinho com patas amareladas, orelhinha baixa. Quem tiver interessado pode falar comigo no 98873691. Sou de Jacutinga-MG… Abraço

    tamybauchfernandes@hotmail.com 23 de abril de 2015 21:15
  • Oi estou doando meu pitbull 3 a ninhos, super dócil, porem não posso fica lo devido meu filho ter medo dele. Quem se interessar ligar 11980724760 sp

    amanda 24 de abril de 2015 11:22
  • Eu quero muito um chow chow moro em Maceió Alagoas em bebedouro e quero sabe se o seu chow chow já tem um novo lar !? Meu, tel:082 8898-8852 mirim liiga

    maxwell 24 de abril de 2015 16:36
  • Tenho uma cachorra com nome mel , vou mudar e la nao tem espaço ela é uma vira lata linda e acustumada com crianças meio porte .quero doar para alguem que cuide bem dela .fone.958133283

    carlos 24 de abril de 2015 16:48
  • tenho um cachorro sharpei macho 1ano preciso doar interessados 87756895

    luciana 27 de abril de 2015 23:28
  • estou com mistço dog alemão com labrador com 18meses e pretendo doar a quem se entereçar ligar para um breve contato fone 81 87527504. obs transporte por conta do novo dono . o nome dele é seven.

    luciano 1 de maio de 2015 17:31
  • Recolhi das ruas uma mamãe e seus filhotes,preciso doá-los com urgência,pois já tenho outros 2 cães e não tenho espaço para comportar os filhotes e a mamãe.Interessados entrem em contato : 20649681 ou e-mail deborahsantos0211@gmail.com.

    Deborah 16 de maio de 2015 14:08
  • Quero doar meu cao rassa lavrador tem 8 meses e como ele esta a crescer muito nao tenho condisoes para ficar com ele por favor me ajudem a dar lhe um lar urgente contato margarida.tic08@gmaik.com

    maria silva 18 de maio de 2015 14:54
  • BOA TARDE PRECISO DAR MINHAS CACHORRAS POIS NÃO TENHO ESPAÇO PARA ELAS MORA EM UMA CASA DE TRÊS CÔMODOS EU MEU MARIDO E TRÊS FILHOS E E NÃO TENHO MAS COMO FICAR COM ELAS DENTRO DE CASA.
    A CASA QUE MORO E DE ALUGUEL E FICA MAS COMPLICADO AINDA, DE INICIO GOSTARIA DE DAR ELAS A ALGUÉM QUE AME ANIMAIS E QUE TENHA UMA AMOR E ATENÇÃO PRA DAR…A NINA E VELHINHA ESTA SEGA E A MEL E BEBE AINDA MAS E SUPER CARENTE BRINCALHONA.
    A NINA NÃO TENHO CERTEZA SE QUERO DAR POIS TENHO MEDO DE QUE ELA MORRA DE TRISTEZA POIS ESTA CONOSCO A 10 ANOS A MEU JA A MEL ESTA A UNS 4 ANOS. BOM E ISSO !! OBRIGADA! ;(

    CINTIA 19 de maio de 2015 18:48
  • QUERO DOAR MEUS FILHOTES POIS NAO TENHO CONDIÇÕES DE FICAR COM NOVES FILHOTES PQ EU JA TENHO DOIS ESTÃO COM VINTES DIAS DE NASCIDOS POR FAVOR MIM AJUDEM

    SIMONICA MARIA DA SILVA 24 de maio de 2015 2:08
  • Estou doando 3 cachorros adultos, pois os donos morreram, e não encontrammos até agora alguém para cuidar deles, quem se enteresar entre em contato comigo,obrigada, elisabetepereira2013@bol.com.br 11986018728 tim

    Elisabete pereira 25 de maio de 2015 14:23
  • boa noite venho pedir a ajuda de vcs para achar um lar para meus dois cachorros pois estou de mudança para o estado do TOCANTINS de avião para o dia 10/06/15 e ainda não achei um lar para meus bebes estou desesperada por favor se puderem me ajudar agradeço

    elisabete fernandes leão 29 de maio de 2015 2:53
  • Preciso doar a minha cadela, ela tem um ano de vida e é uma ótima alerta em casa, adora crianças ela é meiga, carinhosa e obediente. Mas tem que ser para quem realmente gosta de animais. Estou doando, por falta de espaço, não tenho mesmo como ficar com ela. Entre em contato.

    Sergio 3 de junho de 2015 11:32
  • Preciso doar a minha cadela, ela tem um ano de vida e é uma ótima alerta em casa, adora crianças ela é meiga, carinhosa e obediente. Mas tem que ser para quem realmente gosta de animais. Estou doando, por falta de espaço, não tenho mesmo como ficar com ela. Entre em contato.Por favor Urgente!! 21 987291145 sm2@oi.com.br

    Sergio 3 de junho de 2015 14:29
  • ola pessoal tenho um cachorro que atende pelo nome de bill muito elegante adora criança infelizmente não dá pra ficar mais com ele ate por conta de espaço,…se alguem se interessar me ligue 11-974386065 moro em santo andre.

    wagner 10 de junho de 2015 16:14
  • Preciso doar uma cachorra mistura de pastor alemão com vira-lata. Ela tem 3 anos,é é otima para proteção da casa. É dócil com as crianças. Ela é porte médio, preta com algumas manchas marron.

    Arlete 15 de junho de 2015 16:31
  • urgente,cachorro medio (new) bege muito docil com dor no coraçao preciso de um lar para ele alguem tem espaço ? nao posso mais faicar com ele ?

    luciane 16 de junho de 2015 17:33
  • Gostaria de deixar uma palavrinha para aqueles que estão querendo se desfazer dos seus cachorrinhos, seja raçudo, mestiço ou vira-latinha mesmo. Eles sao todos iguais, cachorro e talvez o animal mais carinhoso e maravilhoso que o Senhor criou.
    Bem, todo brasileiro se diz cristão e se voce é cristão deve ter por regra de fé mas principalmente de vida a bíblia. Agora de só uma olhadinha em prov. 12.10, que diz que o homem justo cuida dos animais ja as misericórdias do ímpio são crueldades. Ou seja, que maltrata, abandona, não dá a mínima pro bichinho é ímpio e nenhum ímpio tem parte, de verdade, com o criador.
    Não há desculpas pra se desfazer do bichinho, um pouquinho só de esforço e de boa vontade e verá que é possível manter o bichinho, sim e ele recompensa com consideração e carinho.
    Eu tenho 4, todos recolhidos da rua, trato de mais uns 8 da rua e isso não é nenhum peso pra mim.
    Há mum vídeo na internet do Hitler, isso mesmo, o suposto assassino de milhões de pessoas, abraçando e beijando os cachorros. Ora se você maltrata, abandona, não considera o bichinho, você é mais cruel que o Hitler.
    Pense nisso

    antonio paes de souza 22 de junho de 2015 2:13
  • estou querendo um filhote de qualquer raça quem quiser doar estou aqui e entre em contato moro em Teresina Piauí. Bjs Mylallinda21@gmail.com

    Kamyla 2 de julho de 2015 20:00
  • Olá,

    Estou doando meu cachorro porque ele está muito agressivo, ele já mordeu minha mae e avançou em meu pai, tentou me morder também…minha mae vive com medo e está prejudicando a saude dela, niguém quer pega-lo por medo…más não queria que sacrificassem ele, se ele for educado será um otimo cão, o problema é que não temos como fazer isso, não temos tempo para isso, pegamos ele filhote, e ao crescer percebemos que era misturado com pitbull, no 1 ano ele era muito brincalão, más agora esta nos assustando, estou com medo que ele faça algo de pior … eu imploro me ajudem…

    gilmara 14 de julho de 2015 19:36
  • Gostaria de doar minha cachorra, quem adota-la ganha 200 reais de bonus segue link com fotos:

    http://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/animais-e-acessorios/cachorros/labrador-a-fila-preta-magie-5-anos-porte-medio-ganhe-200-reais-com-a-adocao-59896465?xtmc=Labrador+fila&xtnp=1&xtcr=9

    Desde já agradeço,

    Atenciosamente,

    Harmistong 16 de julho de 2015 14:03
  • Preciso urgente doar meus cachorrinhas tenho uma lhasa iapso de 06 anos e um que e raca misturada poodle com lhasa iapso com 07 meses, mas não posso mais ficar com elas vou me mudar em 02 meses e la não aceitam animais infelizmente, so estou lhe comunicando porque não encontrei ninguém para doa-los por isso peço esta ajuda.
    (11) 2339-3375 (11) 9576-70003

    viviane 26 de julho de 2015 13:31
  • Preciso me mudar e nao tenhom espaço para 4 caes estou desesperada.
    e meu marido me deixando louca com este problemao.
    Socorro me ajudem. Eles tem 10 meses, e a mae deles te 3 anos. De porte medio.

    marili 27 de julho de 2015 13:31
  • gente minha irma esta duando 7 cachorrinhos eles tem 2 meses e sao de rasa sao 3mulher e 4 homem qem tiver interesado entrem em contato com ela 018996198924

    eliane 27 de julho de 2015 18:59
  • Estou doando um cão vira lata com 2 anos, é um excelente vigia de quintal. Meu motivo: o meu tempo para cuidar melhor e dar a atenção necessário ficou muito curto, pois atualmente viajo muito e os compromissos aumentaram tendo as vezes que ficar o dia todo fora de casa.
    Qualquer interesse ligar (21) 964186959.

    Nelson de Souza 1 de agosto de 2015 14:55
  • Estou doando um cão vira lata com 2 anos, é um excelente vigia de quintal. Meu motivo: o meu tempo para cuidar melhor e dar a atenção necessário ficou muito curto, pois atualmente viajo muito e os compromissos aumentaram tendo as vezes que ficar o dia todo fora de casa.
    Qualquer interessado ligar (21) 964186959.

    Nelson de Souza da Silva 1 de agosto de 2015 14:58
  • ola pessoal tenho uma cachorra que atende pelo nome de meg.preciso doar ela pois me mudei e a minha casa e pequena nao quero deixala na rua ela e vira lata mais e pequena e muito sabida me ajudem a arrumar outro lar para ela.

    Paulo Ricardo 10 de agosto de 2015 23:14

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *