O Menor Animal do Mundo

Mundo Animal

O mundo animal é um rico meio de surpresas. Temos grandes mamíferos comedores de outros mamíferos e, no mesmo ambiente, podemos encontrar pequenos animais tão delicados que passam despercebidos na ponta de um dedo. Os tamanhos dos animais são bem variados e constantemente surge a pergunta em pesquisas na internet ou revistas, com curiosidades como ‘qual o menor animal do mundo?’, tema deste artigo.

O Menor Animal do Mundo

O Menor Animal do Mundo

Bom, a resposta para esta pergunta é bem variada, porque são vários tipos de animais. Mas, o menor dos menores, o menor animal do mundo, é um peixe. Entre os animais com ossos, o menor vertebrado do reino animal descoberto até agora é um peixe, o gobio filipino. Normalmente, este pequeno animalzinho, pequeno na ponta de um dedo, mede cerca de 7,9 milímetros, mas já foram encontrados alguns com 7,6 milímetros. Observe bem a unidade de medida: é milímetro, e não centímetro!

Minúsculo Peixe

Quais

Quais

O minúsculo peixe vive na ilha de Sumatra, na Indonésia. Pertence à família do paedocypris pedogenética e pode ser primo distante da conhecida carpa, apesar de seu tamanho ser infinitamente menor. O achado foi feito por cientistas da região e publicado na revista Proceedings of The Royal Society: Biological Sciences para, assim, poder concorrer ao Guiness Book da ciência, o famoso livro dos extremos.

Como dissemos antes, a pergunta pode apresentar algumas outras respostas. O gobio pode ser o menor dos menores, mas no meio das aves há a menor delas, um morcego. O musaranho pigmeu é tão pequeno que tem asas, entretanto não voa, medindo apenas 52 mm no corpo todo e com uma cauda de 30 mm. O motivo de não voar é justamente o seu pequeno comprimento, sendo levado com facilidade pelo vento ou mesmo com a respiração de outro animal.

O pequeno morcego vive no chão mesmo, em terras úmidas, bem escondido da sociedade dos bichos. Geralmente, pode ser encontrado atrás de raízes de árvores. Assim como os outros morcegos, seus hábitos são noturnos e morreria em uma exposição longa.

As Aves

Amazônia

Amazônia

O interessante de seu dia a dia fica em seus hábitos alimentares. A pequena ave come em média 10 vezes mais que seu corpo durante o dia, sem engordar. A defesa do morcego também é interessante, pois não possui garras eficientes para o seu tamanho, então sua arma é o cheiro, semelhante ao gambá. Quando se sente ameaçado, ele expele um odor forte para que animais não se aproximem, desencorajando os carnívoros.

Existe um outro animal considerado o menor mamífero voador, porque este possui asas eficientes, e é também um morcego, o Craseonycteris thonglongyai, sem apelido. Ele vive nas Tailândia, nas margens do rio Kwai e é significativamente maior que o pigmeu, medido três centímetros. Seus hábitos alimentares são iguais aos de outros morcegos, de insetos e outros animais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>