Como Entender Os Latidos Do Cachorro

Todos que têm um cachorrinho de estimação bem sabem que eles são como verdadeiras crianças, e como tal, muitas vezes, não se consegue perceber o que dizem. Cada cão tem um jeito próprio de se comunicar, por isso, os donos ficam confusos quanto aos latidos do animal.

Os cães, como os demais animais, não podem se expressar verbalmente, e a maneira que conseguem dizer alguma coisa é através do latido. Mas, muitas vezes, o que acontece é que os donos ficam nervosos e bravos por verem seus companheiros latir sem parar, principalmente durante o período noturno.

Por isso, é importante saber entender os latidos do seu cão e principalmente saber o que fazer para evitar que a vizinhança toda comece a reclamar do barulho.

O Que Seu Cão Quer Dizer

Latidos de madrugada: Alguns cachorros têm mania de latir durante a madrugada, e fazem isso porque esse período é o mais silencioso do dia, desta forma, eles ficam mais atentos a pequenos barulhos. Além disso, bem sabem que este é o momento em que a família toda está dormindo, logo, se sentem responsáveis pela segurança da casa.

A melhor maneira de agir durante esta situação é se levantar, mesmo que isso seja um pouco chato, e dar uma bronca no cãozinho. Levantar e ir bajulá-lo só vai ajudar a piorar a situação.

Chora sozinho sem motivo: Já quando seu cachorro chora ao ficar sozinho é um grande sinal de ansiedade, provocada pela separação do dono. Isso causa muita angústia no animal e ele não sabe ainda como lidar com o sentimento. A melhor maneira de agir nesse caso é tentar separar um pouco a relação, pois existem alguns cães que se comportam como sombra, de seus donos, o acompanhando onde quer que eles estejam.

Então, passe a utilizar o comando “fica”, e elogiando a obediência do animal sempre que ele se comportar através do oferecimento de petiscos. Use essa técnica até que ele aprenda totalmente, se você estiver em seu quarto e for para a cozinha, por exemplo, diga para ele ficar. Deste modo ele vai passar a ficar mais distante de você e não sentirá tanta falta quando você precisar sair.

Além disso, quando deixar seu animal sozinho, deixe sempre os brinquedos a mão ou qualquer outra coisa que possua seu cheiro. Outra dica bastante eficiente é deixar a TV ou o rádio ligado, claro que somente se o tempo que você for ficar fora de casa for curto.

Essas são algumas dicas importantes para entender seu cão e ainda fazer com que sejam evitadas reclamações de vizinhos por conta dos inúmeros latidos.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=zj0ohEHcOSA[/youtube]

Dicas Importantes Para Decifrar o Latido De Seu Cachorro Em Determinadas Situações

Uiva à noite – Por que seu cão faz isso: Os cachorros herdaram esse comportamento instintivo de seus parentes próximos, os lobos, pois são eles que uivam para reunir o grupo. Por isso, se o seu cachorro uiva muito, pode ser sinal de tédio ou mesmo de sentimento de solidão.

Como agir: Proporcione mais interação e atividades com ele, faça-o se sentir o mais em casa possível e próximo das pessoas mais queridas. Isso quase resolve o problema.

O que evitar: Não o deixe preso num mesmo lugar, nem por muito tempo.

Rosna Para a Porta Ou Para Campainha

Por que ele faz isso: Este é um comportamento típico de raças que possuem alerta, especialmente o poodle e o fox paulistinha.

Como agir: É preciso treiná-lo de modo eficiente. Então, peça a alguém que toque a campainha e fique ao lado de seu cachorro, se ele não latir, dê a ele um prêmio, como um petisco. No entanto, se ele latir, diga um não, e em tom de bronca.

O que evitar: Deixar para treiná-lo apenas às vezes ou somente quando vierem visitas, não reforçará o comportamento positivo.

Late a Todo o Momento Para Chamar Atenção

Por que ele faz isso: Ele é inteligente e já aprendeu que sempre quando late ganha colo, carinho, petiscos ou atenção.

Como agir: Nunca satisfaça logo a vontade de seu cachorro durante os latidos. Espere que ele se acalme e só depois o atenda. Se ele estiver esgoelando para ganhar petisco, primeiro diga senta e somente depois dê o prêmio, quando ele parar de latir e acalmar. Outro exemplo é: a bolinha dele foi parar debaixo do sofá e ele não para de latir? Deixe-a lá até que ele pare.

O que evitar: Se você ceder, somente reforçará o comportamento errado. Então, tenha paciência e aguente firme.

Outras formas de ajudar seu cão estão relacionadas a seu próprio comportamento, já que ele, em muitos casos, reflete o que você faz ou sente. Então, caso você se mostre inseguro quando está sozinho e passa esta insegurança para seu animal, quando ele ficar a sós sentirá o mesmo.

Por isso, antes de tomar qualquer atitude, verifique em você mesmo o que pode estar acontecendo de errado, se há alguma mudança de ambiente, se estão havendo muitas brigas e desavenças. Tudo isto pode influenciar negativamente no comportamento de seu cão.

Caso todas as nossas dicas não funcionem da maneira esperada, busque alternativas em exercícios físicos, leve seu cão para passear e tirar o estresse. Acalme-o com músicas próprias para essa finalidade.

Se apesar de todas as tentativas ele não mudar o comportamento e continuar latindo para qualquer coisa, pessoa ou barulho leve-o ao veterinário e pesquise sobre a possibilidade de fazer terapias com florais, que permitem trazer uma calma interior maior ao cão, proporcionando tranquilidade. E, antes de ralhar com ele, verifique se de fato ele não tem mesmo motivos para latir, às vezes pode estar com dor e até chamando verdadeiramente a atenção para algo estranho no quintal, como um rato, um gato e até um perigo maior como um ladrão ou uma pessoa mal intencionada.

Cães são acima de tudo, para quem os tem, membros da família, por isso, merecem atenção, respeito e carinho. Não adianta bater, maltratar, o amor é a melhor saída para acabar com os conflitos e problemas.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=diRkWA7k4Fg[/youtube]

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *