Quais são os Animais Ovíparos

Entenda mais sobre quais são os animais ovíparos e o que eles fazem na natureza

Você sabe o que são animais ovíparos? Se não sabe, está na hora de aprender. Ovíparos são animais que podem ter reprodução interna ou externa, mas a principal característica deste tipo de animal é que as fêmeas liberam os ovos de dentro dos seus corpos, no caso de animais terrestres. Normalmente as fêmeas já colocam os ovos fecundados, já nos animais aquáticos os ovos são expelidos pela mãe ainda sem serem fecundados.

O grande problema deste tipo de fecundação é que os ovos ficam expostos a predadores, dessa forma o risco de morte é muito grande e caso os pais não cuidem dos “filhotes”, podem acabar não os vendo nascer. Mas algumas espécies têm seus truques para que os rivais que ocupam o mesmo habitat não devorem os seus ovos.

Quais são os Animais Ovíparos

Quais são os Animais Ovíparos

O bacalhau, aquele mesmo que você costuma comer na semana santa, enquanto ainda está em vida, no mar, costuma botar grandes quantidades de ovos, mas em seguida ele os abandona a própria sorte e não sofre caso os pequenos sejam capturados.

Já as tartarugas procuram lugares bem distantes para depositar seus ovos em regiões que sejam mais protegidas e para que os ovinhos não sejam encontrados, elas inclusive visitam os ovos periodicamente para verificar se estão em segurança.

As aves, assim como algumas espécies de peixes, são grandes protetoras de seus ovos. Esse animais constroem ninhos em locais escondidos e passam boa parte do seu tempo vigiando os ovos para que os predadores não se aproximem. Aves e peixes, principalmente as aves, são capazes de entrar em brigas para defender sua cria.

Agora que você já sabe o que são os animais ovíparos e como se dá a fecundação dessas espécies, está na hora de saber quais animais além do bacalhau e das tartarugas se enquadram nesse perfil. Répteis como cobras, jacarés e lagartos, todas as espécies de peixes, como o próprio bacalhau, peixe beta e dourado e todas as aves, como gavião, pássaros e avestruz, são espécies ovíparas.

Falando em avestruz, uma curiosidade sobre este animal é relativa justamente aos ovos. As fêmeas botam os ovos fertilizados em um único ninho comunitário que é escavado no chão, tendo normalmente cerca de 30 a 60 centímetros de profundidade e capacidade para 15 a 60 ovos. Com um período de gestação de 35 a 45 dias, os ovos de 15 centímetro de comprimento e 12 de largura, são chocados pela mãe durante o dia e pelo pai durante a noite aproveitando a cor para a camuflagem. Após a eclosão dos ovos que pesam aproximadamente 1,5 quilos, os filhotes são criados apenas pelo pai. Os avestruzes têm expectativa de vida de 50 anos e pode variar de 30 a 70 anos.

6 comentários

  1. me ajudou muito a fazer a pesquisa que eu precisava obrigada

  2. a isso não me ajudou em nada so me atrapalhou mais p/

  3. que animais esquisitos;e bem encrassado

  4. esse saite não tem nada !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. eu não gosto desse saite !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>