Pica Pau Cara Amarela

Que somos privilegiados com o planeta em que vivemos, não é nenhuma novidade. A natureza que nos cerca não foi encontrada em nenhum outro planeta até hoje. Quando falamos de beleza natural, logo pensamos na diversidade de vidas que se abrigam por todo lado.

É incrível pensar que existe vida mesmo em temperaturas muito baixas ou altas e qualquer outra condição extrema. Por isso até mesmo cientistas não conhecem todos os seres vivos, muito menos pessoas leigas como nós.

Há algumas formas de classificação de seres vivos que já vimos durante a escola. Dentre elas os reinos são os mais importantes, dividido em cinco, temos o reino animalia, fungi, monera, protista e plantae. Todos são de extrema importância para o ecossistema em que vivemos, mas na maioria das vezes nos concentramos naqueles que podemos ver: animais e plantas.

Animais

Desde os mais primitivos até os mais complexos como o ser humano, todos os animais são essenciais para que a manutenção de uma cadeia alimentar de um habitat. E o ser humano tem sido cada vez mais cruel em relação a isso. Eliminando milhões de seres vivos apenas por um desmatamento, uma queimada ou simplesmente caça.

Como já comentado, os animais pertencem ao Reino Animalia, falando molecularmente são seres eucariontes, ou seja, possuem células com núcleos individualizados e com várias membranas. São heterotróficos, não produzindo seu próprio alimento, por isso se alimentam de plantas ou outros animais.

De acordo com a ciência os animais já estão presentes na terra há mais de setecentos milhões de anos. Muitos deles foram evoluindo, outros se extinguiram e alguns deles se tornaram seres humanos. A base para todos esses estudos são fósseis encontrados em pesquisas, por isso sabemos que mamutes e dinossauros existiram, mas que se extinguiram. Mas que animais como borboletas, águas-vivas e esponjas sobreviveram.

Invertebrados e Vertebrados

Vertebrados e Invertebrados

Vertebrados e Invertebrados

Como podemos ver cada animal possui características particulares. São dividimos em animais invertebrados e vertebrados. Estima-se que quase 95% das espécies são invertebrados, ou seja, que não possuem coluna vertebral. Nessa condição podemos encontrar animais microscópicos, como também de mais dez metros de comprimento.

Dentro da classificação de reino possuímos os Filos, dentro dos invertebrados encontramos os Filos Políferos, Cnidário, Platelmintos, Nematoides, Anelídeos, Moluscos, Artrópodes e equinodermos.

Já os animais Vertebrados podemos incluir o Filo chamado de cordados divididos em Peixes, Anfíbios, Repteis, Aves e Mamíferos.

Carnívoros, Herbivoros e Onivoros

Os animais podem ser classificados de acordo com sua alimentação. Animais carnívoros são que se alimentam de outros animais, por isso precisam sempre caçar e estratégias para capturar as presas. Já os herbívoros sobrevivem somente de vegetais e algas, possuem dentes específicos para corte de folhas e enzimas para digerir celulose.

E por último, os onívoros, classificação em que os seres humanos se encaixam, pois se alimentam de animais, vegetais e algas. Pode ser uma alimentação bem diversa e para isso apresenta algumas adaptações.

Aves

Aves

Aves

É uma classe bem conhecida do reino Animal, possuem sangue quente, penas por todo o corpo e também são vertebrados como já foi citado. Até hoje foram catalogadas mais de nove mil espécies de aves que em sua maioria vivem sobrevoando o céu.

Quando um animal possui sangue quente é chamado de homeotérmico e assim consegue manter a temperatura corporal constante, para isso é necessário bastante energia um metabolismo acelerado.

Outra característica exclusiva são as penas, que são as responsáveis pelo voo acontecer, ajudando as aves a se manterem aquecidas, sendo também um atrativo sexual e até mesmo ajuda em camuflagens.

O voo é uma adaptação para permitir fugir de possíveis predadores, facilitar a busca de alimentos, buscar novas moradias, além de melhorar o campo de visão e a realização de migrações em épocas específicas do ano.

Carinatas e Ratitas

Ratitas e Carinatas

Ratitas e Carinatas

A capacidade de voar divide as aves em dois grupos. Os carinatas são aqueles que já possuem músculos peitorais já desenvolvidos para batimentos das asas. Não necessariamente são voos grandes, como por exemplo a galinha que faz voos bem pequenos, ou então os pinguins que se adaptaram para o nado.

As ratitas são aves grandes que não possuem habilidade de voo devido a ausência de músculos necessários como por exemplo o avestruz e a ema.

Pica-pau Cara Amarela

É um pássaro bastante famoso por suas cores. Dentro das classificações existem outros tipos de pica-pau como o branco ou o anão. Seu nome científico é Dryocopos Galeatus e muita gente conhece ele por pica pau cara de canela.

Um animal bem difícil de ser encontrado e por isso há poucas informações sobre ele. Em relação aos outros, é uma ave bem grande com cerca de trinta centímetros. Sua penugem pode apresentar cores diferentes como barriga preta, peito marrom e a face pode variar entre as cores beges, branca e preta.

Pica-pau Cara Amarela

Pica-pau Cara Amarela

Da família Picidae, essa ave pode ser encontrada em solo brasileiro exclusivamente no bioma Mata Atlântica, porém se encontra em processo de extinção. São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina são os estados onde são mais encontrados, porém já foram vistos algumas famílias no Paraguai e na Argentina. Ao olhar de primeira pode parecer que ele não é muito amigável devido ao aspecto de suas cores. Seus ninhos se encontram cerca de três metros do chão o que dificulta ainda mais encontrá-los.

Extinção

A Mata-Atlântica de maneira geral já está em processo de extinção há algum tempo devido a grande área de urbanização encontra na região sudeste principalmente. Com muito desmatamento e queimadas, muitos animais ficaram sem local para viver e por isso acabaram ou migrando ou então morrendo.

Já são quase cem espécies de aves ameaçadas de extinção na Mata-Atlântica e dentre elas se encontra o pica pau de cara amarela. Já faz alguns anos que ninguém o vê, sem nenhuma foto ou então comprovação, o grande medo é que o animal tenha se extinguido por completo.

Infelizmente os ambientes em que eles viviam são os mais atingidos pela construção de estradas, lares e indústrias. Uma pena pois é um animal muito bonito de se apreciar, por isso as autoridades responsáveis estão a procura para ajudar na proteção e na reprodução.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • peso tempo de vida filhotes cade

    larissa 22 de outubro de 2013 19:20
  • quantos anos ele vive? e quantos ovos

    pedro vittor 6 de novembro de 2013 19:22
  • quantos anos ele vive? e quantos ovos e q cor?

    pedro vittor 6 de novembro de 2013 19:25
  • Ha mais ai tem pq esta ameaçado de extinçao e farios outros lugares nao …..

    Bruna 24 de setembro de 2014 22:21
  • onde ele fica

    guilherme 28 de setembro de 2014 14:54

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *