Noções Básicas De Zoologia

A zoologia é a parte da ciência responsável por estudar os animais. A etimologia da palavra é formada por zoo, que quer dizer animal, e logos, que quer dizer estudo. Esta ciência é uma das mais antigas e de maior importância para que possamos entender a fauna, ou seja, o reino animal.

Esta ciência tem como prioridade estudar a origem, o desenvolvimento e a relação de qualquer animal no mundo com o meio ambiente ou com o homem. Isso vai desde os primeiros seres vivos a habitar o planeta até seus destrinchamentos, tornando-se os seres que conhecemos hoje como animais a viverem junto com o homem ou não. Muitas vezes é por causa dos estudos dos passados que se pode salvar os animais vivos hoje em dia.

Os Desmembramentos Da Zoologia

Os sub-ramos da zoologia mais famosos e necessários para estudo da fauna viva hoje incluem a zoografia, etologia, paleozoologia e a antropologia. A zoografia é a descrição dos animais e os ambientes em que vivem. Estas descrições são muitas vezes extremamente detalhadas, e também pode incluir informações sobre o comportamento do animal ou hábitos alimentares.

Outro subcampo relacionado à zoografia é etologia, o estudo do comportamento animal. Etólogos tendem a se concentrar mais em características de comportamento em vez de tipos específicos de animais e podem estudar muitas espécies diferentes. Comportamentos comuns estudados incluem o imprinting, agressão, emoção e comunicação.

Já a paleozoologia é o estudo dos animais declarados extintos. Isso inclui animais como dinossauros, mas também certos peixes e insetos com antepassados mais próximos nos tempos modernos. Os resultados deste tipo de pesquisa são utilizados para compreender a fisiologia e o comportamento de animais extintos, mas também para aprender mais sobres animais modernos que descendem de extintos.

A criptozoologia, outro subcampo da zoologia, tenta revelar a existência de animais com rumores de terem existido, como o Monstro do Lago Ness e o Chupa Cabra. Esta ciência, no entanto, pode também fazer estudos de campo se um animal declarado extintao anteriormente foi redescoberto.

Alguns zoólogos optam por concentrar-se no estudo de como os seres humanos e os animais interagem. Este tipo de pesquisa é denominado antropologia e pode incluir o estudo de como os animais foram domesticados, como os seres humanos vivem com os animais e as ligações formadas entre os seres humanos e os seres não racionais. Este estudo pode se voltar para os direitos dos animais também. 

A Taxonomia

Um dos campos mais intimamente relacionada com a zoologia é taxonomia, a prática de classificar os diferentes tipos de organismos de acordo com suas características comuns. Existem estruturas organizacionais específicas para agrupar os animais começando geralmente com superfamílias e terminando com subespécies. Este estudo também está relacionado com a sistemática em que zoólogos classificam os animais com base no seu gênero ou espécie.

Zoologia e História

O estudo dos animais é relativamente antigo entre os seres humanos. Antigos egípcios e babilônios tinham conhecimento médico sobre os animais, mas estudos zoológicos mais antigos eram místico ao invés de práticos e por isso servem hoje apenas como curiosidade e quem sabe outras ciências, mas não para pesquisas de fato sobre os animais e seus comportamentos.

Já o médico grego Hipócrates e o filósofo Aristóteles estavam ambos envolvidos com zoologia de fato, e são considerados os pais desta ciência. Hipócrates era focado principalmente na fisiologia dos animais, enquanto Aristóteles moldou os quatro pilares da zoologia: anatomia , taxonomia, genética e fisiologia.

Outros estudiosos do passado famosos e ovacionados por estudiosos desta área incluem o biólogo de campo britânico Charles Darwin, cujas obras levou à maior compreensão da inter relação entre humanos e animais, e Thomas Henry Huxley, um anatomista mais conhecido por como um defensor da teoria da evolução de Darwin, bem como por sua pesquisa relacionando o macaco com a etologia humana. 

O Que Posso Fazer Se For Formado Em Zoologia?

Embora muitos zoólogos trabalhem diretamente com os animais, as opções de carreira são vastas. Pode-se fazer pesquisas, estudos de pós-graduação em medicina ou ciência veterinária ou trabalhar em biologia celular. A maioria dos alunos vai para carreiras em ciências da vida, mas nem todos fazem. Pode-se atuar em farmácia ou consultoria para governos e até mesmo tribunais. Com um pouco de criatividade, há diversos ramos a se seguir.

Os alunos com um diploma de bacharel em zoologia são geralmente bons candidatos para trabalhar em zoológicos, parques de diversão de animais e em equipes de reabilitação da vida selvagem. Eles também podem encontrar empregos fazendo pesquisa básica para as organizações que buscam a população animal, migração e habitat. A maioria dos alunos vai trabalhar em cargos que estão envolvidos direta ou indiretamente com animais.

A zoologia ainda oferece um fundo robusto para uma série de estudos de pós-graduação. Se graduado quiser fazer mais do que simplesmente o trabalho básico com os animais, deve pensar em buscar um grau de zoologia do mestre, ou até mesmo um Ph.D na área e lançar livros. Estes programas de estudos avançados irão equipar o profissional para trabalhar nos mais altos níveis das organizações da fauna e exercer maior controle sobre os estudos em animais complexos e programas de cuidados. Os maiores trabalhos de zoologia pagos são geralmente realizadas por indivíduos com um grau de pós-graduação na área.

Dependendo de seus interesses, o seu grau pode levar você a uma carreira fora do âmbito tradicional da zoologia. Programas como o direito, por exemplo, muitas vezes necessitam apenas de um diploma de bacharel para a admissão. Estudantes de zoologia também podem estagiar em tribunais como consultoria de projetos ou em escritórios de advocacia. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *