Exemplos de Animais Ovíparos

A natureza é bastante sábia e encontra formas possíveis que para que as espécies possam se reproduzir com o máximo de assertividade. Existem diferentes formas de reprodução e uma delas é a oviparidade. Conheça alguns exemplos de animais ovíparos bem como em que consiste esse mecanismo reprodutivo.

Entendendo a Reprodução Ovípara

Para a biologia ovíparos são aqueles animais que se reproduzem através de ovos. Nesses casos o embrião tem seu desenvolvido dentro de um ovo que é externo ao corpo da mãe. Trata-se de tipo de reprodução mais comum entre peixes, aves, répteis e anfíbios. Quando a fêmea – de qualquer espécie – bota um ovo num ninho ou buraco dá-se o nome de ovoposição.

Conhecendo Melhor os Animais Ovíparos

A fecundação dos ovos pode acontecer antes da ovoposição ou depois, no caso das aves em geral ocorre antes enquanto que dentre as espécies aquáticas acontece depois. Uma das principais dificuldades que animais ovíparos enfrentam é que pelo fato de seus ovos ficarem externos ao corpo ficam mais suscetíveis a ataque de predadores.

A forma de reagir a essa situação varia de espécie para espécie sendo que o bacalhau, por exemplo, bota uma grande quantidade de ovos para que exista mais possibilidades de sobrevivência. As tartarugas em contrapartida colocam seus ovos em regiões que sejam mais protegidas dos predadores. O ninho é bastante comum entre as aves e alguns tipos de répteis, locais em que os ovos permanecem até a eclosão.

A lógica da quantidade de ovos que os animais ovíparos botam é a seguinte: quanto mais cuidados a fêmea pode ter com os ovos menos ela bota. Botar uma grande quantidade é uma saída para que haja mais probabilidade de que alguns filhotes sobrevivam e cresçam.

Exemplos de Animais Ovíparos

Aves

É característica de aves a reprodução ovípara com a realização de fecundação interna, isto é, acontece dentro do corpo da fêmea. De uma forma geral antes do acasalamento o macho corteja a fêmea. Após esse período de cortejo acontece o acasalamento. Os espermatozoides dos machos são passados para as fêmeas que posteriormente botam os ovos em ninhos e aguardam o nascimento dos filhotes. Podemos citar como exemplos canários, corvos, pinguins, beija-flores, aves de uma maneira geral.

Cobras

Diferentemente das aves, as cobras, apresentam duas possibilidades para dar a luz aos seus filhotes – através do parto de filhotes já formados e por meio de ovoposição. O tipo de reprodução varia de espécie para espécie de cobra. Algumas cobras podem manter os seus ovos incubados dentro do corpo até que os filhotes estejam completamente formados dando a luz a crias prontas quando ocorre a eclosão dos ovos. Nos casos de cobras que botam os ovos é interessante destacar que elas não sentam sobre os mesmos como galinhas, mas protegem seus filhos.

Peixes

Cerca de 90% das espécies de peixes são animais ovíparos, contudo, existem algumas espécies que estão nos grupos de vivíparos (desenvolvimento interno ao corpo da mãe) e ovovivíparo (combinação das duas formas – interno e externo). Em geral os peixes se reproduzem por meio da postura de ovos de maneira que os embriões se desenvolvem fora do corpo da mãe. Dentre os exemplos de peixes ovíparos estão tilápia, dourado, salmão entre outros.

Tartarugas Marinhas

As tartarugas marinhas se encaixam no que citamos acima de animais que botam uma grande quantidade de ovos, mas que bem poucos sobrevivem. Ainda enquanto ovos esses animais estão sujeitos aos predadores que incluem aves, lagartos e caranguejos. Esses animais fazem um grande esforço para que seus filhotes tenham a chance de prosperar, no entanto, nem sempre são bem sucedidos.

Outros Animais Ovíparos

Além dos animais citados acima também se encaixam na categoria de ovíparos grande maioria dos insetos (como baratas, grilos e gafanhotos), aracnídeos e moluscos.

O Curioso Caso do Ornitorrinco

O caso mais curioso de animais ovíparos é, sem dúvidas, o ornitorrinco. Este animal, apesar de ser mamífero – ou seja, as fêmeas produzirem leite, e amamentarem seus filhotes -, eles nascem de ovos colocados e protegidos pela sua espécie, sendo assim ovíparos e mamíferos ao mesmo tempo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • olá'” gostei muito deste site,ajudou muito ao trabalho do meu irmão”! e espero que ajude outras pessoas ”!!!!!!!!!!
    beijonhos
    bay
    bay………….

    Nomeweldivania silva 20 de setembro de 2012 18:53
  • por favor me de nomes de animais oviparos nao imagens pessoas burraaaaaaaaas

    nathalia 20 de outubro de 2013 12:08
  • quero nomes não desenhos

    isadora 28 de novembro de 2013 9:10
  • obrigado esse site me ajudou muito no meu trabalho de ciencias

    raul 27 de agosto de 2014 17:04
  • oi legal

    carol 3 de setembro de 2014 11:49
  • bom! o que eu prescizava eu achei é muito bom quando você acha o que precisa né

    adryan 26 de maio de 2015 19:06

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *