Curiosidades dos Répteis

Os Répteis são um grupo de animais diversificados e que anteriormente estava junto com o dos Anfíbios, porém, pela percepção de diferenças entre os dois grupos foram separados. Saiba agora algumas curiosidades dos Répteis.

Para começar, o nome “réptil” significa rastejar, exatamente porque essa é uma das diferenças entre esses animais e os Anfíbios. Enquanto os primeiros como cobras, por exemplo, não têm membros, os animais do segundo grupo possuem membros que os ajudam na sua locomoção.

A pele desses animais é seca e geralmente recoberta por escamas, outro fato interessante é que esses animais realizam trocas de pele. Uma característica importante que diferencia os Répteis dos Anfíbios é também o fato de que os primeiros possuem pulmões com alvéolos o que é bem melhor que os pulmões que os segundos possuem em sua vida terrestre. A circulação nos répteis é completa o que significa que possuem boca e ânus.

Curiosidades dos Répteis

Curiosidades dos Répteis

Anatomia dos Répteis

Todos os répteis exibem alguma forma de sangue-frio – isso quer dizer que a maioria dos répteis tem meios fisiológicos limitados de manter a temperatura de seu corpo constante, e frequentemente precisam de fontes externas de calor para realizarem esta troca.

Os répteis também são animais que, quanto ao sistema circulatório, possuem um coração que tem apenas três cavidades, diferente do coração dos mamíferos, por exemplo, que possui quatro. Estas cavidades são dois átrios, e um ventríloquo que é parcialmente partido. Levando ao coração, existem duas aortas, que conduzem o sangue ao sistema circulatório.

Todos os répteis, até mesmo os aquáticos, respiram usando seus pulmões. As tartarugas marinhas desenvolveram uma pele mais permeável, e algumas espécies desenvolveram uma cloaca que aumenta a área para a troca de gases. Até mesmo com essas adaptações, a respiração destes animais ainda não pode ser completada sem o uso de seus pulmões – mas para cada grupo de répteis, a ventilação dos pulmões ocorre de uma maneira diferente.

Curiosidades dos Répteis

Curiosidades dos Répteis

Alimentação dos Répteis

Os répteis são um grupo muito diversificado de animais vertebrados, e, por consequência disso, a sua dieta se difere de espécie para espécie amplamente. Existem, é claro, algumas tendências na dieta desses animais que são comuns a todos eles, ou a pelo menos a sua grande maioria, que podem ser notadas. A grande maioria dos répteis é carnívora, e se alimenta de pequenos animais invertebrados, mamíferos de pequeno porte, e outros répteis. Alguns poucos répteis são herbívoros, e estes se alimentam de plantas em geral, como gramíneas, frutas, arbustos, e plantas marinhas, como algas e barrilha.

As tendências nas dietas também podem ser observadas dentro de subgrupos de répteis, sendo que animais de mesmo subgrupo tendem a se alimentar da mesma espécie de comida. Os subgrupos de répteis são os crocodilianos; as cobras, lagartos e anfíbios; as espécies que vivem em rochas; e as tartarugas – entre estes, cada grupo compartilha uma dieta.

Curiosidades dos Répteis

Curiosidades dos Répteis

Um comentário

  1. Gostei muito desse site é muito bom para as pesquisas um otimo site

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>