Os Animais Mais Feios, Estranhos e Bizarros Do Mundo com Fotos

Vivemos num planeta com uma extrema biodiversidade, embora, muitos de nós não tenhamos ideia disso. Existe uma grande variedade de animais na Terra e por isso é bem provável que você não conheça boa parte deles. Geralmente nos surpreendemos quando descobrimos que existe um animal que nunca ouvimos falar antes em especial quando se trata de um animal com visual inusitado. Animais e plantas das mais variadas cores, formas, cheiros. Todos possuem sua função e são muito importantes para manter o equilibro natural do mundo. Porém, embora grande parte dos animais seja realmente muito bonita, existe uma pequena parcela de animaizinhos que não estão no padrão esperado pelos humanos. Até alguns animais que são geralmente bonitinhos às vezes surpreendem com um exemplar completamente estranho.

Os animais mais estranhos do mundo

Os animais mais estranhos do mundo

Não podemos julgar um livro pela capa, nem muito menos um animal por sua beleza. Mas é fato que alguns animais assustam mesmo. Podem ser dóceis e até amigáveis, mas não são nada belos. A seguir temos uma lista dos animais mais feios do mundo, que realmente assustam apenas pela foto (imagina pessoalmente, não é mesmo?). Todos os dias os cientistas estão descobrindo novos animais e espécies em diferentes habitats. Não dá para conhecer todos os animais que habitam a face da Terra, mas podemos conferir algumas espécies que podem ser chamadas de “bizarras”. Basicamente são animais que saem do convencional. A seguir vamos listar alguns dos animais mais bizarros que você já viu.

Társio

Não tenha medo, ele não morde. Por mais que seja um animal estranho, este lindo animal da ordem dos primatas costuma viver em florestas e locais tão remotos que cruzar com ele é um evento raro e merece uma foto, mesmo que você não queira admirar a imagem depois. O seu aspecto assustador rendeu ao animal o apelido de demônio em diversas culturas.

Társio - o macaco mais estranho

Társio – o macaco mais estranho

O interessante do visual deste animal é seu mix de aparências: tem pelos como um macaco, mãos levemente articuladas como dos orangotangos, mas olhos enormes como os de coruja e orelhas como as de morcegos. Pode ter uma leve semelhança com um rato também por seu rabo comprido.

Veja informações mais detalhadas sobre o Macaco Tarsius aqui.

Peixe-Machadinha

Peixe Machadinha

Peixe Machadinha

Um peixe que pode despertar certa agonia em que olha para ele, encontrado nas profundezas do oceano costuma habitar águas tropicais e subtropicais de todo o planeta. A sua dieta se baseia em animais menores que vivem também nas águas mais profundas como os crustáceos copépodes. Uma curiosidade a respeito do peixe-machadinha é que ele é pequenino, tem em torno de 12 cm. Apesar do visual não muito amistoso ele é um animal inofensivo, contudo, achamos difícil que alguém consiga não ter medo ao olhar para ele por muito tempo.

Morcego “Yoda”

Morcego “Yoda”

Morcego “Yoda”

Os fãs de Star Wars com certeza entenderam a referência do nome dado a esse morcego que se caracteriza por ter nariz de tubo. Trata-se de uma espécie ameaçada de extinção cujo habitat são as florestas tropicais das Filipinas. Temos certeza que esse animal tem um visual bem esquisito e está no topo da lista dos animais mamíferos bizarros.

Um morcego que possui orelhas num tom mais escuro que o corpo e cheias de manchas amarelas, os seus olhos tem um tom de laranja e as suas narinas tem formato tubular o que faz desse mamífero quase uma caricatura. Mesmo sendo esquisitinho esse morcego é inofensivo e tem como base de sua alimentação figos e outros frutos, ás vezes pode comer alguns insetos.

Macaco de Nariz Achatado

Macaco de Nariz Achatado

Macaco de Nariz Achatado

Sabe quando você conhece alguém que parece ter alguma feição estranha, mas fica difícil identificar qual o motivo do “estranhamento”? Poderíamos dizer que isso é o que acontece com esse macaco de nariz achatado, pois não bastasse parecer que ele copiou o visual da plástica do pop Michael Jackson ele ainda tem um sorriso no mínimo bizarro.

Outra espécie curiosa que se encontra ameaçada de extinção em especial pela perda de habitat, atualmente, esse primata é encontrado somente na China (inclusive no Tibete) e no Vietnã. São animais cujo habitat é o de florestas montanhosas de até 4000 metros. Uma curiosidade é que estão na lista dos poucos primatas que conseguem uma boa adaptação ao frio.

Ave Urutau

Ave Urutau Camuflada

Ave Urutau Camuflada

Uma ave que é mestra em camuflagem; é bem difícil encontra-la quando ela resolve se esconder. Em geral esse animal é encontrado em regiões do México, América Central e América do Sul. Não podemos negar que mesmo ela se camuflando bem não tem como evitar que as pessoas reparem no seu bico extremamente curto e nos olhos grandes e amarelos. Uma ave que passa uma ideia de loucura em seu rosto, apesar disso é uma espécie inofensiva para o ser humano. A sua dieta se baseia em insetos que voam e morcegos.

Toupeira Estrela

Toupeira Estrela

Toupeira Estrela

A “toupeira estrela” quase tem garras maiores do que a sua cabeça e se observarmos com atenção perceberemos que o nariz desse animal tem apêndices carnosos que formam um tipo de estrela. Esses apêndices são cobertos de receptores sensoriais que tornam maior o seu sentido de tato, no entanto, a sua visão é bastante prejudicada.

Também chamada de toupeira-nariz-de-estrela esse animal tem uma excelente habilidade de natação e mergulho. Com as suas garras se tornou uma ótima escavadora e sua dieta tem como base larvas, minhocas, animais que rastejam entre outros. Pode ser encontrada com facilidade no Canadá e ao norte dos Estados Unidos.

Rato-toupeira-pelado

Rato-toupeira-pelado

Rato-toupeira-pelado

Olhando essa toupeira podemos pensar que ela está doente e por isso não tem pelos, mas na verdade essa é uma característica da sua espécie. Esse tipo de toupeira é encontrada em grande quantidade na África e com certeza não é um dos mamíferos mais bonitos do planeta.

Além de o fato de não ter pelos esse animal ainda se destaca por ter dentes bastante grandes que crescem através dos seus lábios de forma que o roedor nem mesmo precisa abrir a sua boca para conseguir abrir caminhos subterrâneos. Os dentes desses mamíferos são tão fortes que possibilitam que eles escavam através do concreto.

Axolote

Encontrado no México mais comumente, este animal é uma variante da salamandra de ambiente aquático. Vive em lagos não muito profundos, mas não é fácil de encontrar com um animal como esses.

Axolote - A salamandra aquática

Axolote – A salamandra aquática

O mais interessante deste animal é mesmo o seu aspecto estranho. Desprovido de pelos, ele parece um animal ainda em desenvolvimento por ter o tom da pele. Bem escorregadio, patas finas e bem coladas ao corpo. Poderia ser uma salamandra ainda nascendo se fosse vista. É um animal de pequeno porte, por isso ele mesmo na idade adulta, parece que não está completo em seu desenvolvimento.

O foco dos pesquisadores neste animal é sua capacidade regenerativa: se um membro for retirado, ele vai crescer de novo, mas isso se aplica apenas a patas e rabo.

O Axolote é um animal que facilmente poderia fazer parte do universo de animes como Pokémon e Digimon. Um tipo de salamandra que é exclusiva do lago Xochimilco. O bichinho tem uma carinha fofa e engraçada e ainda um “cabelinho” vermelho que lhe é característico.

O seu nome, Axalote, significa “monstro da água” na língua nahuatl dos astecas. Com esse visual fica difícil acreditar que alguém chame essa criatura de monstro, não é mesmo? Nem tudo são flores e esse anfíbio diferente está ameaçado de desaparecer em grande parte pela poluição que existe no seu habitat. O bichinho ainda não deu sorte e passou a ser considerado uma iguaria alimentar em algumas regiões do México.

Maiores informações sobre Axolote aqui.

Lagartixa-Satânica-de-Cauda-de-Folha

Lagartixa-Satânica-de-Cauda-de-Folha

Lagartixa-Satânica-de-Cauda-de-Folha

Um animal que poderia ser facilmente confundido com um personagem de filme de ficção científica. Os olhos são um dos destaques desse animal juntamente com a sua boca enorme que parece exibir um sorriso muito exagerado, não parece que cabe uma cabeça dentro dessa boca? A existência desse animal pode estar ameaçada pela destruição das florestas tropicais de Madagascar.

Macaco Saki

Esqueça a aparência amigável dos macacos de circo e filmes: o saki não é assim. Toda a cara desta espécime é coberta por pelos, por isso ele se torna um animal extremamente estranho. O pelo cobre até a área da boca, por isso ele parece sempre carrancudo. Seus pelos são de duas cores: preto e amarelo, sendo os mais claros os responsáveis por cobrir o rosto.

Macaco Saki da américa do sul

Macaco Saki da américa do sul

Este animal é de pequeno porte, não medindo mais que 50 centímetros e com uma calda relativamente curta. E vivem em diversas florestas na América do Sul. Como são pequenos e costumam viver em copas de árvores, são dificilmente visualizados por olhos menos atentos.

Vombate

Naturais da Austrália, os vombates são animais até mimosos com seu olhar meigo e sempre triste. Esses marsupiais possuem unhas enormes que dariam inveja a diversas mulheres. Seu pelo ralinho dá a impressão de que a pelugem vai desenvolver, mas não passa disso mesmo. Suas patas são curtas e por isso lembram macacos nas patas, cangurus no focinho e até pets por seu olhar calmo. Como é herbívoro, não faz mal a ninguém e não é um animal a se irritar fácil, por isso um ataque é improvável.

Diabo Da Tasmânia

Sim, ele existe e não é apenas um personagem de desenho animado. O animal conhecido por sua agressividade é um dos mais assustadores do mundo e entra na lista dos mais feios também. No exterior o animal lembra bastante um rato, com dentes finos e focinho fino. Suas presas enormes e bem afiadas fazem o contato com os humanos um risco constante. Este animal é um predador feroz e come inclusive o mansinho vombate.

Tudo sobre o diabo da tasmânia aqui.

Lêmure-rato

Se você assistiu ao filme Madagascar, conhece uma versão lúdica deste animal fofinho, mas estranho. São nativos da também ilha real de Madagascar, por isso costumam não curtir muito o contato com humanos. Mas ao contrário do que o filme relata, não possuem mais do que 30 centímetros na idade adulta, e por isso são animais que não oferecem um risco grande ao homem.

Sua aparência é um mix de diversos animais conhecidos: orelhas de gatos arredondadas, olhos esbugalhados como de ratos, mas patinhas pouco articuladas, também como dos gatos ou cachorros, se você preferir esta comparação. Seu corpo alongado lembra de macacos e sua pelugem vasta também lembra de macacos.

Lumpfish

Ele é um peixe encontrado em alto mar, mas com certeza é bem estranho. Ele não tem uma coluna vertebral predominante, mas sim sua massa que o cobre e se acaba parecendo uma grande gosma. Parece uma junção de moluscos mal feita, por isso é considerado um dos animais mais estranhos do mundo. Ninguém sabe se ele é comestível, pois pesquisas com o animal ainda estão em desenvolvimento.

Aye Aye

Se você olhou para a foto do Aye-aye e lembrou de um monstrinho do cinema saiba que está com a referência correta. De tão bizarro esse animal já serviu de inspiração parea a criação do design de um monstro de uma série de sci-fi chamada “Primitivo”. O animal inspirado no Aye-aye assombrava uma casa abandonada, dá para entender porque ele causaria muitos sustos, não é mesmo?

Trata-se de um primata que tem orelhas bem grandes como as orelhas de morcego além de olhos de um amarelo que não nos deixa muito seguros. Esse animal é encontrado principalmente em Madagascar e se encontra na lista de animais ameaçados de extinção em especial pela destruição que o ser humano causa no seu habitat. Além disso, os moradores locais acreditam que o Aye-aye é um causador de desgraça e por isso não hesitam em lhe fazer mal.

Este animal vive em regiões remotas da Europa e foi visto pouquíssimas vezes por pessoas comuns. Os pesquisadores o descobriram por acaso na verdade, um animal com hábitos noturnos e olhos realmente assustadores para uma visão noturna. O animal não possui em sua fase adulta mais do que vinte centímetros, e lembra diversos outros. Seus dedos altamente articulados são usados para cavar insetos, sua principal alimentação.

Lêmure frutífero, parece muito com um ratinho escaldado! Ele é nativo da ilha de Madagascar e, se você olhar com boa vontade, ele chega a lembrar o animalzinho do desenho Madagascar.

Maiores informações sobre o Aye Aye aqui.

Lori Esbelto

Pequeno, feio, mas com seu charme. A foto acima é original, mostrando o porte do animal já em sua fase adulta. Ele lembra bastante um macaco e também foi descoberto na natureza sem querer querendo, como um verdadeiro achado dado o seu tamanho na fase adulta. Alimenta-se de insetos e até curte o contato com humanos.

Caranguejo Yeti

Caranguejo com pelos? Uma única espécie na verdade. Este animal de água doce é raramente visto e quando encontrado, guardado para fotografias e estudos. O seu tamanho em comparação aos irmãos da espécime realmente assusta: chega a 20 centímetros de comprimento a maior espécime encontrada.

Tartaruga Matamata

Parece uma pedra, mas é uma tartaruga de água salgada que consegue se esconder muito bem entre rochas. Não é agressiva, mas não costuma viver bem com contato humano e só sai da água para colocar seus ovos, que também podem ser postos em um ninho marinho.

Miores informações sobre a tartaruga Mata Mata aqui.

Os 10 Animais Mais Estranhos e Bizarros do Mundo com Fotos

Existem animais lindos pelo mundo, mas também existem aqueles que são muito bizarros. Conheça a nossa lista de 10 animais mais estranhos do mundo:

Axolotl – Esse parece um Pokémon sorridente.

Axolotl - O Pokemon sorridente

Axolotl – O Pokemon sorridente

Proteus anguinus – Um anfíbio cego que vive nas cavernas da Europa.

Proteus anguinus - o anfibio cego das cavernas

Proteus anguinus – o anfibio cego das cavernas

Uroplatus phantasticus – É conhecida como a lagartixa satânica.

Uroplatus phantasticus - a lagartixa satânica

Uroplatus phantasticus – a lagartixa satânica

Tremoctopus violaceus – Esse animal é conhecido como o Polvo de Véu, o assustador é que o a fêmea pesa mais de 40 mil vezes que o macho.

Tremoctopus violaceus - O Polvo de véu

Tremoctopus violaceus – O Polvo de véu

Centrolenidae – Uma rã de pele transparente muito feia que vive em lugares úmidos.

Centrolenidae - a rã transparente

Centrolenidae – a rã transparente

Macaco-Narigudo – Esse macaco parece um dos Mupetts, bizarro mesmo com um narigão gigante.

Macaco-Narigudo

Macaco-Narigudo

Psychrolutes marcidus – Também chamado de peixe gota, é um peixe gelatinoso que vive nas águas profundas da Austrália.

Psychrolutes marcidus - o peixe gelatinoso

Psychrolutes marcidus – o peixe gelatinoso

Veja mais informações sobre o peixe gota aqui.

Peixe Sugador – Da família dos peixes gato tem características bem singulares.

Peixe Sugador

Peixe Sugador

Ocapi – Parece um cruzamento bizarro de girafa com zebra, mas é um membro menor da família das girafas.

Ocapi - a girafa zebra

Ocapi – a girafa zebra

Peixe Com Pernas – Um anfíbio que parece um peixe estranho com pernas.

Peixe Com Pernas

Peixe Com Pernas

Outras fotos de animais feios e bizarros da Natureza

Alguns animais são considerados feios por serem completamente diferentes dos que estamos acostumados a ver. Não só por isso, mas são completamente estranhos, mesmo.

Almiqui

Este simpático animalzinho (porém muito feio!) atende pelo nome de Almiqui. O bichinho é nativo de Cuba, mas está praticamente em extinção, devido ao desmatamento na região para o plantio de Cana de Açúcar. Sua aparência lembra a de um tamanduá, mas não é bonito quanto seu amigo. É um caçador noturno, e sua alimentação é tão exótica quanto sua aparência: seu prato predileto inclui larvas e insetos. É um animal que dorme o dia todo e sai da toca pela noite. Sua boca possui dentes protuberantes e pontiagudos. Tem um nariz muito aguçado, comprido e rosado. Alimentam-se de insetos e larvas.

Foto do Mamífero Almiqui

Foto do Mamífero Almiqui

Ai Ai

Até o nome deste animal é estranho! Habita as florestas de Madagascar. Infelizmente também está ameaçado de extinção, porque as pessoas da ilha possuem a crendice de que o bichinho traz mau agouro. Por este motivo, os habitantes do local matam todos os Ai Ais que encontram, indiscriminadamente. A procriação deste animal gera apenas um filhote por vez, o que dificulta ainda mais o combate à extinção dele.

Também se alimentam de larvas e insetos. Estes são animais não tão conhecidos que habitam o nosso maravilhoso planeta. Com certeza existem vários outros até mais exóticos, mas essa seleção não deixa de ser curiosa!

Possui um dedo mais comprido que os outros. É um animal solitário e visto somente de noite. Vivem em ninhos criados nas árvores altas.

Foto do Animal Ai Ai

Foto do Animal Ai Ai

Centrolenidae

São rãs que possuem a pele quase transparente, também conhecida como rã de vidro, pois quase todos os seus órgãos podem ser vistos devido à transparência.

Centrolenidae - A rã de vidro

Centrolenidae – A rã de vidro

Esquilo da Indonésia

Você deve estar se perguntando: “como uma espécie de esquilo pode ser feia? São seres tão adoráveis e fofinhos!”. Mas imagine um esquilo sem pelos. E com orelhas descomunais para seu tamanho. Sim, agora você tem uma idéia do que é esse pequeno mamífero. Eles possuem as orelhas maiores do qualquer outra espécie de esquilos. Eles não possuem pelos.

Esquilo da Indonésia - O esquilo sem pêlos

Esquilo da Indonésia – O esquilo sem pêlos

Equidna

Este animal é um monotremata, ou seja, é parente dos ornitorrincos (que também são bem esquisitinhos). Seu habitat fica na Austrália e Nova Guiné. Possuem uma grande capacidade visual, em parte pelos seus hábitos de caça, já que procura alimento a noite. É um animal nômade e geralmente age solitário, procurando um parceiro apenas para reprodução (que é feita colocando ovos). É um animal solitário e com hábitos noturnos.

Foto do Animal Equidna

Foto do Animal Equidna

Lêmure

Este animalzinho ganhou fama e a simpatia das pessoas depois que estrelou o filme Madagascar (em que animais de um zoológico de Nova Iorque se perdem e vão parar na ilha de Madagascar). No filme os lêmures são simpáticas criaturinhas festeiras. Na vida real, esse animaizinhos vivem nas florestas de Brunei, Indonésia e Malásia. Se alimenta de insetos, e é capaz de ingerir até 10% de seu peso por dia! Infelizmente, também está ameaçado de extinção. É um animal carnívoro, porém seu alimento preferido são os insetos. Este é encontrado sofrendo ameaça de extinção.

Foto do Animal Lêmure de Madagascar

Foto do Animal Lêmure de Madagascar

Uroplatus phantasticus

Conhecido mais como lagartixa satânica. Alimentam-se de insetos.

Foto da lagartixa satânica

Foto da lagartixa satânica

Ornitorrinco

Entre alguns dos animais mais estranhos da natureza está, com toda a certeza, o nosso já conhecido ornitorrinco, o clássico mamífero que tem bico e nadadeiras de pato e que, além de tudo, amamenta seus filhotes que nascem de ovos.

Foto Ornitorrinco nadando

Foto Ornitorrinco nadando

Dumbo Octopus ou Grimpoteuthis

Os Dumbo Octopus, ou Grimpoteuthis, parecem brinquedo infantil! Coloridos e muito fofinhos, estes animais marinhos certamente são estranhos, mas, mesmo assim, muito bonitinhos!

Foto Dumbo Octopus ou Grimpoteuthis

Foto Dumbo Octopus ou Grimpoteuthis

Animais Muito Estranhos – Conclusão

A natureza é algo muito belo! Não temos palavras para descrever quanto ela pode ser diversificada e maravilhosa. É incrível como o Brasil, por exemplo, pode ter tantos animais e plantas, uma riqueza que se estende na fauna, flora e também na cultura e nos povos que habitam esse lugar. Outros países também têm essa riqueza. Aliás, o mundo tem muito disso, basta percorrermos alguns quilômetros para encontrarmos paisagens completamente diferentes daquelas que vimos a algumas horas a atrás.

Existem animais lindos que nos tiram o fôlego e também fazem disparar vários flashes das maquinas dos fotógrafos profissionais ou também os amadores. São animais como as águias, o elefante, o rinoceronte, etc. Mas, existem animais que são diferentes de tudo aquilo  que geralmente vemos nas grandes revistas de animais, e que retratam a natureza. Mesmo assim são animais maravilhosos.

É complicado listas todos esses animais que são conhecidos como animais estranhos. Mas, temos alguns, como o Imperador Tamarin, que é macaco que é inteiro preto, mas tem um bigode muito grande e muito branco, fazendo com que ele se destaque perante os demais da sua espécie. Ele tem esse nome porque um imperador alemão quis incorporar o seu nome quando a espécie foi encontrada. Temos na natureza, também, o macaco de cara branca, que é conhecido por ser muito assustador. Como o nome já diz, ele tem uma cara inteira branca e o corpo todo preto. Ele tem um olhar muito profundo e está presente no Brasil. A anta pintada também é conhecida por ser um animal muito estranho.

Na verdade algumas pessoas não a acham feia, mas sim diferente. Ela é muito exótica e é normalmente utilizada pelos índios como um anima de estimação. O Hangfish sim é um animal bem peculiar. Ele é um peixe, mas que parece mesmo um caracol. É conhecido por ser um dos animais mais nojentos do muito. Ele se alimenta fazendo um enorme buraco em outro peixe e também em defuntos humanos que por ventura sejam jogados em alto mar e enfia vários dentes nesse buraco de onde tira a carne para se alimentar. A toupeira do nariz de estrela também não pode deixar de entrar nessa lista. Ao invés da cabeça, ela tem uma série de dentes que lembram um ouriço do mar. O macaco tromba chega a ser engraçado e não tão feio. Ele tem um nariz enorme que fica caído em frente a boca. Outro animal muito estranho é o axolotl, que é uma salamandra mexicana.

Logicamente, existem muitos outros animais estranhos e peculiares, mas eles são milhares, principalmente aqueles que ficam no fundo do mar, na chamada zona abissal. Mesmo que eles sejam  muito estranhos, merecem ser preservados.

 

Por fim, veja esse vídeo com uma porção de fotos de animais como gatos, cães, macacos, esquilos, ursos, etc. em posições ou situações engraçadas que são realmente hilárias. Vale a pena perder alguns minutinhos e conferir. Assista.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • ADOREI MUITO LEGAL EU PESQUISEI E ADOREI BICHO MUITO FEIO ESE LUPFISH OBRIGADO
    PIETRA

    PIETRA 1 de Março de 2016 16:36

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *