Leopardo

Leopardo, Características e Classificações

Leopardo ou Pantera, pertencente a família dos felídeos, ordem Carnívoros e cuja espécie é Panthera pardus. No passado era crível que a pantera negra, pantera asiática e o leopardo africano não pertenciam a mesma espécie, mas a pantera negra pode vir a ter filhotes pintados. Estes animais são muito ágeis e possui parentesco com outros grandes gatos como a onça, o leão e o tigre. Seu parente mais próximo é a onça pintada, o que diferem entre si é o porte, já que o leopardo é maior e também quanto ao formato de suas manchas escuras no corpo. Na onça pintada suas pintas pretas são círculos acompanhadas com um ponto interno.

É um mamífero que pode vir a medir cerca de 90 centímetros de altura e chega a atingir até 150 centímetros em seu comprimento e 100 centímetros de cauda. Pesam cerca de 80 quilogramas, e suas patas são menos alongadas em relação a totalidade de seu corpo. Em suas patas existem garras longas e afiadas, conciliadas com seus dentes afiados. Torna-se uma arma fatal, violenta e perigosa para a captura de suas presas. É um corpo muito muscular e forte, a potência de suas patas se tornam avassaladoras ao ataque em animais de grande e médio porte como girafas, carneiros, cabras e antílopes.

Sua tonalidade varia, porém seguem um determinado padrão de pelagem em tons de amarelo e alaranjado, ao longo de todo o corpo possui manchas que vão de pretas ao marrom escuro. Apesar de haver um padrão, não é possível encontrar dois animais destes com uma pele idêntica. Seu couro é muito cobiçado no mercado, já que esta possui brilho, é uma pelugem alongada e muito suave. Ainda os leopardos podem ser completamente negros, uma coloração uniforme em toda a superfície corporal.

Dieta e Alimentação

São animais carnívoros e como estão presentes em várias regiões, a sua dieta acaba sendo variada, indo de acordo com o ambiente ao qual estão inseridos. Estes caçam qualquer tipo de animal, sempre escolhem presas que são mais fracas que eles mesmos, como vaca, cabra, macaco, javali, bode, zebra, mamíferos de médio e pequeno porte em geral, mas não ataca animais de sua família (felídeos).

Comportamento, Habitat e Distribuição Geográfica

De modo geral é possível encontrar animais desta espécie em quase todo o continente Africano, com maior ocorrência na parte setentrional do Saara, da região da Manchúria até o Irã e também no continente Americano. Seus habitats variam desde florestas tropicais, locais com temperaturas mais amenas como bosques e montanhas frias, matas densas, selva úmida, savanas e também locais com muita pedra e com grandes altitudes.

A Pantera Negra, um leopardo também, pode ser observado nas regiões quentes da Assa, Malásia, Sumatra e na Etiópia. Os leopardos negros são melânicos, ou seja, com eles ocorreram um evento contrário aos que sofrem com o albinismo.

Possuem hábitos no crepúsculo, e no período diurno costumam descansar e repor sua energia e também fazer uma longa limpeza em sua pelagem. São conhecidos popularmente em regiões como na Índia e países Africanos pela sua crueldade, são personagens de histórias urbanas temidas nestas regiões. São muito ágeis, rápidos e elásticos, pois conseguem saltar grandes distâncias, sobem e escalam árvores e topos de pedras. Em grande parte do tempo habitam topos de árvores e ao caçar sua presa costumam também levá-las para lá (por isso também escolher presas de médio a pequeno porte), a fim de evitar que haja outros animais comendo sua presa. São ótimos nadadores e ainda movimentam-se com agilidade e em silêncio.

Sua estrutura é benéfica, já que contribui grandemente com sua rapidez, agilidade e elasticidade. É um ser em que ao se locomover, apoia somente os dedos no chão, permitindo certa agilidade em seu movimento. Ainda vale citar a estrutura articular e sua coluna vertebral que auxiliam na sua flexibilidade.

Reprodução

No período de reprodução, tanto a fêmea como o macho realizam longas caminhas a procura de um parceiro para realizar a cópula. Após ocorrer o acasalamento entre dois animais de sexo oposto, cada um segue seu caminho de maneira independente.

A gestação costuma ocorrer num período que varia de 90 até 105 dias. Podem nascer de 2 a 4 filhotes, sendo que estes pequenos em grande parte possuem pelos muito claros que variam de branco até um bege em tons bem claros. A mãe é a responsável pelos cuidados de alimentar e auxiliar os filhotes nas primeiras fases de vida.

Curiosidades Sobre os Leopardos

  • Seus ouvidos são altamente sensíveis, sendo possível escutar até 5 vezes mais ruídos e sons que o ser humano.
  • A flexibilidade, rapidez e agilidade pertencentes a este animal permite que seja possível saltar até 6 metros de distância e alcançar uma altura de até 3 metros.
  • Suas manchas e pintas foram nomeadas de rosetas, já que possuem certa semelhança a uma rosa.
  • Estes animais conseguem sobreviver sem muita água, por isso habitam locais mais isolados, secos e pedregosos como regiões do Oriente Médio. Apenas a umidade consumida de suas presas consegue ser suficiente.
  • A palavra leopardo tem origem grega de leopardus, que remete a união das palavras leon + pardus, ou seja, leão + pantera.
  • A Pantera Negra pertence a mesma espécie do Leopardo, a pantera pode gerar um filhote com coloração amarela e manchas pretas. 
  • Estes incríveis animais conseguem atingir até 70 quilômetros por hora em uma corrida de caça a sua presa.
  • Existem aproximadamente 20 subespécies da Panthera pardus, cerca de 12 tipos espalhados no continente Africano e 8 na Ásia e Oriente Médio.
  • Em comparação com outros felinos, o leopardo é a espécie que tem uma maior expectativa de vida, podendo atingir até 30 anos.
  • O leopardo é o animal selvagem que mais se parece com o gato doméstico, já que são em sua grande maioria dorminhoco e preguiçoso, gosta de brincar, é ágil e cuida de seus pelos.
  • Suas extinção e extermínio ocorreu em algumas áreas, já que sua pele é muito requisitada pela beleza e conforto. É um mercado muito tentável e trouxe sérias consequências em algumas regiões onde habitam estes lindos animais.
  • Em cativeiro a reprodução destes animais se faz de forma rápida e sem problemas maiores, sendo um bom indicativo de prevenção de sua extinção. 
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Felinos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *