Características da Onça Pintada

A onça pintada, animal que infelizmente esta em extinção, porém a maior concentração de sua espécie esta localizada na América latina, tornando-se possível encontrar muitas no Pantanal. Mas ainda assim há quem acabe por se confundir entre as espécies e não sabem identificar uma onça pintada, de uma onça normal, ou até mesmo um jaguar.

Com relação às características da Onça Pintada, é considerada o maior felino do continente americano, porém há variações de acordo com as suas condições de vida, é possível encontrar onças com o peso entre 35 e 130 kg. Vale ressaltar que é bastante normal que os machos sejam maiores e mais pesados do que as fêmeas. E é possível encontrar animais com até 2,4 metros de comprimento.

Os pelos possuem cor amarelo-claro e castanho, e possui pequenas pintas ou manchas pretas ao longo de seu corpo que acabam por transparecer entre os pêlos. Mas assim como as zebras, elas nunca têm o mesmo formato ou até mesmo tamanho. De acordo com estudos, as onças que habitam regiões de florestas costumam ser menores do que as que vivem em áreas abertas como o Pantanal.

As onças tendem a se comunicar bastante entre si através de um som chamado espurro, que acontece pela “ausência” de ossificação na região da garganta. É possível notar o local onde a onça pintada habita, pois ela tem como forma de demarcação de seu território espalhar fezes, urina, e arranhar árvores.

Tem o costume de viver sozinho, se comunicando com outros animais de sua espécie apenas para a reprodução. O macho por ventura atinge sua maturidade sexual em até três anos, já as fêmeas levam até dois anos para chegar a esta etapa de sua vida, porém tendem a reproduzir, ou seja, dar sua primeira cria a partir dos três anos também.

O tempo de gestação de uma onça pintada dura entre 90 e 110 dias, e chega a ter no máximo a quatro filhotes, e estes acabam por acompanhar a mãe por um ano, onde abrem os olhos, aprendem a caçar, e a viver também de forma solitária na mata.

Algo que aflige bastante as pessoas, principalmente os fazendeiros que vivem na região do Pantanal, é que a onça pintada costuma invadir suas fazendas em busca de carne, porém não a carne humana, e sim a de gado doméstico. A caça deste animal é de fato proibida, mas quando há a invasão em território como as citadas fazendas, é possível que os donos acabem por atacá-las em busca de defender suas famílias e até mesmo o seu gado, que pode ser considerado como fonte de renda.

A comercialização da carne ou até mesmo da pele, é crime, sendo assim, caso encontre comerciantes deste tipo de produto, deve-se fazer a denúncia, afinal, o animal esta em extinção e sua maior concentração é localizada na America Latina.


Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Amei fiz a munha pesquisar ……………………..*-*-*-

    rayanne santos oliveira 27 de fevereiro de 2013 20:20
  • amei minha pesquisa vai ficar otima

    sophia 13 de abril de 2013 8:52
  • Gostaria de saber quais os tipos de Células quem tem Um Onça-Pintada

    Geêuh Reiis 29 de maio de 2013 18:10
  • Isso vai mim ajudar muito com meu trabalho escola..

    juliano B. Brasil 15 de março de 2014 23:49
  • amei muito bom me ajudou bastante obg ao site animais.culturamix vou falar pra todos os meu amigos desse site
    amei amei amei mesmo…
    beijos e tchal..<3

    jhessicka lima 24 de março de 2014 16:49
  • vai me achudar com meu trabalho de escola

    vinicius 25 de março de 2014 14:13
  • vai me ajudar com meu trabalho de escola

    vinicius 25 de março de 2014 14:30
  • Gostei muito da matéria e vai me ajudar muito no trabalho da escola

    Leandro 28 de março de 2014 21:58
  • bom gostei de mais da pesquisa,achei muito interessante e lindas as imagens…

    elizete oliveira motta 6 de abril de 2014 16:59
  • amei ficou otimo na pesquisa tirei nota 10

    fabianasantos 26 de abril de 2015 11:46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *