Filhotes para Adoção

Muitos animais estão por aí, soltos e sem carinho. Muitas pessoas compram animais, na maior parte das vezes cães, somente por status. Adquirem por ser um cachorro de raça cara e depois abandonam na rua. Isso costuma acontecer nas feiras de filhotes. Os pais vão com as crianças até esses lugares onde inúmeros filhotes de cães e gatos estão à venda. A criança vê um dos filhotes e é lógico que vai chorar até ganhar. Os pais compram, mas depois de um tempo já não querem mais o pobre animal por perto.

Por isso, várias pessoas que protegem os animais, veterinários e organizações governamentais e não governamentais fazem uma grande campanha para que indivíduos que pretendem ter um animal de estimação adotem aqueles animais que realmente precisam de carinho, de um lar e de muito cuidados: os animais abandonados.

Como contribuir com a adoção de animais?

Há várias formas de você ajudar os pequenos animais que precisam de cuidados. Você pode ser um voluntário em alguma ONG. Você pode ser um hospedeiro de animais. Assim que você encontrar um cão ferido, faminto e que precisa de uma família, você pode levá-lo para a sua casa e dar os cuidados que ele precisa, que são muitos, desde um banho até mesmo um potinho com água. Depois disso você pode fazer uma campanha no seu próprio bairro para que alguém, que você tenha certeza que cuidará do animal, levo-o para a casa e o introduza em sua família.

Hoje em dia, as ONG e as prefeituras de várias cidades têm atuado para garantir que os animais que já estão nas ruas de todas as cidades não se reproduzam. Uma das maneiras que eles encontraram para controlar a população de cães e gatos que são abandonados é a castração e o cadastramento através de um chip que é colocado no animal.

Um lar para aqueles que precisam

Mas, o que todos querem é que eles ganhem um lar, pois todo animal merece respeito e cuidados. Se você encontrou um animal abandonado, primeiramente se certifique que ele não é agressivo. Assim que você tiver certeza de que ele não irá lhe morder, leve-o imediatamente a um profissional, isto é, a um veterinário para que ele possa lhe falar das condições de saúde do bicho. Fazer uma campanha para achar alguém que tenha interesse em ficar com o animal também é válido. Cartazes podem ser distribuídos pelos comércios de onde você mora. Lógico que antes disso, você pode tentar encontrar o dono do animal, em algumas circunstâncias pode ser que o animal tenha mesmo fugido e se perdido de casa.

Se você não pode mais cuidar do seu animal também existem maneiras de você deixá-lo com alguém que cuide dele. Uma das formas é primeiramente verificar todas as condições de saúde dele e depois ver se alguém da família, que goste de animais e cuide com carinho, possa ficar com ele. Se não, dá para você procurar várias organizações que trabalham com animais. Eles com toda a certeza vão procurar alguém para cuidar do seu bichinho de estimação.

O mais importante é nunca abandonar o animal. Ele não tem condições de viver sozinho, requer vários cuidados e também de muito amor. Se você adotar ou doar um animal, estará dando um final feliz a uma história que poderia ter tomado outros rumos.

As feiras de adoção são uma ótima oportunidade

Sendo assim, você não precisa e não deve comprar um cachorro. Se deu vontade de ter em casa um “melhor amigo do homem”, procure saber como é feita a adoção desse animal na sua cidade. Normalmente, existe um abrigo e você pode retirá-lo lá ou ainda, visitar uma feira de adoção, muito comum hoje em dia. São cães, adultos e filhotes, que foram abandonados e depois de receber o cuidado necessário estão em busca de um novo lar.

Cuidados Necessários ao Adotar Um Filhote

Quando você está em busca de um filhote para adotar é necessário dispensar alguns cuidados quando levá-lo para casa.

Os cães que são afastados dos seus irmãos e mãe precisam, para começar, de um lugar bem quentinho na nova casa. Assim como os bebês, eles precisam ser acomodados com muito carinho e atenção e vão exigir cuidados com as unhas, o banho, a troca de dentes e muito mais.

Quando se sabe o que tem que fazer em cada fase de crescimento do filhote é mais fácil para lidar com a situação e não criar traumas no animal. Vale ressaltar, que lidar com o filhote de forma errada pode influenciar no comportamento dele nna fase adulta, irritado, por exemplo, ou agressivo.

Um cachorro quando é separado da sua mãe, quando chega na nova casa, não deve, de jeito nenhum, ser colocado em um lugar escuro, frio ou úmido. Caso isso aconteça, ele estará correndo o risco de sofrer com hipotermia ou desenvolver outras doenças, como pneumonia ou resfriado.

Outro problema comum com filhotes que são deixados sozinhos é que eles desenvolvem fobia e depois quando adultos, cada vez que ficarem sozinhos em casa, vão uivar continuamente, vão destruir móveis ou tudo mais que estiver na frente. Esses são comportamentos típicos de cachorros que foram deixados em lugares escuros e sozinhos quando filhotes e desenvolveram fobia.

Como Deve Ser a Primeira Noite na Casa Nova

A primeira noite na casa nova para o filhote que foi adotado deve ser de muito carinho e atenção. Ele vai estranhar a casa nova e para deixá-lo mais tranquilo, comece escolhendo um lugar bem arejado, claro e próximo a família, e claro, deixe-o bem aquecido.

Os veterinários ensinam a deixar perto dele alguma roupa ou tecido que tenha o cheiro do novo dono. Lembrando que até completarem 3 meses de vida é normal que ele durma a maior parte do tempo e ficar pegando o cachorrinho no colo o tempo todo não é aconselhável.

Como Deve Ser a Acomodação no Novo Lar

O lugar ideal para que o seu filhote adotado tenha a sua cama é a parte da casa que ele ficará a maior parte do tempo com companhia. Porém, ele não deve ser colocado próximo de lugares barulhentos.

Eles precisam ter a cama quente, limpa e sempre seca, além de ter separado um lugar limpo para se alimentar e outro para fazer as necessidades. Neste caso, um lugar arejado, longe do sol e com boa ventilação.

Os filhotes são muito curiosos, então, atenção com produtos de limpeza, fios, plantas. Caso tenha criança em casa, elas devem brincar com o filhote somente no chão, segundo os veterinários, uma queda nesta fase pode ser fatal. O ideal é que o filhote ganhe um espaço exclusivo para ele na casa e que nele, sinta-se confortável e seguro.

O Primeiro Banho

O cachorro quando ainda é filhote não possui boa resistência imunológica, por isso, para não arriscar não dê banho em casa. O melhor é levá-lo para um centro especializado. Outra dica é que o primeiro banho só aconteça depois do cachorro ter tomado a primeira dose de vacina, que deverá ser aplicada depois de 45 dias de vida.

Se achar que a higiene do lugar não é adequada para o seu cão tomar o primeiro banho, troque de lugar ou espere a terceira dose da vacina para ele receber a primeira higienização.

Quando ele começar a tomar banho em casa, deverá ser somente nas horas mais quentes do dia. Atenção redobrada para impedir que entre água nos ouvidos ou no nariz do seu filhote. Se preferir, pode tapar os ouvidos com algodão.

O filhote deve tomar um banho rápido e na hora de secá-lo o ideal é usar toalhas felpudas. O secador de cabelos só pode ser usado se estiver na temperatura morno e não muito próximo do filhote. Evite também virar o vento quente em direção ao focinho do cão.

O melhor é usar produtos de banho para cachorros, caso não tenha, use um xampu neutro.

O Momento da Troca de Dentes do Filhote: O Que Fazer?

Quando o seu filhote estiver entre o quarto e quinto mês de idade ele começará a trocar os dentes. O ideal é levá-los no veterinário especializado, pois nem todos os dentes cairão e no mesmo período, os permanentes começarão a crescer.

Se os dentes de leite que não caírem não forem retirados, isso poderá afetar a mordedura do cão na fase adulta e aumentar a probabilidade de que eles tenham placas bacterianas.

Como Deve Ser a Alimentação do Filhote

Para que o filhote adotado cresça forte e com saúde é necessário ficar de olho na alimentação dele. Ele poderá começar a comer ração entre o primeiro e segundo mês completo de vida.

O dono deverá escolher o horário para alimentar o filhote e colocar a ração dentro de um pote na frente dele. Deixe por 15 minutos e se dentro desse período ele não comer, não insista. Algumas raças são mais difíceis para comer e neste caso, você pode tentar usar água para umedecer a ração.

Pode ser que o cão coma bem em determinados horários estipulados por você e em outros não, mas não mude a rotina, continue colocando a comida na hora que foi definida. Ele vai entender que precisa respeitar os horários e vai começar a comer normalmente.

Ter hora certa para alimentar o seu cão serve para que você observe se tem algo errado. Quando ele se acostumar com a rotina e um belo dia não comer, é um sinal de que não está bem por algum motivo.

Sobre a quantidade da ração que dever ser oferecida para o cão, os veterinários aconselham a observar o que diz a embalagem do produto, considerando idade e peso e número de refeições a cada dia.

Se você tem espaço na sua casa e na sua vida para cuidar de um animal de estimação, nada melhor do que adotar um filhote. Diversas ONG’s no Brasil todo trabalham com a adoção de animais. Para encontrar o seu filhote basta procurar uma dessas ONG’s e demonstrar que realmente deseja esse bichinho de estimação para sua casa.

Além de ser uma atitude muito bonita adotar um filhote, você poderá conhecer diversos animais e escolher aquele com que tiver mais empatia para ser o seu melhor amigo. Boa parte da alegria de ter um bicho de estimação é a relação de amizade que se cria entre o dono e o animal.

Os filhotes que são adotados têm muito mais carinho para oferecer, uma vez que passaram muito tempo esperando por uma companhia para ter os melhores momentos de suas vidas. Faça uma pesquisa na internet para encontrar as melhores instituições para realizar a adoção de um filhote.

Casos de filhotes já adotados

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Oi, gostaria de adotar um filhote de porte pequeno. Aguardo contato!

    Flávia 22 de Janeiro de 2014 21:27
  • quero um cachorrinho como faço.

    kelly 11 de Fevereiro de 2014 15:39
  • aguardo respostas minha filha quer muito um cachorrinho e eu queria dar um de presente a ela.

    kelly 11 de Fevereiro de 2014 15:41
  • Olá, gostaria de adotar um filhotinho, como faço???
    no aguardo

    suzana 28 de Fevereiro de 2014 20:45
  • Boa tarde, eu e meu marido queremos muito adotar um filhote de cachorro de pequeno porte.
    Como faço?
    Aguardo o contato.
    Obrigada.

    Livia 5 de Março de 2014 15:48
  • quero um cachorrinho aguardo contato

    gaby 7 de Março de 2014 19:19
  • e de preferêcia porte peuqeno mande a mensagem pra mim pelo meu e-mail gabrielle.koshimizo@hotmail.com

    gaby 7 de Março de 2014 19:21
  • oi meu nome é marina,gostaria muito de adotar um cachorrinho,tenho duas filhas uma de oito outra de cinco,elas adoram animais,e tambem querem muito ter um cahorrinho,ficaremos muito feliz se conseguir um,obrigado,

    marina 14 de Março de 2014 16:04
  • oi quero muito um cachorro de pequeno porte seja femea ou macho obrigada.

    Edicleide da silva costa 18 de Março de 2014 11:52
  • gostaria muito de adotar um filhote de porte pequeno e de raça, para me fazer companhia. Esses que aparecem nas fotos acima estão disponíveis? Como faço para adotar um deles? Moro em uma cobertura, com bastante espaço. Obrigada. Aguardo ansiosamente a resposta de vocês.

    patrícia 25 de Março de 2014 9:42
  • gostaria de adota um cãozinho de porte pequeno ou um labrador GOLDEM sou apaixonada por cachorros assim que vcs tiverem por gentileza entre em contato por favor

    suellem 25 de Março de 2014 12:39
  • Olá , gostaria de adotar um cachorro de porte pequeno ! Obrigada e aguardo a resposta

    Joyce 25 de Março de 2014 12:53
  • Ola, gostaria de adotar um filhote de cachorro, ñ precisa ser puro, mas gostaria que fosse da raça pug ou buldogue, meu cachorro que era um pug, morreu estava com problema de coração, fizemos de tudo pra vassalo, mas foi inevitável, estou com três crianças em casa arrasadas, preciso urgente de um novo amigo pra elas, aguardo resposta !!! Obrigada

    Aedra lobo 26 de Março de 2014 2:24
  • Ola, gostaria de adotar um Pug, como faço….

    Franciele Aline Hillesheim 27 de Março de 2014 18:26
  • Ola como faço para adotar, perdi o meu a pouco tempo e estou sentindo muita falta, entre em contato se puder, Agradeço desde já

    Caroline 1 de Abril de 2014 21:10
  • oiii gostaria de adotar

    rebeca 3 de Abril de 2014 16:21
  • Quero mt adotar um de pequeno porte. por favor entre em contato comigo nivyanny@live.com, desde de já agradeço.

    Nivyanny 4 de Abril de 2014 8:23
  • Olá gostaria de ter a honra de adotar um cachorrinho da raça Yorkhire pelo seu porte pequeno. Pois tenho uma filha de oito anos que tem um carinho especial por animais e não tenho condições e nem espaço para oferecer para um cachorrinho maior pois e por esse motivo que venho ,encarecidamente em ver se tenho a flexibilidade de estar adotando um desta raça pois este com certeza terá toda atenção e carinho que for necessário para fazer ter uma vida bem divertida com a minha família

    Debora do Carmo Montejano 6 de Abril de 2014 20:50
  • aguardo informações pelo e-mail ; deboramontejano@yahoo.com.br

    Debora do Carmo Montejano 6 de Abril de 2014 20:52
  • Oi como faco pra adotar um poodle de pequeno porte para presentear meu netinho que ta chegando ai bjs aguardo anciosa uma resposta

    sueli 8 de Abril de 2014 22:48
  • eu quero um meda quero dois

    jaqueline 9 de Abril de 2014 18:42
  • olá , me chamo Priscila e estou muito interessada em adotar um cãozinho , ñ me importa muito a raça porem ñ posso ter um cachorro de grande porte. por favor eu quero muito saber como faço para adotar. Aguardo respostar. Boa tarde!

    Priscila Gomes 19 de Abril de 2014 14:10
  • Olá, gostaria que entrasse em contato comigo sobre a adoção de um filhote! Aguardo informações por email!

    Marina 20 de Abril de 2014 16:44
  • Olá gostaria de adoptar uma menina de porte pequeno,como posso fazer??obrigado

    Neuza 21 de Abril de 2014 9:07
  • eu gostiria de saber se vcs tem ainda os cachorrinhos booldog para doação minha filhas adorao cochorros mais elas querem criar dentro de casa então ele tem q ser de porte pequenos espero resposta morro em Suzano sp

    magda 24 de Abril de 2014 12:36
  • Quero adotar dois filhotes de labrador ou boxer, tenho muito espaço e serão muito bem tratados.

    Manuel 27 de Abril de 2014 17:53
  • Ligue 11 983311800

    Manuel 27 de Abril de 2014 17:56
  • Ola gostaria de adotar uma cadelinha de porte pequeno. Pra ficar dentro de casa,como eu fasso pra conseguir esse filhote ja tive uma garotinha; e morreu com 13 aninhos. e deixou muita saudade, se alguem estiver querendo se disfazer da sua garotinha, entre em contato que sera bem vinda no meu lar…e não faltara amor e carinho…

    arthur 28 de Abril de 2014 18:53
  • oi gostaria de adotar um filhote mas com porte pequeno é para meu filho ele é especial tem autismo e sindrome down é muito lindo e a psicologa falou q é bom para ele mas moro em apartamento tem q ser de porte pequeno se puder me ajudar ficarei muito grata meu nª (41) 97280405 lucineia

    lucineiavenisa 30 de Abril de 2014 11:59
  • oi quero adotar um filhote de porte pequeno minha casa é espaçosa e o cachorrinho vai ficar bem feliz comigo por favor quero muito ter um tenho outros cachorros mas são mansinhas e podem fazer amizade rapido vou cuidar muito bem

    daiély 27 de agosto de 2014 6:23
  • oi, eu gostoria de adotar um labrador aguardo contato

    ketly trindade 28 de agosto de 2014 18:05
  • gostaria de saber como adotar um filhote??????

    Ivinny 28 de agosto de 2014 21:19
  • informacao sobre adoçao dos caes

    Ivinny 28 de agosto de 2014 21:24
  • quero muito adotar um filhote como faço ? de preferencia um chiuaua de porte pequeno femea

    joao 5 de setembro de 2014 21:42
  • Como faso pra adotar um

    josiane da costa bica 10 de setembro de 2014 21:45
  • Gostei dos filhotes pra adocao como faso pra conceguir um pra mim morro em cachoeira do sul

    josiane da costa bica 10 de setembro de 2014 21:52
  • Gostaria de adotar um filhote que não greça gostaria muito fico esperando a notícia obrigado

    erica de paula silva 14 de setembro de 2014 18:44
  • Quero muito presentear minhas filhas com um lindo filhote de pug mas não tenho condições de comprar um. Por favor me ajudem a fazer a felicidade das minhas filhas. Obrigado e aguardo contato

    Jonas 16 de setembro de 2014 10:32
  • queria que entra-se em contato comigo via email, para saber se tem cachorro para doar?
    Obrigada.

    Janet 17 de setembro de 2014 13:34
  • eu quero um cachorrinho porte pequeno ou medio nao tenho como comprar mas tenho condicoes de cuidar por favor entre em contato comigo obrigada pela atencao

    lais gomes 22 de setembro de 2014 12:58
  • quero um bebe amo cachorrinhos e estou a procura de um q deus toque no coracao de alguem q querira doar um pra mim por favor

    lais gomes 22 de setembro de 2014 13:01
  • Ola
    Gostaria de saber como faço pra adotar um filhote ?
    Aguardo contato

    Caroline 23 de setembro de 2014 0:02
  • Ola gostaria de adotar um caozinho, porte pequeno de raça, estou querendo uito um como faço?

    Emilayne 23 de setembro de 2014 0:03
  • Ola
    Gostaria de saber como faço pra adotar um filhote. ?
    fico no aguardo

    Caroline 23 de setembro de 2014 0:04
  • Olá, quero adotar uma fêmea de porte bem pequeno, moro em apartamento e tenho duas crianças pequenas! Aguardo contato! Sou de Santos.

    Vanessa 28 de setembro de 2014 19:55
  • Olá Eu gostaria muito de adotar uma femea de pug,buldog frances ou boston terrier porque tenho um pug macho e gostaria de uma irmãzinha para ele e acho que são as raças que mais combinam com seu temperamento o meu ganhei vai fazer quatro anos e curou a minha depressão e me salvou fico no aguardo obrigada.

    Eunice 7 de outubro de 2014 21:41
  • olá, quero adotar um filhote de pequeno porte , de possivel uma shih tzu tricolor … aguardo contato! se possivel ate novembro

    Pamela Victoria 12 de outubro de 2014 17:41
  • Oi meu nome é Daila,
    E eu quero adotar um filhote de Pug ou Buldog frances. Eu e meu namorado queremos adotar um filhotinho para nos, pois não podemos ter filhor, e. Se possível entrem em contato comigo, temos todo o amor do mundo para dar a esse filhotinho.

    Daila Freitas 18 de outubro de 2014 2:53
  • quero adotar um como faço ?

    pamela larissa 18 de outubro de 2014 18:52
  • OI , eu queria muito adotar um filhote de labrador retriever , como faço para adotar essa fofura ?? *.*

    Jéssica 16 de dezembro de 2014 10:56

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *