Curiosidades Sobre Os Dentes Dos Animais

Os amantes dos animais devem ficar muito atentos com os cuidados com eles, sejam os domésticos ou animais silvestres, os primeiros por que devemos ter o cuidado com eles, assim como temos com o nosso corpo, com o segundo tipo, temos de ter cuidado para não os domesticá-los.

Vamos ver a seguir os cuidados que devemos ter com os dentes dos animais.

 

Os Dentes

 Os dentes como todos sabem são similares aos ossos e são constituições vigorosas formadas em três partes ( esmalte, dentina, cimento). Os dentes têm varias funções, mas as principais são cortar, esmagar, colher, perfurar, dilacerar, triturar, reter e a moer os alimentos.  Além da função básica, os dentes são peças para o ataque, para combate, para defesa e assim contribuindo para preservar a espécie animal.

Como já sabemos os dentes se classificam em grupos, cada grupo tem sua função, como os dentes caninos são para perfurar, para despedaçar. Os dentes incisivos têm a função de cortar. Os dentes molares têm a função de moer, desta forma os dentes tem suas funções especificas para cada espécie animal e isso vai dependendo do tipo de alimentação e da sua forma de mastigação.

 

Os Dentes Também São Divididos Em Retilíneos e Curvilíneos:

  • Os retilíneos são representados pelos dentes de algumas espécies de peixes e dos jacarés.
  • Os curvilíneos são representados pelos dentes dos animais incisivos laterais decíduos representados pelos cães, gatos, onças, pelos dentes venenosos das serpentes, das capivaras, dos ratos. Dos elefantes que chamamos de caninos.

São surpreendentes e muito interessantes as funções que os dentes possuem, pois além da mastigação, os dentes são com certeza o mecanismo de defesa mais perigoso que os animais possuem. Mas os animais usam os dentes para outras funções como:

  • O castor utiliza os dentes incisivos e os caninos para transportar material para construir seus abrigos.
  • Os javalis, os porcos do mato usam os dentes para se defender.
  • A morsa tem duas presas enormes (pode medir 1 metro) que usam para se locomover.
  • A arma do tubarão é a sua boca Os dentes do tubarão contem flúor, seus dentes e suas mandíbulas são muito eficientes, ele usa seus dentes para cortar, despedaçar suas presas, eles não têm caries, seus dentes são como os dos predadores da terra, são afiados e cortantes. Eles são carnívoros e alguns tubarões que vivem no fundo do mar possuem dois dentes que servem para abrir as conchas, e tem aqueles mais ativos que possuem dentes adequados para comer carne, como tem uma grande variedade de espécies de tubarão, também há uma grande variedade de dentes como os longos e finos que são adequados para caçar peixes pequenos, ele mata o peixe com uma única mordida, Medições mecânicas e testes determinaram que os dentes dos tubarões não são mais duros que os nossos.
  • O golfinho tem de 80 a 100 dentes, mas existem golfinhos que tem mais de 200 dentes, sua alimentação é a base de peixes, camarões, lulas, eles ingerem o alimento sem mastigar, alguns golfinhos da família dos ziphiidae possuem apenas dois dentes, eles são especialistas na captura de lulas, por isso os dentes servem de gancho para fixar o alimento e depois ingerir. Os cientistas conseguem descobrir a idade de um golfinho através dos círculos dos seus dentes.
  • A girafa tem 32 dentes contando com os quatro dentes do siso, os dentes incisivos e os caninos se localizam na frente da boca, são dentes afiados e cortantes, também são inclinados para frente, formando uma estrutura adaptada para cortar os ramos das árvores ou o capim que é preso e puxado pela língua.
  • Os crocodilos possuem uma dentição completa de 60 dentes. A sua higiene bucal (limpeza) é feita por pequenos pássaros que auxiliam retirando os restos de comida que ficam entre os seus dentes. Os dentes do crocodilo são usados para agarrar os alimentos. Eles normalmente engolem os alimentos inteiros ou em pedaços grandes. O crocodilo se alimenta de pequenos mamíferos, ratos, cobras, antílopes, zebras, peixes, tartarugas, aves, animais domésticos. Eles agarram as suas presas e levam-nas para o fundo da água para afogá-las. Depois, vêm à superfície da água para comê-las.
  • Os coelhos, os ratos utilizam os incisivos para prender a fêmea na hora de copular, quase todos os mamíferos têm duas dentições uma decídua e outra definitiva, mas os coelhos perdem a sua dentição decídua ainda no útero.

 

  • Os elefantes têm quatro dentições durante a sua vida. As suas presas são os dentes mais compridos do mundo e apenas dois terços da sua superfície são visíveis.
  •  Os dentes dos cavalos são extremamente compridos e estão em contínuo crescimento. À medida que vão envelhecendo os dentes ficam gastos, mudam de forma e ficam sem cor, por isso podemos dizer quantos anos têm um cavalo apenas olhando para a sua dentição.
  • Os seus dentes das baleias estão totalmente cobertos por cimento e só nas baleias mais velhas em que o cimento encontra-se desgastado é que o esmalte fica descoberto mas só “no bordo incisal”, os narvais têm um único dente na cabeça que ainda hoje é o dente neurologicamente mais complexo e é usado para alimentação, navegação e até na cópula.
  • Caracóis: apesar da sua boca diminuta podem ter até 25 000 dentes todos localizados na língua.
  • Cães e gatos  os gatos possuem 30 dentes e os cães 42 dentes , os dentes de leite são substituídos por volta do quarto ao sexto mês, eles vão trocar os dentes decíduos (dentes finos e pontiagudos) pelos dentes permanentes (dentes maiores, brilhantes e serão definitivos por isso precisamos tomar cuidado na sua conservação). É também necessária atenção a boca do seu animal para prevenir doenças, como o tártaro. É imprescindível levar nossos bichinhos para uma avaliação odontológica pelo menos uma vez ao ano.

 

Agora que você já está por dentro de como é a dentição de varias especies de animais, lembre-se que eles devem ter cuidados muito similares aos nossos, principalmente quando falamos de animais domésticos, estes devem receber cuidados veterinários pelo menos 1 vez por mês e escovação dentaria no minimo 2 vezes por semana.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *