O Que é Espécie Biológica?

O conceito de espécie biológica foi estudado durante muito tempo pois o consenso entre os cientistas era diferente. Por definição, espécie é o agrupamento de animais que possuem a capacidade de cruzar entre si (se reproduzir) e são reprodutivamente isolados de outros grupos que compartilham as mesmas características. Quem propôs este conceito foi um cientista em 1963 chamado Ernst Mayr e é atualmente o conceito de espécie que utilizamos hoje, pois é o mais próximo do consenso que os cientistas e estudiosos da área encontraram.

Há quem diga que o conceito proposto por Ernst Mayr seja falho por algumas questões. Entende-se que resumidamente o conceito dele se passa por animais que compartilham mesmas características e conseguem se reproduzir entre si deixando descendentes férteis e vivendo em uma mesma população. Apesar de todos os esforços para então conceituar espécie, temos os animais híbridos. São animais de espécies diferentes mas que conseguem por algum motivo cruzar e deixar descendentes, como exemplo temos o cruzamento entre jumento e égua originando a mula. Cabe lembrar que o descendente de indivíduos cruzados de espécies diferentes não são férteis.

Então seguindo essa linha de raciocínio, durante a história aconteceram algumas coisas que fizeram o homem pensar nessas situações de necessidade de definição. As ideias de Darwin foram de encontro a algumas ideias para o conceito de espécie biológica, aqui vamos citar para vocês algumas causas que levaram à necessidade do Homem criar um conceito para o termo Espécie Biológica.

Temos que primeiramente analisar a maneira de pensar dos cientistas que aceitaram e propuseram o conceito de Ernst, ou seja, eles priorizaram o entendimento da verdadeira natureza dos animais, preferiram lidar com o palpável e real em contrapartida de definições hipotéticas e operacionais.

Também, Mayr não tinha um amadurecimento de ideias perante às teorias de Charles Darwin, a compreensão na época sobre as ideias de Darwin por Ernst não era de total plenitude.

Na época, Mayr e outro cientista do mesmo ramo, Dobzhansky foram influenciados por conceitos derivados de seleção fisiológica e um debate sobre o assunto, ou seja, houve um debate acerca dos temas de hibridismo animal e esterilidade e fertilidade referente aos híbridos, como já citado acima. Os dois cientistas também tinham referencias e estudos e principalmente críticas referentes à alternativa em usar o mecanismo biológico para classificar grupos e também de acordo com sua característica adaptativa, ao qual analogamente à seleção natural de Charles Darwin, determinava que o mais adaptado prevalecia na natureza e deixaria descendentes férteis.

Ademais, temos outros conceitos que servem de base para o entendimento da biologia e estão relacionados ao conceito de espécie biológica, vamos a eles:

  • População: População é um grupo de animais de uma mesma espécie que vivem em uma mesma região e ao mesmo tempo. Por exemplo: População de jacarés do pantanal, população de jaguatiricas do cerrado do Centro-Oeste.
  • Comunidade: Comunidade é um termo para designar qualquer grupo de animais ou organismos, que seja, de espécies diferentes que habitam um determinado local e vivem ecologicamente lá.
  • Ecossistema: Ecossistema está relacionado à grupos de organismos que estão em um habitat, por exemplo, um campo silvestre ou uma floresta.
  • Biosfera: Biosfera é todo o local da Terra onde temos vida e não-vida, entende-se fatores bióticos e abióticos.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *