Curiosidade Sobre a Águia

Em tempos de luta pelos animais, pela vida e preservação deles, devemos todos aprender um pouco sobre cada um, que tal vermos um pouco mais sobre a águia, um animal tão bonito e tão desconhecido da maioria das pessoas?

Por Que Não Conhecer Um Pouco Mais a Águia?

Quando você pergunta a um grupo de crianças que animal elas gostariam de ser se pudessem escolher, certamente a grande maioria responderia que um leão. Por ser ele o “Rei da floresta”, ser o líder, impor moral, muitas desejam por muito tempo ser como ele.

Mas depois que crescemos e conhecemos os outros animais que os desenhos animados não nos apresentam e uma boa parte que antes preferiria o leão, acaba mudando de opinião e escolhe ser como a águia. 

Mas Por Que Escolher a Águia?

A águia tem uma vida surpreendente e inspira muita gente. Muitas pessoas não sabem nada sobre a sua história de vida e acabam estranhando quando veem que a vida dela acabou virando vídeo motivacional para muitos treinamentos empresariais. Afinal, ele é um animal determinado, de atitude precisa e visão privilegiada, pois consegue alcançar as mais altas montanhas e avistar perigos e caças, podendo desse modo preparar-se para imprevistos a longo prazo.

Difere-se e leva vantagem sobre o leão, que por sua vez a qualquer momento pode ser atacado e vive uma vida de constantes riscos no chão da selva. 

A Vida Da Águia

“Ao homem, rei do mundo; Ao Leão, rei dos animais, à águia, rainha das aves” (Antônio Vieira, sermões)

A águia vive aproximadamente até os 70 anos, ma quando ela é criada em cativeiro consegue viver até 95 anos. Ela faz parte do grupo das falcónidas, caçam durante o dia e alimentam-se de carne fresca, conseguindo voar por diversas e sucessivas horas sem parar para comer sua caça.

O grande diferencial da águia é que quando ela atinge os 40 anos, ela entra em um dilema, por isso ela se tornou o animal símbolo da superação.

O dilema da águia é que depois de tanto tempo de caça, voos, luta e vitórias para conseguir sobreviver, ela precisa tomar a decisão mais importante de sua vida. A águia tem que escolher entre morrer ou superar um doloroso processo de renovação para só então poder viver os outros anos de vida que ainda lhe restam. A águia é um pássaro sempre muito determinado e ativo, e não é a toa que é conhecida como a rainha das aves.

Mas mesmo ela parecendo assim tão invencível, é aos 40 no auge da sua experiência de vida que ela é obrigada pela sua natureza há enfrentar, o chamado desafio dos 150 dias, que são os 5 meses mais angustiantes do animal. Ficando impedida de caçar, pois com suas unhas compridas e flexíveis, com seu bico alongado, curvo e pontiagudo não consegue capturar suas presas para se alimentar. E ainda suas longas e grossas asas apontando contra o peito, tornam a sua vida muito difícil.

http://www.youtube.com/watch?v=in9UIgHMoP4

A primeira grande curiosidade sobre a vida desse animal surge exatamente nesse período de dificuldade, ele deve voar para o alto de uma montanha e recolher-se em um ninho em que não necessite voar.

Chegando lá a águia começa a bater com o bico contra a rocha por diversas vezes até o momento que consiga quebrar e arrancá-lo para que nasça um novo bico.

Só após o nascimento desse novo bico ela conseguirá arrancar suas unhas para que também nasça outras. E novamente ela aguarda e só quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas.

Falta pouco para tudo se normalizar, mas é preciso aguardar outra vez que as novas penas cresçam para estreiá-las em um voo de renovação, e torna-se a rainha novamente.

Esse período de isolamento que a águia é obrigada a ter, é sem dúvida seu maior dilema, mas faz com que ela ressurja renovada, por isso os 5 meses que ela passa sozinha são importantes para o seu crescimento e que ela possa ter mais alguns bons anos de vida.

A Águia Real a Mais Bonita Entre Todas Da Espécie: Veja Suas Curiosidades

A maior espécie das águias alcança cerca de 95 cm de comprimento e chama-se Águia Real. Sua pelagem é preta ou dourada.

O interessante é que macho e fêmea são bastante unidos, chegando a caçar juntos. É essa a dupla responsável por grandes devastações a pequenos e médios mamíferos.

Essas aves também são grandes protetoras, e exatamente por isso que não dividem seu território de caça com nenhuma outra, além do seu cônjuge. Desse modo as águias vivem afastadas umas das outras, pois necessitam de muito terreno para caçar.

O também interessante na vida da águia, se refere à maternidade. Sendo ela protetora não se afasta nem quando tem que caçar, conseguindo da conta de avistar a caça, buscá-la e ainda proteger seus filhotes dos perigos da floresta que possam vir a ameaçá-la.

Ironicamente o filhote da águia não é tão corajoso quando já se encontra na idade adulta, para que o filhote aprenda a voar, é necessário um pouco de paciência da mãe águia, até porque é preciso considerar que a altura do ninho em que a mãe águia instalou deve ser no mínimo aterrorizante, é sempre no ponto mais alto do penhasco, onde tudo em volta é abismo.

Quando o filhote de águia está aparentemente preparado para voar, a mãe o posiciona em um local estratégico e o induz. Esse por sua vez salta, tenta se equilibrar e até arrisca tortos e pequenos vôos, mas ainda precisa deixar o medo de lado e praticar um pouco mais para voar como uma águia.

A mãe por sua vez está sempre atenta a todos os movimentos do filhote e quando esse apresentar um desequilíbrio incomum, apresentar cair em vôo, ou qualquer outro risco, a mãe rapidamente o resgata e traz de volta ao ninho.

Essa cena se repete por diversas vezes e também com os outros filhotes até que em um dia imprevisível a pequena águia perde o medo que o segurava embaixo das asas da mãe e alça seu primeiro vôo!

As primeiras caças dos filhotes também são acompanhadas da mãe, até que um dia os filhotes estão prontos para enfrentar a vida, e viver os primeiros 40 anos de glória, depois os dias de isolamento, os anos de renovação e assim o ciclo segue.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *