Lacerta Lépida

A Lacerta lépida, ou Timon lepidus Daudin, mais conhecido como sardão, é um lagarto pertencente a família Lacertidae. São encontrados bastantes espécies deste em Portugal.

Vivem em habitats cultivados e não cultivados em áreas secas com arbustros, vinhas de uva e velhos olivais. São encontrados também em zonas de muita areia e sítios rochosos.

Lacerta lépida

Lacerta lépida

São conhecidos pelo fato de conseguirem vivem em cativeiro durante 25 anos.

Os machos dessa espécie são territoriais na primavera e possui uma cabeça robusta, patas finas porém fortes, com garras curvadas e longas, possui pontos azuis nos flancos e são mais claros que a fêmea.

Essa espécie pode ser encontrada em cores verdes, castanhos com tons de branco ou amarelo, e castanhos, com muitas pintas pelo corpo todo.

Quando se sentem confrontados, eles abrem a boca e sibila, conseguindo saltar para cima do inimigo.

Essa espécie é uma das maiores que pertence a família Lacertidae, chegam a medir de 30 a 60 cm, podendo chegar até a 90 cm, sendo que a sua cauda possui 2/3 do seu tamanho.

Alimentam-se de insetos, principalmente escaravelho, atacam ocasionalmente os répteis, sapos e pequenos mamíferos e se alimentam também de outras plantas e frutas.

Esta espécie sofre extinção, e a maior causa disso é por eles muitas vezes serem atropelados, pois estes lagartos usam na maioria das vezes as estradas para se deslocarem, pois a estrada tem uma boa exposição solar e acabam se aquecendo.


Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *